sábado, 18 de dezembro de 2010

Curso Intensivo de Latim

Face à ausência do Latim no currículo do Ensino Básico e quase ausência do currículo do Ensino Secundário, é com grande alegria que divulgamos um Curso Intensivo de Latim que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de 10 a 21 de Janeiro de 2011, entre as 16.00 e as 19.00 horas.

Apresentação: O Curso oferece uma introdução à língua latina como chave de acesso a todo um património literário, científico, filosófico, jurídico, artístico e espiritual, de que é herdeiro todo o Ocidente. Estudar-se-ão textos simples, preferencialmente adaptados e seleccionados de acordo com a formação do público inscrito, passando por pequenas expressões latinas, densas de significado, que tendem a ser usadas erroneamente ou antes a ser suprimidas.

O curso integra um forte componente gramatical (que inclui a aquisição das principais estruturas da língua) com o estudo ocasional da etimologia que ilumina as diversas línguas maternas. Pretende assim ser também um auxílio para todos quantos desejam conhecer e dominar melhor as estruturas da sua própria língua.

Público-alvo: Investigadores (de todas as áreas), estudantes de 2.º ou de 3.º ciclo, historiadores, arqueólogos, juristas, músicos e musicólogos, eclesiásticos e religiosos, bibliotecários, arquivistas, profissionais de comunicação, professores, jovens licenciados, ou todos quantos, por interesse próprio, desejem iniciar-se no estudo da língua latina, ou simplesmente renovar as suas competências e recuperar o estudo que fizeram há anos.

Mais informações aqui.

9 comentários:

  1. O corte... era de esperar! JCN

    ResponderEliminar
  2. Ahhhh, se o curso fosse em Lisboa, inscrevia-me. O latim é importantíssimo para entender o seu filho chamado "Português".

    PSJ

    ResponderEliminar
  3. O seu filho ou a sua filha? JCN

    ResponderEliminar
  4. Tem razão, caro amigo, porque Lisboa... sempre é a capital! JCN

    ResponderEliminar
  5. Por mim tanto pode ser a sua - língua - filha como o seu - idioma - filho.

    ResponderEliminar
  6. E por que não... pai ou mãe? JCN

    ResponderEliminar
  7. Adoraria frequentar, com o meu filho de 12 anos, mais para mais porque é referido que se destina (também) a alunos do 2º ciclo, mas depois, a carga horária contraria esse destino.

    Não há qualquer forma de manter um puto interesado durante 3 horas diárias, uma semana inteira. :/

    ResponderEliminar
  8. A propósito do latim sugere-se a leitura gratuita de textos electrónicos da revista Dictynna (revue de poétique latine).

    Afigura-se que a indicação pecará por tardia, mas fica para a posteridade, e um convite para o meu bom amigo JCN nela mergulhar, nesta época Natalícia,

    ResponderEliminar
  9. "Tem razão, caro amigo, porque Lisboa... sempre é a capital! JCN" : 1ª lição de Latim para os alunos de lisboa : " Asinus asinum fricat".

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.