terça-feira, 13 de novembro de 2007

Colóquio: Porquê Deus se temos Ciência?

Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas

Colóquio: Porquê Deus se temos Ciência?
30 de Novembro de 2007
Aula Magna da Faculdade de Filosofia da UCP - Braga

Com apresentação do livro "Mente, self e consciência" de Alfredo Dinis e e Manuel Curado

Organização: Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas
Mais informações:

A/C José António Alves
Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas
Pr. da Faculdade de Filosofia, n.º 1
4710-297 Braga

jalvespt@iol.pt

20 comentários:

Anónimo disse...

"Porquê Deus se temos Ciência?"

Isso tambem pergunto eu!
Porque os que acreditam em deus são mentalmente preguiçosos para aprenderem ciencia ou tem a mania que sabem alguma coisa de ciencia quando nada sabem, hoje na sociedade de informação só não sabe ciencia quem não quiser, os meios são mais que muitos e gratuitos até, não há desculpa.
Deus só serve para atrapalhar, é como um par de algemas que nos nos metemos a nós próprios ou correntes nos pés que atrapalham a nossa corrida por culpa do nosso medo no desconhecido e no incerto pela fraqueza de enfrentarmos as coisas, dizemos que foi deus e o problema parece desaparecer, para os crentes sim que vivem numa ilusão permanente em contante busca da pedra filosofal, com tempo de vida gasto futilmente em ilusões mentais.

Anónimo disse...

palermas quem criou a ciencia foi Deus o humano profanou.a!!!

Anónimo disse...

continuem a brincar com a ciencia e com Deus...

Anónimo disse...

Como se vê, este blogue continua os seus ataques aos crentes no Criador, que depois tenta silenciar quando eles respondem.

A resposta à pergunta é: porque a ciência sem Deus conduz, no limite, à irracionalidade.

Um exemplo é a comparação que a Palmira faz entre detergentes e cristais, por um lado, e DNA por outro.

A Palmira sabe que está num beco sem saída evolucionista. Na sua fuga para a frente, bate rapidamente nas paredes, fazendo comparações absurdas.

Os cristais não sãi vida, porque têm ordem mas não têm complexidade. As misturas aleatórios de polímeros não são vida, porque lhes falta especificidade.

A vida só é possível com informação complexa e especificada. E esta, tanto quanto é possível determinar cientificamente, tem sempre uma origem inteligente.

A Palmira tinha obrigação de não fazer comparações tão absurdas.

Daí que a verdadeira ciência tenha que ter Deus como princípio e fim, sendo o meio a racionalidade humana criada por Ele.

Anónimo disse...

Porque a ciência não cria nada de novo, ela intrepreta ou descodifica e reproduz (produz partindo da análise e descodificação do que já existe no meio natural) depois, como qualquer criança (a ciência é uma criança face à idade do universo)tenta associar de modo criativo as "peças" do puzzle que vai descobrindo. Também como qualquer criança não conhece o perigo de brincar com o fogo e os exemplos são muitos. Deus faz falta à ciência para a situar, contextualizar, humanizar, não para que se assuste mas para que olhe à sua volta e sinta respeito e reverência por tudo o que existe, porque tudo é criação de algo muitissimo superior à ciência. Uma ciência que rejeita Deus, rejeita a existência de algo superior a si própria e torna-se arrogante muitas vezes manipulando a ordem natural das coisas a seu bel prazer, sem reverência pela ordem estabelecida, sem respeito pelo meio ambiente e pelas leis naturais.

Anónimo disse...

Vão mas é pregar para as vossas igrejas que é lá que ficam bem

A vossa conversa só me mete é nojo e reforça a minha ideia que deus á a maior loucura humana.

Deus é uma treta, a biblia é uma treta repleta de mentiras e violência escrita por lunáticos e fanáticos num tempo em que o desconhecimento e medo do desconhecido imperava.

Vão mas é chatear o Camões que já estou farto de Jonats e companhia criacionista.

Anónimo disse...

ao anónimo das 11:03

Obrigado por nos mostar, com o seu discurso, como se funciona sem Deus. É um excelente exemplo a não seguir.

