segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O MEU POSTAL DE NATAL DE 2022

 


O meu postal de Natal  de 2022 é «Cosmic Cliffs»,  uma das imagens mais espectaculares do Telescópio Espacial James Webb da NASA, "Breakthrouth of the Year" para a "Science".

Tendo o telescópio sido lançado no dia de Natal de 2021, em Julho foi divulgada esta imagem e já há trabalhos  ientíficos baseados nela divulgados há dias numa conferência em Baltimore. Parece uma montanha recortada contra o céu nocturno, mas trata-se de uma nuvem de gás do agregado estelar da constelação Carina  NGC 3324 (também chamado Gabriela Mistral em homenagem à poeta chilena, cuja face alguns descortinam no céu), com uma cavidade por cima aberta por luz energética.

 Nos limites dessa nuvem, devido à grande pressão,  há uma «maternidade» de estrelas, reveladas aqui pela emissão de infravermelhos. Um dos objectivos do James Webb é precisamente conhecer melhor o nascimento das estrelas, que resulta da junção de hidrogénio molecular. As estrelas da NGC 3324 estão a nascer a escassos 7600 anos-luz do nosso Sol.

Escolhi a imagem porque Natal significa nascimento. E porque em breve vai nascer um novo ano e - haja esperança! -  vão continuar a nascer estrelas, muito provavelmente todas elas com planetas.

Boas Festas e Óptimo Ano Novo!
Natal de 1922
Carlos Fiolhais

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...