quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Os alquimistas das estrelas


Todos nós somos matéria das estrelas. Actualmente pensa-se que apenas os elementos químicos mais leves - hidrogénio, hélio e lítio - foram produzidos no Big Bang. Os outros elementos são produtos de estrelas, que «sintetizam» elementos diferentes em diferentes etapas da sua vida de muitos milhões de anos. Durante a explosão de supernovas, são produzidos os elementos mais pesados. Vários mecanismos, como os ventos estelares e as próprias explosões de supernovas, fazem com que os elementos formados nas estrelas se misturem com o gás interestelar, que eventualmente irá dar origem a novas estrelas e planetas.

Neste vídeo, que integra a série de ciência Origins da PBS Nova, que gostaria imenso alguma das nossas televisões adquirisse, Neil deGrasse Tyson conta-nos a história dos elementos de uma forma que explica por que é actualmente o mais conhecido astrofísico americano.

35 comentários:

Anónimo disse...

Nunca tinha percebido como é que se formavam os elementos mais pesados (ex: cumbo, ouro, etc)!

Em todos os (poucos) livros que li a hsitoria acabava sempre algures na formação do oxigenio no nucleo das estrelas.

Agora já percebi que o resto da malta se forma na supernova!

Fixe

Ciência Ao Natural disse...

Linda, a cozinha estelar!
Sai uma de carbono para mesa 2!
:-)
Adorei as metáforas visuais aqui empregues.

Luís Azevedo Rodrigues

Anónimo disse...

Palmira há alguma coisa publicada por cá e em Portugues do Neil deGrasse Tyson?
Eu li em tempos o cosmos do sagan e gostaria de ler algo semelhantes mas que possa ser uma especie de actualização do mesmo, o que aconselha? Em portugues de preferencia..

Unknown disse...

Armando:

Também gostava de saber se há alguma coisa traduzida do Tyson. Já procurei não encontro nada.

Este vídeo é o máximo! Em vez de telenovelas e outro tele-lixo, porque é que a nossa televisão pública não passa programas destes?

Anónimo disse...

Quando o Jonatas acabar a sesta, de escrever o próximo artigo para o portal evangélico, e disser duas dúzias de mentiras numa recensão a um livro sobre evolução na Amazon.com, tamos feitos, acaba-se a paz.

Sim porque isso de dizer que somos matéria das estrela é capaz de ser complicado para a cabeça dele onde só entra criacionismo.
Se calhar a Palmira encontrou a grande entidade inteligente do dito "design" tão defendido pelo Jonatas (bolas que até o nome é biblico).
Quem havia de dizer que a entidade de suprema intelegência, não era única e se chamava Estrela.

Esta brincadeira apenas porque o douto senhor interviu nos três últimos posts sobre biologia em defesa do seu criador ESTRELA.

JSA disse...

tenho de ir para casa ver isto com som...

Google quero apagar o perfil blogger. disse...

Só duas notas:

1 - A sequência acaba no ferro porque a fusão deste exige energia ao contrário das anteriores que libertam energia.

2 - As Super Novas só se dão em estrelas gigantes (pouquissimas comparadas com as "normais" em termos de massa) daí a extrema raridade dos elementos mais pesados que o ferro em comparação com os mais leves que este.

De qualquer modo não deixa de ser interessante que todas as estrelas "normais" cozinhem os elementos mais abundantes nos organismos vivos que conhecemos.

Interessante também é que não é necessário mais nada que a própria massa do hidrogenio e hélio para começar e continuar tudo isto.


Isto sim é um milagre!

Bruce Lóse disse...

Pal,

Suspeito que tal como eu uma boa parte do seu público não digere com facilidade o discurso “científico” sobre o Grande Estoiro. É certo que prefiro o desbaste entrópico dos serões nacionais pela via da astronomia especulativa do que pela gravidez indesejada de Cinhá (mulher de Rudécio), e nem me importava que um dos canais de TV comprasse a série. Acho é que iria justamente cair no saco dos documentários-maravilha que estão em voga e que as crianças vêem sem fechar a boca: O Poder da Natureza para Trazer Desgraças; As Dez Mordidas Mais Poderosas; O Homem que Para Filmar Tubarões Tem que Ir Para o Meio Deles; A Supernova Que Pariu a Tabela Periódica; etc.
Isto porque tenho tanto respeito pela ciência com o a Palmira, e pela verdade como o Inspector Varatojo.