Obrigado.

É assim que aprendemos uns com os outros.

Anónimo disse...

A Bíblia estabelece as premissas que tornam o conhecimento possível e desejável:

1) O Criador é racional;

2) O Criador criou o Universo e a Vida racionalmente;

3) O Universo e a Vida têm uma racionalidade inerente;

4) O Universo e a Vida podem ser compreendidos racionalmente;

5) O ser humano foi criado como ser racional, à imagem de um Criador racional;

6) O ser humano pode compreender o Universo racionalmente;

7) O Universo foi criado para mostrar a glória de Deus;

8) Quanto mais estudarmos o Universo e a Vida mais podemos compreender a glória de Deus.

Como se vê, embora não seja um livro científico, a Bíblia estabelece os axiomas que tornam possível o conhecimento científico.

Não é certamente por acaso que os Estados Unidos, que são o país cientificamente mais avançado do mundo, foram um dos países em cuja criação mais se fez sentir a relevância da Bíblia.

Não é por acaso que Harvard, que é a mais prestigiada Universidade do Mundo, começou por ser uma instituição calvinista para o estudo das escrituras.

Anónimo disse...

Não é por acaso que 96% dos membros da academia de ciências americana rejeitam o conceito de Deus.

Não é por acaso que 98% dos membros da academia de ciências inlgesa rejeitam o conceito de Deus.

Não é por acaso que embora existam cientistas que defendem a evolução cristãos, hindus, islâmicos, ateus,e até protestantes, todos os cientistas criacionmistas são portestantes, tendo a maioria ligações ao Instituto Discivery

Não é por acaso que o Discovery Institute é antes demais religioso: "The point of view Discovery brings to its work includes a belief in God-given reason and the permanency of human nature"

Não é por acaso que até hoje só um artigo criacionista foi publicado em revistas cíentificas de referência e mesmo assim rejeitado pelos seus pares

Não é por acaso que até hoje ninguém apresentou um teoria plausivel para a existência de Deus sem recorrer ao porque sim

Não é por acaso que o velho testamento é um dos livros mais violentos

Não é por acaso que o novo testamento, ainda que mais moderado, se baseia exclusivamente no principio recompensa/castigo

Não é por acaso que a grande crença da biblia, a ressurreição, foi alguma vez validada ou sequer inferida.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
ao anónimo das 11:03

Obrigado por nos mostar, com o seu discurso, como se funciona sem Deus. É um excelente exemplo a não seguir.

Obrigado.

É assim que aprendemos uns com os outros."

O Jonatas deixesse de moralismos e leia a sua pacífica bíblia
Apenas alguns excertos dos muitos que este livros que serve de guia ao nosso criacionista venera:

" 27 E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim. 28 E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém. "
[Biblia-Evangelho segundo Lucas 19:27-28]

" Não penseis que vim estabelecer paz na terra; vim estabelecer, não a paz mas a espada. Pois vim causar divisão; o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe. Deveras, os inimigos do homem serão pessoas de sua própria família. Quem tiver maior afeição pelo pai ou pela mãe maior que por mim, não é digno de mim; e quem tiver maior afeição pelo filho ou pela filha que por mim não é digno de mim ". [Biblia-Evangelho segundo Mateus 10:34]

27 E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. 28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens. 29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai hoje as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção. " [Biblia-Êxodo, 32:27-29]

"1 Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; 2 E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; " [Biblia-Deuteronômio 7:1-2]

" 11 E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá...

" 12 Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás. 13 E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada..."

" 20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade. 21 E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento "
[Biblia-Josué 6:20-24]

" E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou "
[Biblia-I Reis 18:40]

Anónimo disse...

o problema dos evolucionistas é que interpretam tudo literamente quer sejam "biblias" ciêntificas quer sejam religiosas. Estão tão agarrados ao sentido literal que não conseguem pura e simplesmente pensar. Pensar é fazer perguntas não é apresentar respostas, sobretudo quando fornecidas por outros.

