terça-feira, 13 de novembro de 2007

Manual para pais cujos filhos vêem demasiada televisão


Informação recebida da Almedina:

Falar de Livros

Manual para pais cujos filhos vêem demasiada televisão,
de Serge Tisseron.

15 de Novembro, 5ª feira, às 19:00 horas
Organização Livraria Almedina e José Carlos Abrantes

Apresentação do terceiro livro da colecção "A Construção do Olhar", das Edições 70, a cargo de Daniel Sampaio que também prefacia a obra. Convidados-surpresa darão curtos depoimentos.

As imagens são, para pais e filhos, uma ocasião formidável e única de estarem próximos. Como poderão os pais estar mais atentos neste aspecto?

"A criança é hoje convidada, praticamente desde a infância, a ver imagens : a publicidade que a cerca, as revistas que folheia sem ainda saber ler, os ecrãs de televisão e os jogos vídeo. E é convidada a ir buscar às imagens soluções para a sua vida quotidiana. Estas tornam-se suporte de modelos que entram em competição permanente com os dos pais. Mas estes conservam um poder considerável : é sempre a partir das suas reacções que a criança instala os seus primeiros pontos de vista.

Mas como reagir ? Até onde é que as interdições e a obediência pedidas à criança favorecem os seu desenvolvimento e a partir de quando lhe causam prejuízo ? E como evitar o pior das imagens, utilizando-as para o melhor?

Este livro tenta responder a estas questões".
Serge Tisseron


Na Livraria Almedina
Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1
Loja 71 – 2º Piso

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu passei a minha infancia numa zona rural, já havia há muito televisão, desenhos animados e series e filmes, poucos mas muito bons, consolas e conputadores, os primeiros modelos mas para a epoca o maximo, mas passavamos os dias na rua, no campo, na natureza, a procurar bichos, fossem sapos, lagostins, peixes ou outros, agora os adolescentes não saiem de casa, morangos com acucar ou lá o que seja, consola e computador, as formas de sociabilidade antigas parecem estar a desaparecer..
E eu que sou muito novo, a televisão só vai dando lixo, contam-se pelos dedos das mãos os bons momentos em frente dela, as crianças vêm demasiada tv, demasiado lixo, e o que era a caixa negra que poderia trazer muitos beneficos segundo teoricos do seculo passado tornou-se numa maquina assassina de formatação mental.

Anónimo disse...

ha muita gente que não faz mais nada, não haja duvida.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...