terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O INÍCIO DO INFINITO


Traduzo a introdução de um dos melhores livros do ano: "The Beginning of Infinity. Explanations that Transform the World", do físico israelita David Deutsch (Allen Lane, 2011):

"Progresso ao mesmo tempo suficientemente rápido para ser notado e suficientemente estável para continuar ao longo de muitas gerações só foi alcançado uma vez na história da nossa espécie. Começou aproximadamente no tempo da Revolução Científica e ainda está em curso. Tem incluído melhorias não apenas na compreensão científica, mas também na tecnologia, nas instituições políticas, nos valores morais, na arte, e em todos os aspectos do bem-estar humano.

Desde que há progresso têm-se pronunciado alguns pensadores influentes negando que ele fosse genuíno, ou que ele fosse desejável, ou mesmo que o conceito fizesse sentido. Deviam ter sido mais sábios. Há, de facto, uma diferença objectiva entre uma explicação falsa e uma explicação verdadeira, entre um falhanço crónico para resolver um problema e a sua resolução, e também entre o errado e o certo, o feio e o belo, o sofrimento e o seu alívio - e, portanto, entre a estagnação e o progresso no seu sentido pleno.

Neste livro argumento que todo o progresso, tanto teórico como prático, resultou de uma única actividade humana: a busca daquilo que chamo boas explicações. Embora esta busca seja unicamente humana, a sua efectividade é um facto fundamental que diz respeito à realidade ao nível cósmico mais impessoal - designadamente pelo facto de se conformar com leis universais da Natureza que constituem verdadeiramente boas explicações. Esta relação simples entre o cósmico e o humano sugere-nos um papel central dos seres humanos no esquema cósmico das coisas.

Será que o progresso vai terminar - devido a uma catástrofe ou a algum tipo de completude - ou será que não ele tem limites? A resposta é esta última possibilidade. Tal inexistência de limites é o "infinito" que aparece no título do livro. Explicar o título e as condições sob as quais o progresso pode ou não ocorrer conduz-nos a uma viagem através de virtualmente todos os campos da ciência e da filosofia. Em cada um destes campos aprendemos que, embora o progresso não tenha necessariamente um fim, ele tem necessariamente um início, ou um acontecimento que o desencadeia, ou uma condição necessária para levantar voo e acelerar. Cada um destes inícios é o "início do infinito" visto na perspectiva desse campo específico. Mas todos eles são facetas de um atributo único da realidade, aquilo que eu chamo o início do infinito."

David Deutsch

1 comentário:

zenaide disse...

páginas destas fazem o meu espirito elevar-se!Sem mais comentários!Um Bom Natal !Ein sehr freues Xmas!

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...