segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ABCiência na RTP


Estão a decorrer as filmagens do novo programa de ciência "ABCiência" que estreará na RTP1 no início do próximo ano. Do "Expresso" de há duas semanas publicamos texto e foto de uma notícia sobre o novo programa:

Os leitores mais atentos reconhecerão o rosto do cientista Leonel Silva do programa televisivo «MegaCiência» (SIC), um formato de entretenimento e divulgação científica que ele apresenta desde há três anos. Já deitou o humorista Marco Horácio numa cama de pregos, colocou a apresentadora Fátima Lopes em areias movediças e mandou o «Gato Fedorento» Miguel Góis estilhaçar uma garrafa de vidro de açúcar na cabeça de Ricardo Araújo Pereira. No final, Leonel decifrava o enigma científico. De então para cá, o jovem cientista aproveitou para concluir o seu doutoramento em química, no Instituto Superior Técnico, e está já de mangas arregaçadas na produção de uma nova série de experiências quotidianas e espectaculares para o «ABCiência», um novo programa televisivo familiar, a ser exibido no próximo ano, desta vez na RTP. Desafiámo-lo a partilhar uma experiência que pudesse ser testada em casa. Leonel escolheu uma operação simples a partir do chá de couve-roxa. «Nós cientistas usamos muitas vezes materiais do dia-a-dia nas nossas investigações.» Para este teste, que mede a acidez dos líquidos (PH), ferve-se água destilada e adicionam-se folhas de couve-roxa cortadas em pedaços. Depois da água arrefecer, coa-se o chá e obtém-se a solução, que é roxa.

Ao adicionar-se um ácido (ex. vinagre, sumo de limão) a este chá, ele fica vermelho, e se adicionar uma substância alcalina ou básica (ex. limpa-vidros, detergente para a loiça) ficará com cambiantes azuis, verdes, amarelas. Manterá a cor roxa quando se adiciona uma solução neutra (água destilada). «A ideia é juntar muitos frasquinhos de vidro e criar uma paleta do arco-íris.»

Texto de Bernardo Mendonça
Fotografia de João Carlos Santos

4 comentários:

JSA disse...

Não sou lá muito adepto deste tipo de divulgação científica. É destinada a garotos e pouco para adultos. Se queremos que as pessoas se interessem por ciência temos que lhes mostrar a ciência pura e dura, embora bem explicada e sempre com interesse (especialmente com entusiasmo do apresentador).

Talvez isto seja apenas a minha opinião, que foi assim que ccresci, com as séries de ciência de BBC e semelhantes. Também não conheço o trabalho de Miguel Góis, por isso não teço considerações sobre o trabalho dele (como apresentador). E até posso estar a ser incorrecto, mas pelo nome (ABCiência remete para coisas muito básicas) e pela experiência (não diz nada sobre aquele indicador de pH) fiquei com a impressão que estará a tratar do programa de forma um pouco básica demais.

Graza disse...

Pelo contrário, mas respeitando a opinião anterior, acho que o papel de um meio de comunicação como estes é fundamental no despertar da curiosidade para a Ciência, e além de mais o título não engana. Depende dos horários a que for transmitido. Venham é mais que englobem também as letras X Y e Z.
A homenagem que deixo com link para este post é extensiva a tudo o que aqui tem sido feito.

Teresa disse...

Por esse Portugal fora são muitíssimas as famílias que não têm, em casa, tv por cabo, por isso, e em desacordo com o primeiro comentário, é urgente que este tipo de programas se façam e se mostrem a todas as idades, caso contrário, vai continuar-se a comer, à sobremesa, telenovelas e "Júlias Pinheiro".
Cumprimentos

P.S.Obrigada por este blog

Teresa

Graza disse...

Teresa, que tens nome de gente que eu gosto! Uma enorme chapelada daqui, pelo que dizes.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...