quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Três anos do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho


No passado dia 24 de Novembro, data de aniversário de Rómulo de Carvalho, o centro Ciência Viva com o seu nome, em Coimbra, fez três anos. Eis a reportagem da jornalista Sabrina Fernandes, que saiu na Newsletter da Universidade de Coimbra. Aqui está o mini-filme de aniversário da autoria de Sofia Barata, da Fábrica Ciência Viva de Aveiro:

O Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho “é para si, meu amigo
"O dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, é o dia do aniversário de Rómulo de Carvalho e por consequência o dia do Centro de Ciência Viva com o nome do cientista, poeta, pedagogo, fotógrafo e historiador das ciências. Durante a sessão em que se comemorou o terceiro aniversário do Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho (CCVRC), Carlos Fiolhais, físico, docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, afirmou que “não há melhor forma de comemorar [Rómulo de Carvalho] o patrono da cultura científica do que com uma peça de teatro infantil, mas para todas as idades, acompanhado do lançamento de um livro de uma das suas discípulas”.

A discípula a quem Carlos Fiolhais se referiu é Regina Gouveia, que o investigador e anfitrião da cerimónia apelidou de “nossa atual Rómulo de Carvalho”, uma vez que “conjuga a capacidade de ensino da físico-química com uma enorme sensibilidade poética” e que “tem poesia para adultos e mais recentemente livros de poesia para os pequenitos”, procurando assim cativar “os mais pequenos para a ciência”. A obra em questão é “Breve História da Química”, com ilustrações do filho da autora, Nuno Gouveia, e que na sessão foi representada pela companhia de teatro “Três Pancadas”.

Após a representação da obra de Regina Gouveia, que em 2005 venceu o Prémio Rómulo de Carvalho, onde pequenos e grandes assistiram a uma breve passagem pela história da química, ilustrada através de temas como o fogo, a alquimia, com “entedevistas” (sic) aos “pais” da Tabela Periódica, da Radioatividade, da Teoria Atómica, da Química Orgânica, entre outros.

No entanto, não só da “Breve história da Química” se falou, no fim de tarde do dia 24 de novembro, também se falou de Darwin, com a apresentação da obra “Darwin aos tiros e Outras Histórias da Ciência”. A original apresentação do livro escrito a quatro mãos, por Carlos Fiolhais e David Marçal, esteve a cargo do último. Durante a sua apresentação, David Marçal contou ao público “várias histórias de ciência e dos vários cientistas”.

A cerimónia terminou com a realização de um magusto, em que participantes e público se misturaram num momento de homenagem ao homem e ao poeta que inspirou este Centro (CCVRC) e outros projetos e que um dia escreveu no seu livro «Física para o Povo» “Este livro é para si, meu amigo”.
Sandrina Fernandes

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...