terça-feira, 13 de novembro de 2007

Manual para pais cujos filhos vêem demasiada televisão


Informação recebida da Almedina:

Falar de Livros

Manual para pais cujos filhos vêem demasiada televisão,
de Serge Tisseron.

15 de Novembro, 5ª feira, às 19:00 horas
Organização Livraria Almedina e José Carlos Abrantes

Apresentação do terceiro livro da colecção "A Construção do Olhar", das Edições 70, a cargo de Daniel Sampaio que também prefacia a obra. Convidados-surpresa darão curtos depoimentos.

As imagens são, para pais e filhos, uma ocasião formidável e única de estarem próximos. Como poderão os pais estar mais atentos neste aspecto?

"A criança é hoje convidada, praticamente desde a infância, a ver imagens : a publicidade que a cerca, as revistas que folheia sem ainda saber ler, os ecrãs de televisão e os jogos vídeo. E é convidada a ir buscar às imagens soluções para a sua vida quotidiana. Estas tornam-se suporte de modelos que entram em competição permanente com os dos pais. Mas estes conservam um poder considerável : é sempre a partir das suas reacções que a criança instala os seus primeiros pontos de vista.

Mas como reagir ? Até onde é que as interdições e a obediência pedidas à criança favorecem os seu desenvolvimento e a partir de quando lhe causam prejuízo ? E como evitar o pior das imagens, utilizando-as para o melhor?

Este livro tenta responder a estas questões".
Serge Tisseron


Na Livraria Almedina
Atrium Saldanha
Pç. Duque de Saldanha, 1
Loja 71 – 2º Piso

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu passei a minha infancia numa zona rural, já havia há muito televisão, desenhos animados e series e filmes, poucos mas muito bons, consolas e conputadores, os primeiros modelos mas para a epoca o maximo, mas passavamos os dias na rua, no campo, na natureza, a procurar bichos, fossem sapos, lagostins, peixes ou outros, agora os adolescentes não saiem de casa, morangos com acucar ou lá o que seja, consola e computador, as formas de sociabilidade antigas parecem estar a desaparecer..
E eu que sou muito novo, a televisão só vai dando lixo, contam-se pelos dedos das mãos os bons momentos em frente dela, as crianças vêm demasiada tv, demasiado lixo, e o que era a caixa negra que poderia trazer muitos beneficos segundo teoricos do seculo passado tornou-se numa maquina assassina de formatação mental.

Anónimo disse...

ha muita gente que não faz mais nada, não haja duvida.

O FÍSICO PRODIGIOSO

  Cap. 43 do livro  "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...