Anónimo disse...

"o problema dos evolucionistas é que interpretam tudo literamente"

eh eh eh
Parece-me que quem acredita em "No principio Deus criou os céus e a Terra" não são os evolucionistas.

Parece-me que quem pergunta como evoluimos até aqui são esses evolucionistas

Anónimo disse...

Então perguntem também:

O que aconteceu antes da evolução? O que lhe deu origem?
De onde surgiu o elemento primordial?
O que potenciou toda a diversidade existente?
Ainda que empírica e provisória (até prova em contrário) a hipotese de um Ser Criador não deixa de ser uma hipótese e surge de um questionamento racional sobre a origem do universo.

Anónimo disse...

Sim, sim, questionem, questionem tudo. Questionem quem são, de onde vêm, o que fazem aqui, não se limitem a receber formação "pronta-a-comer", questionem, ponham em causa, sejam donos daquilo em que acreditam e se ficarem simplesmente com dúvidas por responder podem fazer disso o trabalho de uma vida, tentar chegar lá ainda que ficando aquém. Mas pelo menos pensem, não deixem de fazer perguntas só porque são complexas, afinal tudo na vida é complexidade.

Anónimo disse...

Esteve a acontecer aqui algum Encontro de Anónimos?

guida martins

Anónimo disse...

A Bíblia, não sendo um livro científico, é a Palavra do Criador.

Daí que a mesma estabeleça os axiomas que tornam possível o conhecimento científico:

1) Deus é Razão;

2) Deus criou o Universo e a Vida racionalmente;

3) O Universo e a Vida têm uma racionalidade inerente;

4) Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança, como ser racional

5) O ser humano, e só ele, tem capacidade para estudar racionalmente o Universo;

6) O Universo foi criado para glória de Deus;

7) Quanto mais estudarmos o Universo mais estamos em condições de compreender a glória de Deus.

Anónimo disse...

Um evolucionista revoltado e confuso disse:

"Não é por acaso que o novo testamento, ainda que mais moderado, se baseia exclusivamente no principio recompensa/castigo"

Não é só o Novo Testamento. São todas as sociedades humanas, em todos os tempos e todos os lugares.

O que seria do mundo sem o princípio recompensa/castigo?

Tente ordenar a vida em sociedade sem ele.

Este mesmo princípio funciona desde nas famílias, nas escolas, nos clubes de futebol, nas empresas, nos governos, na União Europeia e no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Qual é mesmo o seu planeta?

O mesmo princípio funcionou com a Alemanha de Hitler e provavelmente irá funcionar brevemente com o Irão de Mahmoud Ahmadinejad.

Em todo o caso, na Bíblia encontramos mais do que isso. Encontramos amor/perdão/graça/ redenção.

Anónimo disse...

Para os criacionistas biblicos e outros que constantemente pisam e repisam no AT e NT, por favor actualizem as vossas ideias sobre Deus. Leiam "As conversas com Deus Vol 1 a 3" e do mesmo autor " As Novas Revelações" e ainda "O Deus de Amanhã" todos da editora Sinais de Fogo. Estamos no sec. XXI não no Sec.I, são 20 séculos de diferença. Para os mais eruditos sugiro "Um Curso em Milagres". Deus nunca deixou de falar connosco e tem actualizado a sua mensagem aos novos tempos, claro que isto só é válido para quem quiser ouvir, quem não quer continua a viver do passado e agarrado a ele como se ele fosse fugir. É tudo uma questão de escolha: passado ou presente/futuro?

Anónimo disse...

Porque Deus, se temos ci�ncia?

Porque se a natureza � ca�tica, sem intelig�ncia, sem sentido e sem prop�sito, ent�o isso tamb�m se aplicar� aos c�rebros dos cientistas. E isso n�o � bom para a ci�ncia.

Anónimo disse...

"Como se vê, este blogue continua os seus ataques aos crentes no Criador, que depois tenta silenciar quando eles respondem. (...)
Acho que sei quem anda a escrever isto...
Está com medo de ser descoberto?

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...