NOTA aos suspeitos de sempre: alguém que por este motivo me acuse de criacionista leva um par de bananos.

JSA disse...

bruce, isso é bem verdade, mas também é reflexo da evolução da televisão de há uns 20 anos para cá. em pequeno via os documentários (incluindo um que era alemão e sobre o corpo humano e que me fascinava com as suas minicâmaras dentro do corpo). com enorme prazer e muitos outros amigos meus, menos fascinados pela ciência que eu, também gostavam dos mesmos. O problema está em ciência mal feita, mal explicada. especificamente, apresentada por gente que tem o entusiasmo de uma criança na ida ao dentista. os programas do david attenborough, que não fazem grandes concessões, continuam a ser populares.

Anónimo disse...

Brucelose

Criacionista não direi, mas ...

PS. Fico á espera das bananas que é uma fruta que gosot muito. Podem ser vários pares que não me importo ...

Anónimo disse...

A questão da formação das estrelas deve ser examinada criticamente.

Sobre a mesma teceremos por agora alguns comentários breves, por falta de tempo para mais.

Em causa está um modelo naturalista de formação das estrelas essencialmente baseado em conjecturas.

Na verdade, nunca ninguém observou as hipotéticas nuvens de gás primordial que os evolucionistas cósmicos acreditam terem existido no Universo inicial.

A sua existência permanece uma questão de especulação, e não um facto.

Além disso, a formação de estrelas da chamada População III, de acordo com o modelo do Big Bang, está muito dependente de pressuposições assentes na noção de matéria negra, largamente conjecturais.

A existência da População III, contendo as primeiras estrelas, continua por determinar.

Os mecanismos de colapso gravitacional de nebulosas para a formação de estrelas continuam por explicar, porque as nebulosas tendem para a expansão, e não para a contracção.

Todas as conjecturas avançadas são “model dependent”. As mesmas não explicam a origem das estrelas. Apenas tentam avançar com modelos plausíveis para a sua formação naturalista. Até agora, os modelos têm falhado.

A Bíblia diz que Deus, e não processos aleatórios naturalistas, criou as estrelas.

Anónimo disse...

Boa tarde Jonatas

Dormiu bem a sesta ?

Eu não disse que ele aí vinha ...

Unknown disse...

Bolas, burro, ignorante e chato!

E a presunção então é espantosa! Quem lê o Jónatas a refutar toda a ciência actual, a química, físca, astrofísica, biologia, geologia, etc., pergunta-se o que está um "crânio" destes a fazer em Direito :)))

Anónimo disse...

Admiro este Jonatas, prof. de Direito mas acima de tudo especilaista em: biologia, astronomia, geologia, medicina, história, etc, etc
Que granda carola ...
Qualquer dia candidata-se a ser a grande entidade inteligente do seu designio....

Anónimo disse...

o que é certo é que esse jonatanozinho aparece sempre, está mesmo em todo o lado... querem lá ver que afinal o homem(?) afinal é o...

Fernando Dias disse...

Penso que a palavra “alquimistas” utilizada por Palmira não é utilizada por acaso e tem um sentido muito mais profundo.

Muitos dos cientistas que têm sido convocados para explicar, por exemplo, porque é que os nascimentos das pessoas apresentam regularmente uma certa sincronização com a lua, ou o porquê da lei das séries em neurocirurgia na casuística do rebentamento de aneurismas cerebrais, reconhecem que as interrrelações de causalidade na natureza apresentam um grau de complexidade superior ao poder explicativo da ciência actual.

A medicina moderna assenta no método experimental proveniente de ciências mais básicas como a Física, a Química e a Biologia. O método experimental é excelente para calcular a dosagem de um medicamento para curar uma doença, mas é pobre para compreender a natureza das interdependências dos fenómenos.

