quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CALHAUS ROLADOS E ELEIÇÕES

À semelhança da expressão popular «que tem o cu a ver com as calças?», pode perguntar-se «o que tem um calhau a ver com as eleições?».

Quem não sabe que fique a saber (eu também não sabia e agora já sei) que o termo grego antigo, “psephós”, significa calhau rolado ou seixo.

Como geólogo e estudioso no domínio da sedimentologia aprendi que, literalmente, PSEFOLOGIA é o estudo dos ditos calhaus.

Mas também fiquei a saber que, actualmente, esta palavra, introduzida em 1952, pelo historiador britânico Ronald Buchanan McCallum (1898-1973), para descrever "a análise científica das eleições passadas", designa o ramo da ciência política que estuda as amostragens pré-eleitorais e as respectivas previsões.

Numa dada altura da Guerra de Tróia, os chefes gregos tiveram de escolher entre as exigências de Ajax e Odisseu. Após a morte de Aquiles, o maior e o mais belo guerreiro da “Ilíada”, de Homero, estes outros dois heróis da mitologia grega disputaram a sua armadura. Diz a lenda que a votação elegeu Odisseu. 

Os avanços da tecnologia deram nascimento ao PSEFÓGRAFO, o aparelho concebido para contar votos em assembleias eleitorais. 
Uma das imagens mostra a votação com “psephoi” (seixos), num detalhe da mitologia grega (alusivo ao suicídio de Ajax), pintado numa taça de vinho, do século V a.C. Esta figura oferece uma das primeiras representações do acto de votar com seixos, em democracia, na Grécia antiga. A outra mostra um moderno aparato para votar por via electrónica.
A. Galopim de Carvalho

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...