terça-feira, 7 de abril de 2009

Cientistas ao Palco


De David Marçal recebemos este apelo aos cientistas para participação na "Noite dos Investigadores", que talvez possa contrariar algumas ideias feitas sobre os cientistas:

Este ano, em Portugal, os cientistas são chamados ao palco para celebrar a «Noite dos Investigadores» de uma forma especial e diferente: através do teatro!

Assim, é com grande entusiasmo que as entidades parceiras da «Noite dos Investigadores 2009» convidam os cientistas a participar nesta ousada experiência, proporcionando através da arte dramática uma diferente visão e forma de expressão de si mesmos e do seu trabalho, e de comunicar com o público. (Ver abaixo convite para workshop)

A Noite dos Investigadores é uma iniciativa europeia que se realiza desde 2005 em várias cidades dos Estados Membros da EU e que pretende aproximar o público da Ciência em geral e dos cientistas em particular. Pretende-se envolver os investigadores na construção de uma nova imagem dos cientistas, mais real e humanizada, descolando-os dos estereótipos da ficção e aproximando-os dos cidadãos. Em 2009, a Noite acontece no dia 25 de Setembro, envolvendo várias cidades europeias. Em Portugal, a Noite celebra-se através do teatro, num projecto que reúne em parceria centros de investigação, uma PME, um museu de ciência e vários grupos de teatro e que ocorre em simultâneo em várias cidades do país.

Na capital, a Noite será celebrada levando os cientistas a múltiplos palcos, por via do teatro-forum, da stand-up comedy e do teatro do movimento – e já que também se celebra Darwin e Galileu, montaremos os palcos entre o verde e sob as estrelas, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.

No Porto, os cientistas estarão no palco e na audiência, envolvidos em diferentes peças desvendando Darwin, Galileo os desafios que os cientistas enfrentam ao longo da sua carreira.

Em Coimbra, a comédia levará o público a Darwin e aos cientistas de hoje. Uma peça de teatro sobre Julio Verne será ainda o ponto de partida para a interacção entre conhecimento científico e sociedade.

Em Faro, a interacção entre cientistas e o público focará a vida e as descobertas de Darwin, através de peças destinadas a crianças e adultos.

Workshop ‘Cientistas ao Palco’

Em Lisboa, começamos já a preparar o grande dia. Serão usadas três abordagens ao teatro e para que todos as conheçam e possam escolher com quais pretendem trabalhar disponibilizamos o Workshop ‘Cientistas ao Palco’, que se realizará nos próximos fins-de-semana de 18-19 e 25-26 de Abril (programa e ficha de inscrição em anexo). O Workshop será o ponto de partida para uma série de ensaios que decorrerão a partir de Maio, e culminarão com os espectáculos do grande dia, 25 de Setembro.

Para mais informações visite este sítio ou envie-nos um e-mail para cientistasaopalco@gmail.com

Investigadores ao Palco FAQ
Questões frequentemente perguntadas com as respostas de David Marçal

Isto é para fazer teatro, é?
É. Mas para não ferir susceptibilidades (para isso preferimos usar provetas partidas e garrafas de hidrogénio 100%) é melhor usar a palavra mais consensual "espectáculos".

De que género?
Ambos os dois. Mas para ver os vários projectos disponíveis, clique aqui/veja em baixo.

Sou um estudante de doutoramento, no segundo ano e dois terços, e começo a achar que isto não vai correr bem. A Noite dos Investigadores é coisa para mim?
Sim, a Noite dos Investigadores foi pensada especialmente para casos como o seu. Como ninguém se consegue preocupar 24 horas por dia, poderá usar os ensaios para fazer um "sleep on it" (Snoopy et al, 1993) para abordar o problema no dia seguinte com outro estado de espírito (em geral não resulta, mas o ensaio é fixe à mesma). No entanto, é importante que anteveja manter um estado de salubridade mental suficiente para conseguir ir aos ensaios SEMPRE.

Sou um líder de grupo e não sei se estas coisas não são só para a miudagem. Mas gostava.
Sim, a Noite dos Investigadores foi pensada especialmente para casos como o seu. É um evento que procura melhorar a imagem dos investigadores (Annals of Mad and Smelly Scientitsts, 1998) junto do público e aumentar a percepção da importância da ciência (FP7, 2008). Em quantos dos seus estagiários de licenciatura é que quer delegar essa tarefa?

