sábado, 31 de outubro de 2009

Prémios Nobel

Como de outras vezes, destacamos a coluna de J. Pio de Abreu no"Destak":

A atribuição dos Prémios Nobel pela Real Academia Sueca das Ciências tornou-se um acontecimento central da aldeia global. Há muito tempo que a Academia Sueca sabe que os seus prémios não se dirigem ao passado, mas têm um impacto notável na visibilidade dos galardoados e na aceitação das suas mensagens. Foi assim que a atribuição do prémio a Ramos Horta e Ximenes Belo, não só reconheceu a sua luta, mas influenciou decisivamente o nascimento da primeira nação do século XXI e terminou com um possível genocídio do povo de Timor.

Este ano, houve quem criticasse a "precoce" atribuição do prémio da paz a Barack Obama. Curiosamente, os críticos vieram das fileiras dos saudosos da beligerância de direita de Bush, ou dos beligerantes teóricos da esquerda radical. Talvez ignorem que a eleição de Obama restituiu a dignidade à humanidade não branca e sem olhos azuis. E também não repararam que todo o percurso de Obama se baseou no estabelecimento de pontes e contactos não beligerantes.

Pouco se falou do Prémio Nobel da Economia, que pode ser mais significativo. A Elionor Ostrom, foi-lhe reconhecido o seu trabalho sobre a administração de empresas cooperativas. Oliver Williamson notabilizou-se pelo estudo das transacções contratuais e negociais nas margens de empresas de carácter diverso. Ambos trabalharam sobre economias alternativas fora dos mercados convencionais. Se algum prenúncio existir, ele tem a ver com o fim do absolutismo do mercado e das teorias económicas predadoras.

J.L. Pio Abreu

4 comentários:

Manuel disse...

1) O premio Nobel da paz nao e atribuido pela academia Sueca mas por uma comissao do parlamento Noruegues.

2) O premio Nobel da economia nao existe.

joão boaventura disse...

Manuel

O prémio Nobel de Economia existe.

Veja aqui

Manuel disse...

Voce so pode estar a brincar!



Contrapoe como fonte contra uma pagina oficial da fundaco Nobel uma pagina manhosa da net nao associada oficialmente ao premio.



Caso tenha duvidas o site oficial da fundacao Nobel diz indubitavelmente "The Prize in Economics is not a Nobel Prize.". Em portugues "O premio da economia nao e um premio nobel.



Como e possivel nao perceber isto?



O premio "do banco sueco para as ciencias economicas" foi criado a revelia da fundacao nobel e nunca e designado oficialmente por premio nobel por quem o atribui.



Desconfio que vosse nao esteja aqui de boa fe. O autor pode passar apenas por ignorante mas depois ler a pagina oficial e escrever o que vosse escreveu nao vejo cmom isso possa acontecer consigo.



Nao aldrabe os leitores.

joão boaventura disse...

Manuel

Não sei distinguir entre o link que apontou e o link que lhe indiquei, para certificar qual é o oficial. De qualquer forma a informação que deu a respeito do Prémio da Economia, em vez de Prémio Nobel da Economia, figura igualmente nos dois links.

Contudo se verificar no link que me indicou, aqui, apesar de a Economia fugir à elencagem dos Prémios Nobel, verificará que o da Economia aparece sob o chapéu “2009 Nobel Prizes”, e consuetudinariamente aparecerá generalizado, mesmo sabendo-se das explicações factuais da especificidade da área Economia, como justificativo da sua inclusão no painel.

E no link que lhe forneci, as informações são totalmente idênticas, mesmo considerando que não seja o oficial.

SE NÃO HÁ PROFESSORES, ENTÃO, ACABE-SE COM OS PROFESSORES!

Com frequência, tomo conhecimento de iniciativas, de projectos, de empreendimentos declarados disruptivos e inovadores destinados a apoiar, ...