segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COMO CONSTRUIR UM ROBÔ


Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

Dia 25 de Outubro no Museu da Ciência da UC

Norberto Pires, especialista em Robótica, e dois robôs autónomos vão mostrar às famílias como é que as matérias simples, e até aborrecidas, que se aprendem na escola podem dar origem a máquinas que exploram o Universo.

Há robôs pioneiros na exploração espacial, outros encarregam-se de tarefas perigosas nas fábricas e outros há que ajudam idosos no seu dia-a-dia. E o que é que todos eles têm em comum? São construídos graças a conhecimentos que todos os dias são ensinados nas escolas de todo o país. No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), pequenos e graúdos vão poder aprender com um dos maiores especialistas portugueses da área como é que se constrói e programa um robô. A sessão terá lugar no dia 25 de Outubro (domingo) às 11 horas e contará com a presença de dois robôs autónomos.

Na próxima sessão do ciclo "Ciência em Família", Norberto Pires, investigador da UC e fundador da Sociedade Portuguesa de Robótica, irá "viajar" com as famílias até Marte, o planeta que os robôs da NASA estão a explorar, e mostrar como é que estas máquinas se constroem, programam e operam. Com a ajuda de dois robôs autónomos e um robô didáctico usado em competições, crianças e adultos poderão ainda descobrir as capacidades destes "seres tecnológicos" imprescindíveis a áreas tão distintas como a investigação espacial, a indústria e a medicina.

"A robótica está no dia-a-dia de todos nós. E existe uma certa tendência para fantasiar esta relação com robôs. Por isso, faz sentido que se mostre que afinal os conceitos envolvidos são bem fáceis de apreender e compreender", explica Norberto Pires.

"Coisas aparentemente simples, ou até aborrecidas, que as crianças aprendem nas aulas de matemática, física, ciências da natureza e informática podem ser usados para fazer coisas admiráveis como robôs que fazem exploração espacial, por exemplo, ou trabalham por nós nas fábricas fazendo as tarefas aborrecidas e perigosas, ou ajudam idosos, ou... todas essas coisas que vemos os robôs fazerem", sublinha o investigador da Universidade de Coimbra.

De resto, frisa Norberto Pires, a robótica é uma área onde Portugal, apesar da sua dimensão, tem ganho relevo internacional. "A robótica tem muito futuro em Portugal. O conjunto de realizações tem sido relevante, e o reconhecimento internacional é meritório", explica. "Portugal tem grupos de I&D em robótica importantes no panorama europeu, estando envolvido em vários projectos de I&D dos vários programas quadro da União Europeia. Com a devida ponderação da nossa dimensão (somos um país pequeno), Portugal tem um desempenho em I&D na área da robótica muito interessante e reconhecido".

A participação no programa "Ciência em Família" custa 3 euros por pessoa e requer marcação prévia. A inscrição poderá ser feita presencialmente no Museu da Ciência ou através do telefone 239 85 43 50.

Os interessados poderão espreitar aqui um dos robôs que será usado na sessão.

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...