quarta-feira, 22 de abril de 2009

ESTRELAS DE PAPEL


Informação recebida da Biblioteca Nacional:

De 29 de Abril a 31 de Julho

TESOUROS DA ASTRONOMIA NA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL

São os melhores de todos os tempos e estão reunidos na Biblioteca Nacional de Portugal. De manuscritos de Alcobaça a códices árabes, de Ptolomeu ao avô de D. Dinis, as maiores estrelas da Astronomia são cabeças-de-cartaz de uma exposição inédita sobre as obras que redesenharam o Universo

Era uma vez o homem que pôs a Terra no centro do Universo e o homem que a expulsou. E era uma vez o avô castelhano de D. Dinis, que posicionou os planetas. De Ptolomeu a Copérnico, de Afonso X a Newton, os nomes maiores da Astronomia dão o mote a uma mostra rara sobre as obras que desenharam e redesenharam o Universo. A exposição "Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos séculos XIV a XVIII" vai estar em exibição de 29 de Abril a 31 de Julho na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa. A entrada é livre.

Pela primeira vez, a BNP reúne um conjunto fundamental das obras mais emblemáticas da história da Astronomia. Integrada nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), a exposição "Estrelas de Papel" é uma oportunidade rara para conhecer a evolução da mais antiga das ciências exactas e perceber o o fascínio que despertou em todos os povos e culturas.

Enriquecida com instrumentos astronómicos de época, a exibição divide-se em quatro núcleos. No primeiro, dedicado aos "Antecedentes da Revolução Astronómica", as estrelas de papel são obras de Ptolomeu (o cientista grego que pôs a Terra no centro do Universo), Sacro Bosco (o defensor da forma esférica do nosso planeta), Afonso X (o avô de D. Dinis, que reuniu a sabedoria árabe para construir tabelas com as posições dos planetas), Regiomontano (astrónomo quinhentista que acreditava que a Terra não se movia) e Pedro Apiano (o desenhador da astronomia ptolomaica), entre outros. Estes primeiros nomes maiores da Astronomia chegam à BNP através de manuscritos de Alcobaça, códices árabes, incunábulos e edições do século XVI.

O segundo núcleo dá lugar aos cientistas que revolucionaram a Astronomia. De "A Revolução Astronómica" constam edições raras de autores célebres como Copérnico (o autor da teoria que retirou a Terra do centro do Universo), Tycho Brahe (o dinamarquês que esteve na origem de algumas das mais importantes descobertas da Astronomia) e Galileu (cujas observações foram determinantes para a confirmação de que os planetas giram à volta do Sol). Neste módulo, é ainda possível observar obras de Kepler (o autor das leis do movimento dos planetas), Riccioli (um dos maiores estudiosos da Lua), Hevelius (considerado o fundador da topografia lunar) e Newton (o descobridor da lei da gravitação universal, que explica a atracção entre os corpos).

A exposição "Estrelas de Papel" reúne ainda os exemplos mais significativos da evolução da representação do Universo, num núcleo dedicado aos Atlas Celestes desenhados desde o século XV.

A Astronomia portuguesa tem também lugar cativo na exposição integrada nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia 2009. Do núcleo "Astronomia em Portugal" constam impressos e manuscritos de autores portugueses como Pedro Nunes (um dos maiores vultos da Ciência, que aperfeiçoou o sistema de Ptolomeu), mas também Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga e Monteiro da Rocha, assim como edições portuguesas de autores estrangeiros.

O Ano Internacional de Astronomia é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, do Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS) e decorre durante 2009 no país todo.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...