quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O CLUBE DA HIPOTENUSA 2

Outro excerto do livro de Claudi Alsina "O Clube da Hipotenusa":

A maçã da Apple

"Alan Turing (1912-1954) foi um genial matemático, pioneiro nas ciências da computação ("máquina de Turing") e alguém que contribuiu para adiantar o desfecho da Segunda Guerra Mundial, ao decifrar os códigos alemães. Sendo a sua homossexualidade incompreendida naquela época, o próprio Alan acreditou no princípio de que as suas tendências sexuais eram uma doença e aceitou um estúpido tratamento médico. A sua "morte por ingestão de cianeto", aos 42 anos, nunca foi completamente esclarecida. Junto ao seu leito de morte apareceu uma maçã, apenas um pouco mordida. Ponto final.

Por que razão o logótipo dos computadores Apple é uma maçã? Um lenda internauta diz que é por causa da maçã de Alan Turing. Mas tal não é de modo algum razoável, pois seria de muito mau gosto evocar Turing mediante a maçã com cianeto da sua morte. Quando, em 1976, nasceu a Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, com a ajuda de Roland Wayne, desenharam um logótipo complexo com um homem debaixo de uma árvore com uma maçã (possível referência a Newton) mas logo de seguida foi adoptado um logótipo apenas com a maça arco-íris e depois uma maçã com uma cor brilhante. Antes dos logótipos, os dois Steven tinham já decidido o nome 'Apple' ".

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...