sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A última aula de Maria de Sousa

"Hoje, dia 16 de Outubro, por esta hora, Maria de Sousa, investigadora de prestígio internacional na área das ciências biomédicas, dá a sua última aula antes da sua jubilação, numa sessão aberta ao público que terá lugar no Salão Nobre da Universidade do Porto.

Maria de Sousa é uma cientista com mais de 40 anos de investigação reconhecidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o prémio Estímulo à Excelência. A futura jubilada exerceu actividade científica em Inglaterra, Escócia e Estados Unidos antes de se tornar docente na U.Porto e coordenadora de investigação no IBMC - Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto.

A investigadora é especialmente reconhecida no meio científico internacional pelos seus artigos científicos publicados em 1966, enquanto investigadora do Imperial Cancer Research Fund (Londres), que se tornaram cruciais na definição da estrutura funcional dos órgãos que constituem o sistema imunológico. Posteriormente, Maria de Sousa conduziu a sua linha de investigação para o sistema imunológico de pacientes com uma doença genética de sobrecarga de ferro, a hemocratose hereditária, bastante comum em Portugal. Empenhada no desenvolvimento destes estudos, em 1985 instala-se no Porto e no IBMC.

Desde essa altura, para além do seu trabalho de campo, Maria de Sousa tem dado um enorme contributo à vertente académica do instituto, especialmente no que toca ao ensino pós-graduado. Foi a fundadora, e principal impulsionadora, do GABBA - Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology da Universidade do Porto, o primeiro doutoramento de verdadeiro alcance internacional em Portugal.

Comprovando a preponderância da obra da cientista no panorama nacional, as celebrações da jubilação de Maria de Sousa vão-se estender durante todo o fim-de-semana. Em Cascais, um simpósio científico e uma sessão de homenagem vão reunir alguns dos mais importantes nomes da ciência e cultura nacional e internacional."

Poderá consultar-se o programa aqui.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...