quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A robótica a alta velocidade

Novo post convidado de J. Norberto Pires:

A Universidade de Stanford juntou-se ao fabricante alemão de automóveis AUDI e estão a mudar a forma como vemos os automóveis. O robô que construíram, baseado num AUDI TTS, vai competir na famosa Pikes Peak em 2010, cujo objectivo é subir uma encosta de montanha no menor tempo possível. A AUDI já tinha ganho há uns anos com o famoso AUDI QUATRO, com um piloto ao volante. Aliás o record da subida é dessa altura e pertence à AUDI.

Agora vai ser um carro autónomo. Controlado à distância, mas sem condutor e com a maioria das coisas feitas pelo computador de bordo. Ou seja, o carro subirá sozinho. E diz a AUDI que será para bater o seu próprio recorde. Impressionante.



Em Portugal está a nascer um desafio para condução autónoma feita por robôs. É o Critical Challenge, promovido pela recém-criada CRITICAL MOVE, uma empresa de Coimbra - claro, digo eu :-) - que é uma spin-off da Critical Software. Vale a pena acompanhar. A malta da Critical costuma surpreender. ;-)

J. Norberto Pires

Sem comentários:

O corpo e a mente

 Por A. Galopim de Carvalho   Eu não quero acreditar que sou velho, mas o espelho, todas as manhãs, diz-me que sim. Quando dou uma aula, ai...