sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O FIM DO MUNDO NÃO ESTÁ PRÓXIMO


Minha crónica saída hoje no "Sol":

Não, não. Apesar de todo o barulho na Internet sobre um hipotético fim do mundo que se se avizinha, a verdade é que nada, repito nada, sustenta esse tipo de especulações. Por muito que os modernos profetas da desgraça se afadiguem a propagar as suas mensagens nos seus computadores, não existe nenhuma base científica para alimentar qualquer receio.

Alguns desses modernos profetas prevêem para 21 de Dezembro de 2012 esse tal fim do mundo com base em calendários maias. Em primeiro lugar, trata-se de uma interpretação mais do que discutível de documentos antigos sobre a contagem do tempo. Em segundo lugar, e mais importante, os antigos maias não dispunham da capacidade de fazer previsões sobre catástrofes astronómicas a essa distância. E o mesmo acontece com outras civilizações antigas, como por exemplo a dos indianos.

Há quem relacione o fim do mundo com um embate com a Terra de um planeta, de nome Nibiru, mencionado na antiga tradição babilónica. Mas isso é pseudo-astronomia. Os astrónomos sabem – e têm-no dito – que não há nenhum Nibiru que ameace o nosso planeta. Claro que há pequenos asteróides que, por vezes, passam relativamente perto do nosso planeta. Mas a probabilidade de haver um que seja fatal para nós é muitíssimo pequena. E ninguém fez, com base em observações e cálculos, uma previsão de um evento desse tipo para o ano de 2012.

Por outro lado, há quem fale de um ciclo solar violento com consequências danosas para a Terra. Ora o máximo de manchas solares no actual ciclo solar (cujo período é de onze anos) está previsto para 2013, estando também previsto que não será tão intenso como no ciclo anterior. As consequências para nós não serão significativas: ciclos solares sempre existiram e sempre existirão (enquanto o Sol estiver activo, o que significa nos próximos cinco mil milhões de anos).

Há ainda quem fale de inversão dos pólos magnéticos terrestres, um fenómeno que aconteceu irregularmente na nossa história geológica e para o qual não há nenhuma possibilidade de previsão. E há quem fale, relacionado ou não com a inversão do eixo magnético, na eclosão de grandes sismos, um fenómeno que também não conseguimos prever no estado actual da ciência geofísica.

O movimento, que não é novo, da “Nova Era” emite todo o tipo de informações falsas, atribuindo-lhes fundamento científico, na esperança de enganar os mais incautos. Talvez este momento, de crise económica no mundo ocidental, seja psicologicamente propício para que um grande número de pessoas se deixe levar por superstições. Se as ciências físicas não prevêem o fim do mundo, talvez as ciências psicológicas consigam explicar os medos do fim do mundo.

8 comentários:

Anónimo disse...

O mundo não acabará em 2012, mas vai haver grandes mudanças e maior delas vai ser a da MENTALIDADE humana. O ser humano é demasiado pequeno para compreender todos os fenómenos à sua volta. É demasiado RACIONALISTA e subestima as outras formas de vida. O povo Maia já dizia naquela época que devíamos viver em Harmonia com a Natureza. E o que é que se fala hoje em dia? Sustentabilidade. Pois é, o homem moderno tem muito que aprender é demasiado primitivo no seu raciocínio egocêntrico.
Bem só resta esperar para ver o que vai acontecer...mas as nossas sociedades vão mudar para sempre..

maria disse...

tonterias. mas os mayas não profetizaram o fim do mundo . como diz o anónimo , profetizaram o fim de uma civilização. e como morreram já tantas , não me custa nada acreditar :)) aliás , tudo indica , pelo movimento 99% dos USA e outros do género que alguma coisa está para acontecer ao "ouro e prata" falsos e alavancados.

Cláudia S. Tomazi disse...

Tua imensidão canta a que te espantes
deserto é calma doce mistério n’alma
jaz tremer sob carne o ser, oh loucura
lá a realidade é tão pura, não lamentes

Vossa sorte do sem fim é vez regresso
caço maldades a não sê-la só primeira
príncipe no ataúde e verde teu gigante
revirando-te nervos, revirara o avesso

Quisera pranto a temor quanto enfado
provai e vede é ternura vosso Miguel
esta saudade ais distantes tem frescor

No vermelho espanto é manto cantado
qual sarraceno caminhante sob o mel
arrebatando quem soltara Adamastor.

Anónimo disse...

Não vou discutir profecias, mas olhe que o seu texto é muito pouco elucidativo de coisa alguma. A profecia tem de maravilhoso o facto de não poder ser comprovada cientificamente. Escrever um texto criticando a profecia porque não comprovável é um trabalho inglório.
Não se podem prever, cientificamente, os sismos. Mas nada impede que alguém, por artes do demónio ou de um santo, ou de um conhecimento oculto à ciência, o profetize. E ele aconteça. Os animais dizem que o fazem...(aos sismos)
xico

José Batista da Ascenção disse...

Pssst. Pssst.

Olhem, se o fim do mundo se aproximar pedimos ajuda à troika.

Que ela... antecipa-o.

E depois, pronto. Se não houver mundo, não há (mais) problemas.

A sério. Sabem, conta-se na minha aldeia que certo dia, em certo tempo, um pastor andava aflito porque, de noite, as pulgas o apoquentavam muito.
Vai daí, teve uma ideia: lançou fogo ao palheiro, afastou-se umas largas dezenas de metros e pôs-se a contemplar as chamas.
Com o fogo crepitar, supôs as pulgas a estoirar recozidas, comentando judiciosamente: - paciência palheiro, as pulgas vão arder!
Segundo a historia, viu quem lá estava.
Eu conto apenas o que me contaram.

Cláudia S. Tomazi disse...

Esta imagem é tesouro maia. Apenas recordando que o ouro de Montezuma, tesouro asteca pelo espanhol Cortez, confiscado, fora ter fins aos franceses.

Anónimo disse...

Diz-se que os maias previram
quando o mundo ia acabar,
mas incapazes seriam
de o seu próprio adivinhar!

JCN

Anónimo disse...

Corrijo a gralha "seriam" por "se viram". JCN

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...