quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O REGIME DO EU E DOS QUE SENTEM COMO EU

Moisés Adão Martins, professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, foi, em 2019, convidado especial do Dia da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo, nessa ocasião, dado uma entrevista a estudantes da área de Comunicação. Vale a pena que educadores, professores, directores, investigadores... a ouçam e voltem a ouvi-la. Muito do que o sociólogo diz, reportado ao modo contemporâneo de pensar, entrou na educação escolar, instalou-se e dita a sua essência. Mas é da responsabilidade dos estudiosos e profissionais pensar nisso e escolher. Esta é a mensagem com que termina a sua intervenção. 


NOTA: Em 2016, Carlos Fiolhais escreveu uma excelente nota ao livro do mesmo autor "Crise no Castelo da Cultura. Das Estrelas para os Ecrãs". Estando ele disponível online, recupero o link (aqui) para que o Leitor, caso queira, o possa consultar.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...