quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
A HISTÓRIA DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE FÍSICA
O físico Eduardo Martinho, um dos principais impulsionadores e fundadores, há 36 anos, da Sociedade Portuguesa de Física, escreveu nos seu blogue uma história do processo de fundação daquela sociedade. Estava-se no tempo que tem sido chamado PREC, mas o processo de criação da SPF é, anda que pouco, anterior ao 25 de Abril de 1974. Eu era estudante de Física na altura em Coimbra e, apesar de a primeira assembleia geral ter sido em Coimbra, não me lembro. Lembro-me sim de ter participado na Fundação Gulbenkian, em 1978 - era eu finalista (devo estar na foto de cima, mas não sei onde)- na 1.ª Conferência Nacional de Física.
Sobre a história da SPF, que continua a editar a Gazeta de Física que tive a honra de dirigir durante alguns anos,, vale a pena ler o resumo que consta da respectiva página Web:
"Em 28 de Dezembro de 1911 funda-se, no Porto, uma sociedade científica denominada, Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Esta iniciativa, intimamente relacionada com a publicação da Revista de Química Pura e Aplicada foi levada a cabo por um pequeno grupo de cientistas portugueses, o mais ilustre dos quais terá sido Ferreira da Silva que foi, também, o primeiro presidente da Sociedade.
Devido à crescente importância da Física, em 1926 a SPQ passa a designar-se Sociedade Portuguesa de Química e Física, situação que durou até Fevereiro de 1974 quando esta sociedade se dividiu na Sociedade Portuguesa de Química e na Sociedade Portuguesa de Física.
Em Outubro de 1946 tem início a publicação da Gazeta de Física, como uma revista de divulgação da Física destinada aos Físicos e aos professores de Física. Apesar dos esforços dos seus Directores nem sempre foi fácil garantir a regularidade da sua publicação. Finalmente, após a formação da SPF, a Gazeta foi integrada na sociedade, constituindo-se como o seu órgão oficial. Os volumes mais antigos podem ser consultados aqui, onde estão também disponíveis os índices de todos os números.
Uma outra revista, denominada Portugaliae Physica, dedicada à publicação em inglês ou francês de trabalhos originais de índole teórica, experimental ou aplicada, foi fundada em 1943 e integrada em 1979 na SPF. Desta revista foram publicados 16 volumes de 4 fascículos até à sua integração, em 1999, no European Physical Journal. Anteriormente, em 1987 a SPF já tinha participado, em colaboração com a EPS e com outras sociedades de Física, na constituição da sociedade editora do Europhysics Letters.
Em Lisboa, a 23 e 24 de Fevereiro de 1978, teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian a primeira reunião geral da SPF. Estas reuniões tem continuado a ser realizadas cada dois anos. A primeira reunião internacional, com o patrocínio da EPS, teve também lugar em Lisboa em 1981. Tratou-se da reunião da Divisão de Física de Partículas e Altas Energias. "
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SE NÃO HÁ PROFESSORES, ENTÃO, ACABE-SE COM OS PROFESSORES!
Com frequência, tomo conhecimento de iniciativas, de projectos, de empreendimentos declarados disruptivos e inovadores destinados a apoiar, ...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário