domingo, 18 de novembro de 2007

Metafraudes


Já por diversas vezes referimos o livro de Carl Sagan, «O Mundo Infestado de Demónios: a ciência vista como uma vela na escuridão», um manifesto contra as pseudociências. Quem leu o livro, está familiarizado com Carlos, o suposto espírito de 2000 anos que «possuía» - e lhe transmitia a sua «sabedoria» milenar - Jose Luis Alvarez, na altura, 1988, um jovem artista de 19 anos. Na realidade, «Carlos» era uma experiência conduzida por James Randi em conjunto com o programa «60 Minutes» australiano. O objectivo era demonstrar quão fácil é fabricar um «psiquíco» de sucesso em apenas uma semana.

E o resultado da experiência superou as expectativas. Em poucos dias, «Carlos» era sensação em terras australianas, convidado de inúmeros programas nas estações de maior audiência do país. Alvarez não teve falta de clientes para a tralha que acompanha estes supostos psíquicos, no caso «cristais curativos», livros - incluindo um folheto intitulado «A sabedoria de Carlos», que debitava em péssimo inglês «verdades» profundas como «A gravidade não é difícil de explicar; podem ver que é mais fácil as coisas caírem para baixo que para cima» - e mesmo as suas lágrimas. Centenas de australianos foram assistir à sua apresentação, na Sydney Opera House e, como se vê neste excerto, muitos saíram do «show» convencidos da autenticidade de «Carlos».

Os nossos leitores que forem a Nova Iorque até 22 de Dezembro, podem apreciar uma exposição de Jose Alvarez na The Kitchen Gallery. A exposição integra vídeos como este, que desmascara James Van Praagh, um «psíquico» que clama conversar com os mortos e que, tal como «Carlos», é figura constante nas televisões norte-americanas. A sua última aparição, com outro vendedor de banha da cobra, deu-se na passada sexta-feira, no programa Larry King Live da CNN.

Ou seja, quase vinte anos depois, não só charlatães continuam em acção com o apoio dos media, como o seu número aumentou exponencialmente.

Os que vendem palermices New Age, normalmente debitam barbaridades pseudo-científicas como suporte dos seus produtos. Descobri recentemente que não apenas a ciência mas também a filosofia é explorada por estas patranhas irracionais. Alguém que reclama o título de Doctor of Divinity (que tenho dúvidas como traduzir) em «Ciências» Metafísicas e um doutoramento em Aconselhamento Metafísico, fundou na California uma pseudo-universidade de «ciências» metafísicas.

A pseudo-universidade, ligada à Igreja Universal da Metafísica - por uma razão estranha, nos Estados Unidos as escolas de banha da cobra estão normalmente ligadas a «Igrejas» -, não tem qualquer tipo de acreditação mas «vende», na página destinada a convencer os mais incautos, uma acreditação fictícia de associações new age dúbias que dão pelo nome de AADP, American Association of Drugless Practitioners e AAMA, American Association Of Medical Alternatives (o facto das páginas de internet de ambas serem igualzinhas a menos de uns pormenores é certamente coincidência...).

Estou certa que o Desidério, que nos explicou que a metafísica não deve ser confundida com espiritismo ou misticismo, reagirá como, por exemplo, David Colquhoun, em relação a esta corrupção da filosofia por mais um misticismo irracional New Age, que inclui nos cursos «metafísicos» que ministra coisas como comunicação com anjos, milagres e reeencarnação.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nada como uma boa obra de Sagan para varrer para o lixo estes vendedores de banha da cobra, quantos casos nós não conhecemos pessoalmente ou ouvimos falar sobre pessoas que andam em bruxos, curandeiros, videntes e demais charlatões para se curarem e deixam de ir aos médicos?
Ora de vez em quando estamos a ver na tv mais um milagre acreditado pelo vaticano com provas médicas a apoiar de uma pessoa que se curou de uma doença, como aquela senhora portuguesa que estava paralisada à muitos anos e se curou porque lhe aparecia 1 dos tres pastorinhos (outra fraude) e depois veio-se a descobrir que ela andava à anos a ser tratada por psiquiatras..
É por estas e por outras que a ciencia é um antidoto eficaz contra estas palermices, posso deixar aqui mais algumas que me estou a lembrar de momento:
Telepatia, clarevidencia, telequinesis, espiritismo, projecção astral, auras, vampirismo psiquicos, adivinhações, cristais, velas e muitas muitas outras, isto sem meter pelo meio as religiões quer tradicionais quer as de new age que agora andam pra ai..

Anónimo disse...

Doutora Palmira.
Chegou ao cumulo de venderem estrêlas com o nome dos compradores,a 90 dollars mais os éxtras=taxas os éxtras sâo um diploma. Para dizêr que existe mais que 175000 ex soldados do Viét e do Iraque que vivem nas ruas!!

Anónimo disse...

A crendice é tanta que alguns, sem qualquer demonstração empírica, acreditam que o Universo explodiu do nada por acaso e que a vida surgiu por acaso a partir de químicos inorgânicos!!

Anónimo disse...

jonatas, esses "alguns" são simplesmente as pessoas que dedicam as suas vidas a estudar a natureza desde o nivel micro ao macroscópico!

Parece-me que essas pessoas estão muito melhor preparadas e entendem muito melhor o que é a natureza e como as coisas acontecem do que você!

Anónimo disse...

"O Desidério" explicou que não se deve confundir Metafísica com Espiritismo ou Misticismo?
Não vi nada, apenas as certezas absolutas e as ironias habituais.

Espiritismo é Filosofia, como explico sucintamente no post "Homeopatetices - A Componente Mística". Podem zurzir o Espiritismo à vontade, mas que seja com um mínimo de sentido crítico, e, sobretudo, sem o meterem no mesmo saco da charlatanaria.

Charlatão é alguém que engana para LUCRAR. Ora os espíritas pagam para se dedicarem ao Espiritismo. Não ganhamos NADA de material; apenas a satisfação do dever cumprido.

Não ponham no mesmo saco mediunismo (John Edwards & C.a) e Espiritismo, pois Espiritismo é bem mais que conversar com os mortos.

Que o bom-senso e a inteligência são monopólio dos ateus, já Allan Kardec há 150 anos concluiu. Contudo, a bem do rigor, chamem as coisas pelos nomes, e não misturem Espiritismo com charlatanaria, superstição, new-age, mediunismo, feitiçaria ou qualquer dessas coisas.

Nos comentários do post Homeopatetices-A componente mística, explico um tiquinho do que é o Espiritismo.

Claro que sei que nunca lerão nenhum livro espírita, nem esses meus comentários. Dão uma vista de olhos em literatura anti-espírita e riem-se desdenhosamente. É curioso que nisso estão sempre ao lado da vossa tão detestada "I.C.A.R". - para usar o vosso jargão.

Que trocem, muito bem, que manifestem a vossa auto-proclamada superidade intelectual e monopólio do bom-senso... vá.
Mas pôr em causa as habilitações académicas dos cientistas espíritas e apelidarem os espíritas de charlatães, é de uma falta de educação flagrante.

A Associação Medico-Espírita da Associação Metropolitana do Porto (www.ameporto.org) é uma das duas associações de médicos espíritas existentes em Portugal. São agremiações de cientistas que vos podem elucidar acerca da seriedade do Espiritismo, doutrina filosófica, moral, que respeita escrupulosamente a Ciência, que é cristã, e que rejeita conotações religiosas, místicas ou esotéricas.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...