segunda-feira, 13 de abril de 2009

KNOWING



"Knowing", um misto de filme de ficção científica e filme de terror, que é actualmente o número um nas bilheteiras dos Estados Unidos e do Reino Unido, conta a história de um professor de astrofísica do MIT (Nicholas Cage), pai de um filho pequeno, que se confronta com forças ocultas e seres extraterrestres. Na acção - há mesmo muita acção - começa por surgir uma lista de números escritos por uma pequena vidente, 50 anos atrás, que prenuncia um rol de desgraças, algumas das quais se vão concretizando perante a impotência do astrofísico. O fim é mesmo o apocalipse na Terra, devido a uma catástrofe climática global de origem solar, salvando-se apenas... (adivinhem quem, não vou contar o fim). Um filme que é um sinal destes tempos pesados após o 11 de Setembro. Melhores dias virão. E melhores filmes, espero, também.

9 comentários:

Aqualung disse...

As minhas desculpas pelos possíveis spoilers, mas, ter um adão e uma eva (bem, pelo número de naves e pedras era mais que um casal) a correr de forma tão decisiva em direcção à árvore do conhecimento (não posso arriscar mas aquilo parecia um carvalho) é um bom final.

E já agora, nenhuma macieira é referida no "good book".

Anónimo disse...

FORÇAS OCULTAS, VIDENTES E EXTRA-TERRESTRES...

Nada mau, para quem passa o tempo a satirizar as charlatanices, para logo lançar ataques (sempre mal sucedidos) ao criacionismo.

Antes de satirizar a astrologia (também repudiada pela Bíblia por assentar numa visão naturalista do mundo) devia examinar a relação entre alguns conhecidos evolucionistas e os astros.

Tudo visto, observa-se que não andam longe da astrologia que tanto criticam.

Francis Crick descobriu a estrutura do DNA (juntamente com James Watson), tendo deparado com informação codificada diante dos seus olhos, cuja origem só pode ser inteligente.

Mas como Fancis Crick era um naturalista, não estava preparado para aceitar que Deus é a origem da informação codificada no DNA.

Daí que tenha derivado para caminhos tortuosos e absurdos.


No seu livro Life Itself: Its Origin and Nature (New York: Simon and Schuster, 1981), Francis Crick sustentou a teoria da panspermia, segundo a qual os extraterrestres vieram de nave espacial semear a vida no planeta Terra.

Para ele, a probabilidade de a vida surgir por acaso era zero.

Mas ele também não cria admitir que Deus fosse o Criador da vida.

Daí a sua fuga para o espaço.

É assim que se compreende que ele tenha dito, e passamos a citar, ‘that life on earth may have begun when aliens from another planet sent a rocket ship containing spores to seed the earth.’

É evidente que ele via muitos filmes de ficção científica a ponto de confundir a ficção com a realidade.

Também é claro que Francis Crick não explicou de onde vieram esses aliens. Empurrou o problema para os confins do espaço e do tempo.

No entanto, a sua teoria alienígena é considerada por muitos como científica, quanto mais não seja por ter sido proposta por um evolucionista (ainda que um evolucionista suficientemente realista para saber que a vida não surge por acaso).

Curiosamente, há poucas semanas atrás Richard Dawkins também veio admitir que a vida poderia ter sido introduzida na Terra por extraterrestres!!

Quanto a Carl Sagan, basta ler os seus livros Contact e The Cosmic Connection e tirar daí as devidas conclusões.

De resto, elas são inescapáveis.

No seu livro The Cosmic Connection Carl Sagan especula sobre mensagens enviadas por civilizações extraterrestres mais avançadas, através de mecanismos incrivelmente sofisticados

Também outro que via muitos filmes de ficcção científica.

Eis as suas palavras:

'At this very moment the messages from another civilization may be wafting across space, driven by unimaginably advanced devices, there for us to detect them—if only we knew how. ...

Or perhaps the messages are already here, present in some everyday experience that we have not made the right mental effort to recognize. The power of such an advanced civilization is very great.

Their messages may lie in quite familiar circumstances. ... The message from the stars may be here already. But where?'


A mensagem fundamental já está aqui connosco.

Ela foi deixada na Bíblia e inteiramente corroborada pelo DNA.

Por um lado, Deus afirma que a vida foi criada por Ele, tendo na sua origem inteligência.

Ora, a vida depende de informação codificada. E nunca ninguém viu informação codificada sem uma origem inteligente.

Acreditar que é possível informação codificada sem inteligência é fé cega, destituída de qualquer sustentabilidade empírica.