O cosmos é muito mais profundo do que aquele que o método experimental é capaz de revelar, pelo que reconheço a necessidade de uma cosmologia diferente daquela que a ciência moderna nos tem dado.

Google quero apagar o perfil blogger. disse...

Anónimo:

Bem, a falar de População III... eheheh muito bom (delicioso).

Mas não deixa de ter razão quando afirma que não sabemos (ciência) tudo. Ninguém, nunca, o disse. Essa parte já está gasta. Se não se importa pode passar à frente que vamos assumir nos seus futuros comentários que diz isso.

Mas vamos à formação de estrelas.

O que lhe sugerem estas imagens?
1
2
3


Principalmente a última junto do trapézio (a zona central onde se vê 4 estrelas possantes a soprar carradas de energia e matéria e a "limpar" a área). O que lhe sugerem ser os pontinhos luminosos? E as bolsas de gás que se vêm por toda a imagem umas nada brilhantes, outras um cadito, outras bastante e outras deveras? O que tudo isto lhe sugere quando pensa sobre elas? Sei que não está lá para ver mas a luz veio até si limpíssima. Só tem de começar a pensar. Ajuda (muito) se tiver alguns conhecimentos de física. Mas pode não ter nenhuns que nestes casos as imagens falam por si. O senso comum pode ser usado sem problemas.

Como é que só vemos imagens destas onde existe, nebulosas? Porque não vemos imagens destas onde não existe este tipo de material (hidrogenio, helio e apenas vestigios do resto)?

Mas pode dizer que este é o método que Deus usa para criar estrelas que a mim não me choca nada afinal é o que vejo.

Anónimo disse...

Vou tentar outra vez:
Crentes e Não Crentes estão dispostos a alterar a vossa visão de Deus? Acho que o problema é este, ninguém quer alterar a sua visão de Deus, mas se estiverem dispostos a isso, em vez de se guerrearem, aqui fica um excerto do LIVRO CONVERSAS COM DEUS Vol.3:

Excerto:
Quero falar-te de Quem Realmente Sou, em vez do que dizem que Eu sou nas vossas mitologias.
Quero descrever-te o Meu Ser de forma a que prontamente substituas a mitologia pela cosmologia - a verdadeira cosmologia do Universo, e a sua relação comigo. Dar-te a conhecer a vida, como funciona, e porque funciona assim.
(...) Quando se sabe essas coisas, pode-se decidir o que se quer rejeitar daquilo que a vossa raça criou.
Porque esta terceira parte da nossa conversa, este terceiro livro, é sobre a construção de um novo mundo, a criação de uma nova realidade.

Vivem há demasiado tempo, Meus filhos, numa prisão que vocês próprios criaram. É tempo de se libertarem.

JSA disse...

maria, está a brincar, não está?...

Anónimo disse...

Depois de 1 jonatas temos 1a maria para mais patetadas! Quem se seguirá?
lol

Google quero apagar o perfil blogger. disse...

Anónimo:

e que tal esta:
(atenção - imagem muito grande)
aqui

Todo este material foi expelido pela eta carina a maior (ou talvez a segunda maior) estrela conhecida. Está prestes a explodir (pode ser vista à esquerda da imagem).
Já expeliu tanto material que está a dar origem a mais uma "carrada" de estrelas.

Ver a wikipedia para mais info.




Maria:

Eu não posso dizer o que digo e acreditar em Deus? Onde está a impossibilidade? Não posso interpretar a Biblia como tendo sido escrita por homens de outros tempos à luz do conhecimento de então? Não posso dizer que o que a cosmologia me diz hoje (ou dirá amanhã) é o que é porque Deus criou assim o Universo?

Onde não posso concordar é que se interprete os escritos Biblicos de forma literal. "ah não está explicado pela ciência! Logo a interpretação literal da Biblia é que vale"!
Hum... fraquito, todo o meu ser diz... fraquito.

Cumpts

Anónimo disse...

