quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"O INSTITUTO" EM LINHA

Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Edição digital da histórica revista O Instituto é apresentada na próxima segunda-feira

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra apresenta, na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro, pelas 15 horas, na Biblioteca Joanina, a edição digital de O Instituto: Revista Científica e Literária. Esta revista, publicada pelo Instituto de Coimbra, entre 1852 e 1981, num total de 141 volumes, encontra-se agora integralmente digitalizada e “on line”, com mais de 76 mil páginas disponíveis, muito em breve, em http://bdigital.bg.uc.pt .

Nesta sessão, presidida pelo Director da Biblioteca Geral, Prof. Doutor Carlos Fiolhais, e que contará com a presença do vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Prof. Doutor Francisco Sepúlveda Teixeira, será ainda apresentada uma ferramenta inovadora de pesquisa em texto integral, que faculta o acesso à informação por autor, título e palavra significativa. Para além disso, esta nova ferramenta permite o download dos artigos.

A edição digital de O Instituto: Revista Científica e Literária é fruto do Projecto “Instituto de Coimbra”, desenvolvido pela Biblioteca Geral, desde Julho de 2008, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entre os objectivos deste projecto, salientam-se ainda a catalogação da biblioteca e do acervo arquivístico, bem como a investigação sobre a história desta antiga academia científica e literária.

O Instituto de Coimbra, fundado em 1852, foi uma das mais prestigiadas academias nacionais, tendo desenvolvido acção nas áreas das Ciências Físico-Matemáticas, Sociais e Humanas, assim como da Literatura. O Instituto obteve financiamento régio por portaria de 1853, como contrapartida da publicação nas páginas da revista das decisões do Conselho Superior de Instrução Pública, pelo que os interessados na história da educação entre nós passam agora a ter uma nova fonte facilmente acessível.

Entre as actividades do Instituto de Coimbra, devem salientar-se as escavações das Ruínas de Conímbriga, que permitiram reunir valiosas colecções de arte e de arqueologia que integram hoje o acervo do Museu Nacional Machado de Castro.

Entre as personalidades nacionais e estrangeiras que pertenceram ao Instituto destacam-se Alexandre Herculano, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Ricardo Jorge, Joaquim de Carvalho, Egas Moniz, Eugénio de Castro, Sousa Viterbo, Miguel de Unamuno, Alfred Baudrillart, D. Carlos I, Raymond Poincaré, Anselmo Ferraz de Carvalho e Luís de Albuquerque.

A biblioteca do Instituto de Coimbra compõe-se de publicações periódicas e monográficas, resultando um número significativo de revistas da permuta que esta academia estabeleceu com outras academias congéneres nacionais e estrangeiras. Entre estes títulos, encontramos o Boletin de la Real Academia de la Historia, Brotéria, Bulletin of the New York Public Library, Revue des Deux Mondes, Seara Nova e Smithsonian Year. Por outro lado, o acervo arquivístico integra um conjunto de documentos que retratam a vida e a acção da instituição e das personalidades que a dirigiram ao longo de mais de um século. Entre esta documentação, destacam-se os manuscritos das Memórias de Castilho, relativos a António Feliciano de Castilho.

A equipa responsável pelo Projecto Instituto de Coimbra, dirigida pelo Director da Biblioteca, é coordenada tecnicamente pelo Doutor Jorge Pais de Sousa, bibliotecário do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade, e conta com a colaboração de Licínia Ferreira, Cláudia Filipe e Joaquim Veríssimo, todos eles bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Sem comentários:

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...