terça-feira, 13 de novembro de 2007

MAIS CIÊNCIA A BRINCAR

Meu prefácio ao livro "Ciência a Brincar - 7. Descobre o Som" da autoria de Carlota Simões e Constança Providência, a sair muito em breve na Bizâncio (também está a sair o volume 6 da série: "Descobre as Plantas!"):

Mais um livro da colecção "Ciência a Brincar" significa mais ciência e mais brincadeira. A ciência que este livro introduz é a ciência dos sons – a acústica – que possui bem conhecidas aplicações na arte da música. Este livro inclui um conjunto de actividades experimentais feitas com materiais simples e baratos, que se destinam a responder às questões que são colocadas como título. As actividades permitem a descoberta do mundo dos sons e da música por crianças do jardim-de-infância e dos primeiro e segundo ciclos do ensino básico. E, tal como nos outros livros da série, foram testadas com sucesso junto de um grupo dessas crianças.

O mundo dos sons e da música é muito variado e rico. Através dessas actividades são introduzidas de um modo acessível várias noções da acústica como, por exemplo, altura do som, intensidade do som, timbre e ressonância. Algumas medições do som são fáceis de fazer. Os nomes das unidades, que são correntes no dia a dia, são aqui introduzidos a quem não tem conhecimentos do assunto: a frequência do som, que serve para medir a altura, mede-se em hertz e a intensidade do som, que serve para medir a amplitude, mede-se em decibéis.

O som e a música prestam-se para mostrar a profunda ligação da física com a matemática. O tema da harmonia, tão do agrado tanto dos físicos como dos matemáticos, terá começado com o filósofo grego Platão, que tentou relacionar o som emitido por cordas vibrantes com a medida do comprimento dessas cordas. Nesse mesmo espírito neste livro descobre-se a relação da altura de um som com certas características do respectivo emissor (o comprimento de um tubo, o volume de ar ou a espessura de uma corda). Descobre-se também como, com a ajuda de um instrumento musical, se pode tornar um som mais agudo ou mais grave e como se pode tornar um som mais forte ou mais fraco. Descobre-se ainda como conseguimos produzir sons quando falamos ou cantamos. E descobre-se o que é o timbre de um instrumento ou de uma voz humana. Através de experiências divertidas, brinca-se com os sons, como por exemplo na medida do ritmo de uma melodia e na observação do fenómeno da ressonância.

Além do mais, a música oferece um excelente caminho para a acústica... A iniciação à física dos sons através da arte musical mostra não só como a arte e a ciência podem estar próximas mas também que há pontes directas e fáceis de percorrer entre os dois mundos. Que as artes e as ciências estão relacionadas de perto transparece das seguintes palavras de Albert Einstein, um dos maiores físicos de sempre e um executante, ainda que amador, de violino:

"Se eu não fosse físico, seria provavelmente músico... Penso muitas vezes ouvindo música. Sonho acordado com a música... Obtenho o maior prazer da vida a partir da música".

É de pequenino que se pode e deve começar a apreciar tanto a arte como a ciência. As autoras, Carlota Simões e Constança Providência, a primeira matemática (autora do volume "Descobre a Matemática" nesta colecção) com formação musical e a segunda física (autora de vários volumes desta colecção, da qual é uma das impulsionadoras) e apreciadora de música, estão de parabéns por nos oferecerem este belo conjunto de actividades destinadas a estimular as pequenas mentes...

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