Não tenho experiência de teatro, apesar disso posso participar na Noite dos Investigadores?

Sim, a Noite dos Investigadores foi pensada especialmente para casos como o seu.

Tenho experiência de teatro, apesar disso posso participar na Noite dos Investigadores?

Sim, a Noite dos Investigadores foi pensada especialmente para casos como o seu.

Sou estagiário de mestrado bolonhês e gostaria de saber se posso participar como investigador na Noite dos Investigadores?
Não. A Noite dos Investigadores não vale ECTS's ou lá que é isso.

Os ensaios da Noite dos Investigadores são como uma curte, um namoro ou um casamento?

Um casamento a prazo com possibilidade de poligamia. Desde que cumpra as suas obrigações conjugais nos ensaios não fazemos mais perguntas. E a partir de 25 de Setembro cada um segue a sua vida. A não ser que nos apaixonemos todos uns pelos outros, é claro. Mas a Ciência não consegue, neste momento, prever tal resultado [1].

Quando é que é mesmo aquela coisa importante em que eu posso chamar os meus parentes da Suíça para me verem?

25 de Setembro, dia da Noite Europeia dos Investigadores. Repare que neste contexto, Europa não se refere à lua de Júpiter

Quais são as minhas vantagens em participar como investiga-actor na Noite dos Investigadores?

Nenhuma que nos ocorra. No entanto o nosso extremamente bem pago departamento de marketing inventou algumas que passamos a enumerar:
- Aprender técnicas de corpo e voz serve-lhe não apenas para representar no dia do espectáculo, como ainda o pode usar na sua vida e trabalho quotidianos, caso possua alguma destas duas coisas.
- Vai conhecer mulheres bonitas, inteligentes, interessantes e solteiras. Não garantimos que sejam todas a mesma.
- Vai conhecer homens bonitos, inteligentes, interessantes e solteiros. Não garantimos que sejam todos o mesmo.

É verdade que posso participar em três tipos de espectáculos?
Sim, mas apenas um de cada vez. Nomeadamente:
- Teatro-Forum (ver aqui info)
- Stand-up-comedy (ver aqui info)
- Teatro do gesto (ver aqui info)

Isto vai-me fazer esquecer a crise?
Em certa medida, sim. Mesmo que o banco execute a hipoteca da sua casa durante um período em que ficou sem bolsa, pode aprender a entrar na personagem de um investigador aristocrata do século XIX que não só supre todas as suas necessidades pessoais e familiares como financia a sua própria investigação.

É obrigatório participar no workshop para participar na Noite dos Investigadores?

Não, mas é uma oportunidade para avaliar se realmente tem pachorra para aturar isto.

Posso ir ao workshop se não tiver qualquer intenção de participar nos espectáculos?

Pode, desde que não nos diga isso. Mostre-se interessado(a), faça perguntas acerca dos horários dos ensaios, diga "ah" e "hum" ocasionalmente. Vai ver que é fácil enganar-nos, nós nem sempre somos muito espertos.

Eu tenho uma pergunta que não está aqui, como é que eu posso fazer?
Pode fazer a pergunta. Endereçando uma carta do Provedor do Telespectador ou enviando um email para xxxx@gmail.com

NOTA
[1] Segundo a experiência do Tenente-Coronel Barradas, com base nas estatísticas de operações nos teatros da Bósnia e do Kosovo, é de prever uma média de dois casamentos e meio numa missão desta envergadura.

2 comentários:

platero disse...

maravilha, Professor

a sua capacidade de fazer HUMOR deve ser idêntica à de cativar alunos para o mundo
(julgo que também por vezes divertido)da CIÊNCIA.
não sou cientista mas conheci especimes que me marcaram pela sua seriedade bem-disposta.
Nem ao microscópio consigo imaginar um investigador mal-humorado.
Reitero as minhas felicitações, ao mesmo tempo que lhe desejo coragem para aguentar pressões
de quem não consegue dissociar seriedade de sisudez

aí vai um bom abraço

Helena Ribeiro disse...

Estou fascinada com esse humor cheio de inquestionáveis boas intenções, ri-me com muito prazer.

Além de que "A Noite dos Investigadores" é um projecto a não perder. Lá estarei, no dia 25 de Setembro, na Gulbenkian.
Entretanto, desejo-lhes um bom trabalho (bom vai ser de certeza!).

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...