sábado, 17 de outubro de 2009

'CAIS' ESPECIAL DEDICADA AOS PORTUGUESES EXPLORADORES DO UNIVERSO


Informação recebida da organização do Ano Internacional da Astronomia:

No ano que a ONU dedicou à Astronomia, a Revista CAIS vai lançar um número especial sobre os investigadores e as empresas portuguesas que estão a ajudar-nos a conquistar o Espaço.

Os investigadores e as empresas portuguesas que todos os dias trabalham na linha da frente da exploração espacial vão estar em destaque na edição especial da revista 'CAIS', que será lançada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no dia 20 de Outubro às 18 horas. A iniciativa conta com o apoio do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) e da Agência Ciência Viva.

Numa 'CAIS' especial que alia a divulgação científica à espectacularidade das imagens sobre o Universo, o público poderá saber mais acerca dos cientistas portugueses que trabalham na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Astronómico do Sul (ESO). Em destaque estarão também duas empresas nacionais que produzem tecnologia de ponta para o mercado aeroespacial internacional: a Critical Software e a Active Space Technologies.

"No contexto da missão de promover a cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa, a publicação de uma edição da revista CAIS exclusivamente dedicada a um tema científico permite-nos chegar a uma parte da população que está normalmente mais afastada da ciência e da tecnologia. Vai ser um canal privilegiado para dar a conhecer a importância da ciência no desenvolvimento da sociedade moderna, e no desenvolvimento futuro do nosso próprio país", sublinha Ana Noronha, directora executiva da Ciência Viva.

Para o Comissário Nacional do AIA 2009, João Fernandes, "a associação entre AIA e a revista 'CAIS' é uma forma original de transmitir uma das ideias mais fortes das celebrações do Ano Internacional da Astronomia: a Astronomia como veículo de progresso social, cultural e científico/tecnológico das nações".

No Pavilhão do Conhecimento, a cerimónia de lançamento da revista contará, durante todo o dia e até às 18 horas, com sessões gratuitas de planetário para todos os visitantes. Na apresentação estarão presentes, para além de astrónomos e associações que desenvolvem trabalho de intervenção social, o comissário nacional para o AIA 2009, João Fernandes, o presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia, Miguel Avillez, a directora executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, e o director da CAIS, Henrique Pinto. A entrada é livre.

O lançamento da revista no Pavilhão do Conhecimento tem, para a 'CAIS' um significado especial. Para além de promover a divulgação da Astronomia ao público em geral, é sobretudo uma forma de "integração, inclusão e capacitação social de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza, através do Conhecimento e do enriquecimento intelecto-cultural proporcionado pela visão de um 'admirável mundo novo' que será, de facto, para estas pessoas, o contacto com a Astronomia, em particular, e com a Ciência e Tecnologia, no geral", explica Amílcar Fidélis, da direcção editorial da revista.

Por outro lado, sublinha o responsável, "um evento desta natureza - a sua divulgação mediática e junto das 'elites' culturais, académicas e científicas - terá impacto para o contínuo reforço e fortalecimento das capacidades da Associação CAIS, na sua luta diária contra a pobreza em Portugal e na captação de novos parceiros que se juntem no apoio à nossa causa".

Teresa Lago, uma das figuras de referência da Astronomia em Portugal, é outro dos rostos da edição especial da 'CAIS'. À revista, a investigadora fez um balanço das conquistas passadas e dos desafios que enfrentam as instituições astronómicas da Europa, nas quais Portugal está representado.

Para sentir o pulso do futuro da Astronomia em Portugal, a 'CAIS' conversou ainda com os dois vencedores da última edição das Olimpíadas Nacionais da Astronomia.

Mas porque o estudo dos astros tem também um passado que importa conhecer, o público poderá também descobrir neste número especial um pouco mais acerca do seu percurso histórico, desde as manifestações astronómicas mais remotas até ao pioneiro da ciência em Portugal, Pedro Nunes.

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...