quinta-feira, 9 de julho de 2009

O HOMEM E A LUA


A propósito dos 40 anos da ida do homem à Lua o jornal universitário "A Cabra" (C) fez-me algumas perguntas. Aqui estão elas com as respectivas respostas:

C- O que fez os Estados Unidos mandar astronautas para a Lua?

CF- Há um motivo maior e há um motivo menor. O motivo maior não é nacional, mas de toda a humanidade. Os astronautas foram a Lua porque o homem sempre quis ir mais longe. Foram à Lua pela mesma razão que levou os descobridores portugueses a avançar nos oceanos desconhecidos. Porquê a Lua? Parafraseando o explorador inglês que primeiro tentou escalar o Everest: "Porque estava lá!" A Lua é a primeira "estação" que se encontra quando se viaja no espaço a partir da Terra. Não está muito perto, mas também não está muito longe. O motivo menor, embora importante, foi decerto a competição entre os Estados Unidos e a União Soviética nos anos da guerra fria. O Presidente Kennedy anunciou em 1961 que, antes do fim dessa década, um astronauta americano estaria a pisar a Lua e esse anúncio cumpriu-se. Os Estados Unidos mobilizaram para o efeito um conjunto impressionante de meios. Tão impressionante que a viagem não voltou a ser repetida depois do grande êxito que foi a concretização do programa Apollo. Terá valido a pena? A melhor resposta talvez seja a que foi dada pelo primeiro astronauta lunar, Neil Armstrong: "Foi um pequeno passo para o homem mas um passo de gigante para a humanidade". Pela minha parte, espero que esse passo volte em breve a ser dado.

C- Qual a sua opinião acerca da teoria da conspiração segundo a qual os homens nunca foram à Lua? Acredita que o homem lá tenha ido?

CF- Essa teoria da conspiração é tão absurda que não vale a pena perder um minuto com ela. Está ao nível de teorias segundo as quais Elvis Presley ainda está vivo ou a CIA preparou os ataques do 11 de Setembro às torres gémeas. Einstein terá dito: "Sá há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, e quanto à primeira não tenho a certeza". Aposto que não demorará muito a surgir uma teoria segundo a qual Michael Jackson ainda está vivo ou que Bin Laden está disfarçado dentro da Casa Branca...

C- Acha que na década de 60 havia tecnologia suficientemente poderosa para fazer a viagem?

CF- Sim, claro. Tanto havia que a viagem se fez e até várias vezes.

C- Mas, relativamente aos argumentos da teoria da conspiração, apresentados na Internet, como lhes responde?

CF- As pessoas que inventam essas patetices é que têm de as provar, não sou eu que tenho de as rebater. Era só o que faltava que qualquer pessoa dissesse um qualquer disparate e o ónus da prova do disparate ficasse do lado de quem o tivesse ouvido. De qualquer modo, encontram-se na web respostas adequadas a afirmações desse tipo, que revelam o mais profundo desconhecimento de leis físicas, químicas e geológicas. Na Internet há muito, muito lixo mas também há, felizmente, bastantes produtos de limpeza.

C - Porque é que os Estados Unidos não voltaram a enviar nenhuma missão à Lua?

CF- Acima de tudo por falta de vontade política, num mundo onde já não há guerra fria. A tecnologia para repetir a proeza é conhecida e está acessível, embora não seja barata. Espero que a ideia de uma base habitada na Lua ganhe força assim como a ideia de a usar para servir de trampolim numa viagem mais além, nomeadamente ao planeta Marte. Um pouco mal comparado, é semelhante ao estabelecimento pelos descobridores portugueses de uma base na ilha da Madeira antes de avançarem para sul, na costa de África... Será o Presidente Obama capaz de relançar o sonho espacial? Que sim, é o meu oxalá.

13 comentários:

Anónimo disse...

Como qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos sobre história dos descobrimentos portugueses sabe, os portugueses não avançaram nos oceanos desconhecidos simplesmente (ou mesmo nada) porque estes "estavam lá". Houve - como sempre há nestas coisas dos "descobrimentos" - uma trama complicada de razões económicas, militares, tecnológicas e sociais.
Fiolhais, deprimente pobre, uma vez mais.