A criação do mundo

1. Mito dos Pokémon, retirado da net
No início, havia apenas um. Ele, era muito poderoso. Começou por criar 2 pokémons. Dialga, o Pokémon do Tempo e Palkia, o Pokémon do Espaço. No início, eles não tinham poderes. Ele, o Deus de todos os Pokémons dividiu os seus poderes em dois, metade para Dialga e metade para Palkia. Palkia, avançou primeiro. Criou o Espaço. Começou por criar os Planetas. Depois, achou que os planetas precisavam de um guia. Criou um Sol. Depois, pensou que os planetas ficariam solitários. .....
2. MITO JAPONÊS (712 E.C.)
O Início do mundo
Antes do Céu e da Terra virem à existência, havia o Caos, inimaginavelmente ilimitado e sem forma definida. Por eras e eras a fio: e aí ..., dessa massa sem fronteiras e sem forma emergiu algo leve e transparente e formou o céu. Este algo era a Planície dos Céus Elevados, na qual se materializou uma deidade chamada Ame-no-Minaka-Nushi-no-Mikoto (a Deidade-do-Augusto-Centro-do-Céu).
Logo depois os Céus deram a luz a uma deidade chamada Takami-Musubi-no-Mikoto (a Elevada-Augusta-Deidade-Produtora-de- Maravilhas), seguida de uma terceira chamada Kammi-Musubi-no-Mikoto (a Divina Deidade-Produtora-de-Maravilhas).Estes três seres divinos foram chamados de As Três Deidades Criadoras.
Enquanto isto, o que era pesado e opaco neste vazio gradualmente se precipitou e se transformou na terra, mas levou um tempo imensamente longo para se condensar suficientemente e formar um solo sólido. Em seu estágio primordial, por milhões e milhões de anos, a terra se assemelhava a uma mancha de óleo flutuante, como uma água-marinha na superfície da água. De repente, como que jorrando por um tubo, dois seres imortais nasceram de suas entranhas. Eles eram a Deidade Umashi-Ashi-Kahibi-Hikoji-no-Mikoto (a Deidade-Príncipe-Primogênito-do-Agradável-Jorro-doTubo) e a DeidadeAme-no-Tokotachi-no-Mikoto (a Deidade-Celestial-Eternamente-Pronta)...

3. Génesis (Mito judaico/cristão)

No princípio criou Deus os céus e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separaçäo entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhä, o dia primeiro.
6 E disse Deus: Haja uma expansäo no meio das águas, e haja separaçäo entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansäo, e fez separaçäo entre as águas que estavam debaixo da expansäo e as águas que estavam sobre a expansäo; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansäo Céus, e foi a tarde e a manhä, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porçäo seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porçäo seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
.......
5. Mito Egípcio
Antes de todas as coisas não havia senão trevas e “água primordial”, o Nun (oceano à semelhança do Nilo que continha todos os germes da vida).
Surgiu o senhor todo-poderoso Atum, que se criou a si próprio a partir do Num, por ter pronunciado o seu próprio nome, depois teve 2 gémeos, um filho Chu (que representava o ar seco) e uma filha Tefnut (ar húmido). Estes separaram o céu das águas e geraram Geb – a terra seca e Nut – o céu.

6. Mito Grego

Para os Gregos, o início da criação era o Caos, e este gerou Érebo (a parte mais profunda dos infernos) e Nyx (a noite). Estes fizeram nascer Éter (o ar) e Hémera ( o dia).
Depois Gaia (terra) tornou-se a base em que todas as vidas têm a sua origem. Úrano (céu) casou-se com Gaia (terra). Todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra (titãs, deuses, homens).
7 . Outro mito de entre as muitas dezenas que a humanidade produzio

Escolha um, ou pode pode optar pela visão da ciência o BigBang nas suas diferentes interpretações, e com base estudos, observações, experimentação.

Anónimo disse...

JSA - Não não estou a brincar. Já leu o livro? Ainda que não acredite que o autor teve de facto uma conversa com Deus (também nada garante que os antigos a tenham tido para escrever a bíblia), tem lá material para pensar.

Hugo - Por isso mesmo, por não aceitar os textos bíblicos de forma literal, a proposta de leitura que fiz pode trazer-lhe algumas surpresas.

Anónimo disse...

