sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

TOP FIVE DE LIVROS DE CIÊNCIA DE 2011


Pediram-me um Top 5 de livros de ciência de 2011, podendo ser nacionais ou estrangeiros. Divulgo-a já aqui, pois nesta quadra é quando se compram mais livros (a ordem é a alfabética do título, sem os artigos definidos). Não foi fácil, mas escolhi 3 livros de autores nacionais e 2 de autores estrangeiros:

1- The Beginning of Infinity, David Deutsch (Penguin)

Um físico profundamente interessado pela filosofia faz uma grande síntese de questões actuais da física e da cosmologia. Uma visão optimista num mundo em crise, um iluminismo moderno que merece ser conhecido. Existe afinal progresso e a razão para ele é que conseguimos obter boas explicações para o mundo.

2- Casamentos e Outros Desencontros, de Jorge Buescu (Gradiva)

Continuação da colecção de crónicas escritas originalmente para engenheiros de um físico que se tornou matemático e um extraordinário divulgador da ciência. Alguns problemas da matemática contemporânea ficam, pela magia da escrita, ao alcance de toda a gente. A colecção Ciência Aberta vai bem e recomenda-se.

3- O Grande Inquisidor, de João Magueijo (Gradiva),

O físico João Magueijo, fascinado pela personagem de Ettore Majorana, resolveu ir no encalço do enigma de um génio com vida efémera. Uma obra muito actual agora que o mistério dos "neutrinos superluminais" desperta o interesse pelo neutrino de Majorana.

4- Haja Luz!, de Jorge Calado (IST Press)

Uma história cultural da química, ricamente ilustrada, no Ano Internacional dela, pela pena de um grande erudito, que está tão à vontade nas ciências (Termodinâmica, Química-física, etc.) como nas artes (Ópera, Fotografia, etc.)

5- The Swerve, Stephen Greenblatt (Norton)

Um historiador conta como o poema De Rerum Natura do poeta latino Tito Lucrécio Caro foi descoberto no alvor do Renascimento. O poema, que deu o título a um blogue nacional sobre ciência e cultura, contém toda uma moderna cosmovisão científica que vai do turbilhão dos átomos à perpectiva evolucionista da vida.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...