Um Deus omnipotente e omnisciente criou todos os seres vivos, juntamente com o sistema de armazenamento, transcrição, tradução, execução e cópia da informação necessária à respectiva reprodução de acordo com a sua espécie.

Esse mesmo Deus ressuscitou o seu Filho Jesus Cristo dos mortos, há dois mil anos, em Jerusalém, facto de que surgem amplos, independentes, detalhados e fidedignos testemunhos históricos.

Na verdade, existe mais evidência de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos do que de que existem extra-terrestres ou de que a vida surgiu por acaso há 3,8 mil milhões de anos.

Anónimo disse...

(Vou perguntar anónimo porque tenho vergonha da pergunta , é assim um bocado para o imbecil , uma dúvida palerma : se se pudesse pesar a Terra , o peso dela seria constante? tirando meteoritos e tal que possam cair , o resto da matéria ,em diferentes formas , é sempre mais do mesmo?

Se for mesmo mesmo idiota , desculpe. Destas coisas não pesco nada , apesar de me intrigarem.)

Anónimo disse...

Quanto a essa teoria aí acima de ets , já fui mais contra. Suponho que a virgem maria foi o primeiro caso na Terra de inseminação artificial.
A verdade é que tudo parece mais lógico se pensarmos que uns tantos rebeldes de um lado qualquer foram cá plantados. E os ets , com pena , às tantas , mandaram um emissário a ver se os genes maléficos estavam em remissão. Coitado , foi crucificado.
Mesmo assim , não estou nem aí. A dificuldade em imaginar um universo infinito ocupa-me o tempo todo. Isso , e os gritos de dor que saem do planeta Terra. Um planeta cheio de dor sem necessidade alguma , mas claro ,por outro lado , se é feito de cadaveres e fezes , outra coisa não seria de esperar.

Anónimo disse...

Só quem já leu a Bíblia entendeu o filme e sabe que ela fala tudo sobre isso. Aqueles caras do filme não são ets, são anjos. Na bíblia mesmo fala que apenas os 'escolhidos' (quem aceitou Jesus como seu único senhor e salvador) serão arrebatados quando ouver o apocaplipse. Eles não são os novos Adão e Eva. E no final, eles estavam na Nova Jerusalém, o lugar onde viveremos após o apocalipse. É só pegar uma Bíblia e pesquisar gente, tá tudo lá.

jessica disse...

Jéssica
Esse filme é mais qm ficção científica.
Realmente as pessoas que deveriam entender o filme entenderam. Podem dizer que sou mais uma fanática religiosa,nao me importo, mas esse filme foi mais um dos milhares de avisos de que o fim de tds as coisas está mais proximo do que imaginamos e somente "os eleitos" "e os que ouvirem o chamado"(falas do personagem Caleb)poderam ser salvos do grande caos. Fiquei impressionada com o bom-gosto da produção q
fez o filme para os diversos tipos de publico, e ainda conseguiu passar o conteudo extra as pessoas que puderam assistir o filme e entender oque estava contido "nas entre linhas". Realmente sinto muito pelos céticos e críticos do cristianismo, eu sinceramente espero que possam se despertar a tempo e enxergar mais doq aquilo q os seus olhos podem ver....

ha! e uma pequena correção ao 1º comentário: As crianças não são novos Adão e Eva, mas simbolizam os eleitos puros de coração (como um criança) q iram desfrutar do paraíso, e não estão correndo em direção a arvore do conhecimento, mas sim, á ARVORE DA VIDA. ( Se lessem o "Good Book" nao falariam besteira...) Agora sim, foi um bom final!!

E não se esqueçam! "SÓ JESUS SALVA"!

Anónimo disse...

Em relação a quem pergunta pelo peso da Terra: efectivamente, é possível pensar que o peso da Terra é constante se consideramos como infimas as perdas e ganhos de material sob a forma de gás e rochas/particulas exteriores.

carolus augustus lusitanus disse...

«...efectivamente, é possível pensar que o peso da Terra é constante se consideramos como infimas as perdas e ganhos de material sob a forma de gás e rochas/particulas exteriores.»

Ou «ad absurdum», que pesa 1 grama, se considerarmos máximas as perdas e ganhos de material sob a forma... etc. e tal.

Isto parece-me mais sofística do que, «efetivamente», uma explicação (muito) racional.

Se, se... não baralhem os pequenos, nem as vós próprios.

carolus augustus lusitanus disse...

Jéssica:

Podes explicar (com mais rigor/detalhe) o que significa "SÓ JESUS SALVA" a um budista ou a um taoísta?

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...