O Big Bang supostamente produziu 3 elementos químicos... O ser humano tem 64 elementos químicos... As estrelas deram-nos os 61 elementos que faltavam... metem-se uns milhões de anos "et voilà", eis o ser humano!... haja fé para acreditar nisto

JSA disse...

maria, não preciso de ler livros de alguém que ou está iludido ou está a tentar enganar os leitores para pensar, muito obrigado. também vejo os textos bíblicos como ilusões ou mentiras, por isso vai tudo dar ao mesmo.

JSA disse...

Quanto ao vídeo, vi-o finalmente (em casa é que tenho som no computador) e não o achei nada de especial. É apenas meio caminho entre os documentários-espectáculo e os documentários a sério. Aliás, o "som" da explosão da supernova é um exemplo. O tal documentário não dá realmente uma explicação decente sobre como se formam os elementos, porquê aquela ordem, porque razão o ferro não é consumido (já o sabia e foi explicado aí acima), etc. Concentra toda aquela informação na lenga-lenga dos cientistas a contar elementos. Sinceramente, para mim, isso nem é ciência nem divulgação da mesma.

Anónimo disse...

jsa - tenho pena mas está no seu direito e respeito que assim seja.

Anónimo disse...

francisco, é um facto que as estrelas e as suas explosões são a origem dos átomos...

não é preciso fé, basta uma formação cientifica e alguns instrumentos cientificos (um bom telescópio e alguns espectrometros)

como o ser humano é feito de atomos, é logico dizer que somos poeira de estrelas!

a não ser que a sua fé não lhe permita saber que somos feitos de atomos...

Anónimo disse...

Mario Jardel, com certeza que há formação de átomos nas estrelas, eu próprio me interesso também pela espectroscopia.

Mas não vejo razão para acreditar em algo como átomos serem atraídos de estrelas, para se juntarem 61 elementos aos 3 supostamente formados num pressuposto Big Bang, para daí se juntarem numa complexidade enorme e darem um ser humano... bom, para se chegar a tal conclusão é mesmo preciso querer negar-se a todo o custo a acção de Alguém com poder criativo.

Anónimo disse...

Caro Francisco: não será um pouco prematuro recusar uma teoria quando, aham, digamos, nem sequer a consegue sintetizar numa frase coerente?

Fernando Martins disse...

Eu, se um dia mudar de religião e tiver de usar um mito da Criação, irei escrevê-lo numa língua civilizada e o início será assim:

The Creation of the Computer


In the beginning there was the computer.
And God said,
c:\>Let there be light
Enter user id.
Enter password.
c:\>Omniscient
Password incorrect. Try again.
c:\>Omnipotent
Password incorrect. Try again.
c:\>Technocrat
And God logged on at 12:01:00 AM, Sunday, October 22.
c:\>Let there be light
Unrecognizable command. Try again.
c:\>Create light
Done
c:\>Run heaven and earth
And God created Day and Night. And God saw there were 0 errors.
And God logged off at 12:02:00 AM, Sunday, October 22.

And God logged on at 12:01:00 AM, Monday, October 23.
c:\>Let there be firmament in the midst of water and light
Unrecognizable command. Try again.
c:\>Create firmament
Done.
c:\>Run firmament
And God divided the waters. And God saw there were 0 errors.
And God logged off at 12:02:00 AM, Monday, October 23.

And God logged on at 12:01:00 AM, Tuesday, October 24.
c:\>Let the waters under heaven be gathered together unto one place and let
the dry land appear and...
Too many characters in specification string. Try again.
c:\>Create dry_land
Done.
c:\>Run firmament
And God divided the waters. And God saw there were 0 errors.
And God logged off at 12:02:00 AM, Tuesday, October 24.

And God logged on at 12:01:00 AM, Wednesday, October 25.
c:\>Create lights in the firmament to divide the day from the night
Unspecified type. Try again.
c:\>Create sun_moon_stars
Done
c:\>Run sun_moon_stars
And God divided the waters. And God saw there were 0 errors.
And God logged off at 12:02:00 AM, Wednesday, October 25.

And God logged on at 12:01:00 AM, Thursday, October 26.
c:\>Create fish
Done
c:\>Create fowl
Done
c:\>Run fish, fowl
And God created the great sea monsters and every living creature that
creepeth wherewith the waters swarmed after its kind and every winged fowl
after its kind. And God saw there were 0 errors.

