quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A História, as Lendas e os Livros


A nossa História, os seus protagonistas mais ou menos conhecidos, os nossos gestos mais ou menos nobres, mais ou menos heróicos, mais ou menos importantes, têm tido ultimamente uma atenção mais cuidadosa e persistente por parte das nossas editoras. Entre as lendas e o registo académico "puro e duro", a diversidade tem sido cada vez maior, mais apelativa e com aceitação crescente por parte dos leitores. São raios de sol numa atmosfera cultural frequentada por muitas nuvens, algo a louvar e a enaltecer num mercado cuja nivelação pelos patamares mais elevados é sempre complicado.

A QuidNovi prepara-se para apresentar (mas já disponível nas livrarias) o primeiro volume de História dos Reis de Portugal, uma obra coordenada pela Professora Maria Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História. Aliás, esta Academia é a parceira científica e literária da QuidNovi nesta aventura. O lançamento será amanhã, dia 3 de Dezembro, às 18:30h, na livraria Bertrand Chiado, Lisboa.

Ainda pela QuidNovi, mas num registo diferente, a História dá lugar ao Mito com a publicação de Lendas do Porto, escrito por Joel Cleto, arqueólogo e apresentador de programas de História do Porto Canal. Um dos pontos interessantes desta obra reside no facto de não se tratar de uma simples compilação de lendas do Grande Porto; Joel Cleto vai mais longe e tenta separar o mito da realidade, o que é inventado pelos povos e aquilo que foi verificado como verídico. Tem também um excelente trabalho fotográfico, obra de Sérgio Jacques. O lançamento está marcado para este sábado, 4 de Dezembro, às 17:30h, no belíssimo Palácio da Bolsa do Porto.

Ficam aqui os convites para saborear um pouco mais daquilo que também somos feitos: Histórias e Mitos!

2 comentários:

Anónimo disse...

da historia ao mito vai um breve espaço,
um salto de criança, porventura,
atrás de alguma borboleta, um passo
que lhe as portas da literatura!

JCN

Anónimo disse...

Corrijo o último verso, que saiu truncado:

que lhe abre as portas da literatura!

JCN

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...