And God logged on at 12:01:00 AM, Friday, October 27.
c:\>Create cattle
Done
c:\>Create creepy_things
Done
c:\>Now let us make man in our image
Unspecified type. Try again.
c:\>Create man
Done
c:\>Be fruitful and multiply and replenish the earth and subdue it and have
dominion over the fish of the sea and over the fowl of the air and over
every living thing that creepeth upon the earth
Too many command operands. Try again.
c:\>Run multiplication
Execution terminated. 6 errors.
c:\>Insert breath
Done
c:\>Run multiplication
Execution terminated. 5 errors.
c:\>Move man to Garden of Eden
File Garden of Eden does not exist.
c:\>Create Garden.edn
Done
c:\>Move man to Garden.edn
Done
c:\>Run multiplication
Execution terminated. 4 errors.
c:\>Copy woman from man
Done
c:\>Run multiplication
Execution terminated. 2 errors.
c:\>Create desire
Done
c:\>Run multiplication
And God saw man and woman being fruitful and multiplying in Garden.edn
Warning: No time limit on this run. 1 errors.
c:\>Create freewill
Done
c:\>Run freewill
And God saw man and woman being fruitful and multiplying in Garden.edn
Warning: No time limit on this run. 1 errors.
c:\>Undo desire
Desire cannot be undone once freewill is created.
c:\>Destroy freewill
Freewill is an inaccessible file and cannot be destroyed.
Enter replacement, cancel, or ask for help.
c:\>Help
Desire cannot be undone once freewill is created.
Freewill is an inaccessible file and cannot be destroyed.
Enter replacement, cancel, or ask for help.
c:\>Create tree_of_knowledge
And God saw man and woman being fruitful and multiplying in Garden.edn
Warning: No time limit on this run. 1 errors.
c:\>Create good, evil
Done
c:\>Activate evil
And God saw he had created shame.
Warning system error in sector E95. Man and woman not in Garden.edn.
1 errors.
c:\>Scan Garden.edn for man, woman
Search failed.
c:\>Delete shame
Shame cannot be deleted once evil has been activated.
c:\>Destroy freewill
Freewill is an inaccessible file and cannot be destroyed.
Enter replacement, cancel, or ask for help.
c:\>Stop
Unrecognisable command. Try again
c:\>Break
c:\>Break
c:\>Break
ATTENTION ALL USERS *** ATTENTION ALL USERS:
COMPUTER GOING DOWN FOR REGULAR DAY OF
MAINTENANCE AND RESET IN FIVE MINUTES. PLEASE LOG OFF.
c:\>Create new world
You have exceeded your allocated file space. You must destroy old files
before new ones can be created.
c:\>Destroy earth
Destroy earth: Please confirm.
c:\>Destroy earth confirmed
COMPUTER DOWN *** COMPUTER DOWN.
SERVICES WILL RESUME SUNDAY, October 27 AT 6:00 AM.
YOU MUST SIGN OFF NOW.

And God logged off at 11:59:59 PM, Friday, October 28.

Fernando Martins disse...

O comentário anterior é dedicado à jonataria barata que aqui escreve uns textos manhosos mas muito divertidos...

Ciência Ao Natural disse...

Caro Fernando,

Lindo!
Agora aguarde um CTRL+ALT+DEL como castigo pela sua heresia!!

:-)

Luís Azevedo Rodrigues

JSA disse...

Francisco, claro que faz muito mais sentido acreditar que um tal ser todo poderoso, do qual não há a mais pequena réstia de evidência, decidiu um dia criar um universo do nada, torná-lo no que é hoje, juntar-lhe uns seres humanos e desaparecer da imagem. A hipótese alternativa, que até encontra explicações de diversos tipos, é bastante mais difícil de acreditar. Especialmente quando exige estudos e concentração por oposição a dizer "é vontade de Deus". Realmente o seu mundo é muito mais fácil...

Google quero apagar o perfil blogger. disse...

Fernando Martins

Muito,muito bom!

Humor faz falta neste espaço.

Cumpts

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...