Anónimo disse...

"Era só o que faltava que qualquer pessoa dissesse um qualquer disparate e o ónus da prova do não-disparate ficasse do lado de quem o tivesse ouvido."

Este argumento convence muito. Não sei qual das partes do argumento, se esta "Era só o que faltava" ou esta "prova do não-disparate", é a decisiva.

Quem tem o ónus da prova é quem afirma a existência de algo, neste caso, do evento da alunagem. Catalogar como disparate a dúvida não serve para inverter o princípio... nem mesmo como argumento de autoridade como é o caso. E depois chamar os "amiguinhos" Einstein (e porque não o t'Hooft) para ridicularizar as suspeitas de alguns é, digamos, típico.

Isto é a alavanca da ignorância, ridicularizar os outros e, pior, chamar os amiguinhos.

Custava alguma coisa admitir que não sabe se é verdade, mas que a fonte que diz que é verdade é credível, tão credível que nunca se preocupou em questionar. E depois acrescentar que a credibilidade da fonte que diz que é verdade supera a que diz que não é, de tal forma que, para quem tem mais que fazer, aceita a primeira e esquece a segunda?

Para alguém de física, devia saber melhor.

Pedro Sequeira disse...

Não estou tão seguro quanto Fiolhais. ainda que peque (e admito-o) por conhecimentos, sempre ouvi dizer que a lua não possui atmosfera, e se assim o é, como é que a bandeira americana parece "voar ao sabor do vento" nas fotografias conhecidas do acontecimento?

Outra questão tem a ver com as prioridades: Relembrando Saramago aquando da entrega do Nobel; com tantos problemas aqui em baixo, eles só pensam em subir (não sei se assim foi proferido), a minha questão é Com tanta miséria, fome, guerras e descriminizações aqui na Terra, porquê gastar biliões e biliões de euros (ou dólares) na conquista de um lugar inóspito, sem vida, ainda que atraente?

Aguardo Resposta

Miguelito disse...

Com tanto problema na Terra como fome, doença e violência e existem seres desprezíveis que gastam a maior parte da sua energia a escrever livros que não ajudam nada a resolver estes problemas. Pura masturbação do ego!

Ainda por cima recebem prémios milionários e depois não os utilizam para resolver esses problemas.

Adoro hipócritas em doses moderadas o problema é que esta dose não é muito moderada.

Anónimo disse...

Foram à Lua porque estava lá. Lê-se e espanta-se. É uma teoria que explica todos os acontecimentos da História. É como a hipótese da existência de um Deus todo poderoso. As árvores crescem porque Deus quer, as espécies existem porque Deus as criou. Há mais adeptos do criacionismo do que pensamos. Quanto ao ónus da prova não é uma posição científica, isto é, de alguém interessado em descobrir o que é. Mas serve para tentar embasbacar o oponente. Do ponto de vista lógico, podemos considerar que a afirmação "o homem foi à Lua" é um disparate. Descarto essa hipótese e digo que quem afirma disparates tem o ónus da prova e eu que digo que não foi lá nada tenho a provar.
As asneiras saem das bocas de onde menos se espera.
Sei que também escrevo um chorrilho de asneiras mas eu sou um anónimo irrresponsável. Caso contrário não escreveria...e isso prova que é útil a existência de anónimos da Net.

Filipe Oliveira disse...

Caro Pedro,

a razão da bandeira abanar como se estivesse ao sabor do vento deve-se à falta de atrito. A bandeira demora muito a estabilizar depois de abanada pelo astronauta. Aconselho-o a ver este pequeno video de 4 minutos, em que a experiencia é recreada numa camara de vácuo, na Terra.
http://www.youtube.com/watch?v=hMBCfuKs9i8
Cumprimentos,
Filipe Oliveira

myrogarcia disse...

Algumas das questões levantadas sobre a viagem a lua ainda não foram devidamente esclarecidas.Depois de ler algumas explicações ridículas publicadas pela nasa sobre a viagem como em relação a falta de estrelas nas fotos tomadas na lua.Eles afirmam que não aparecem estrelas porque o traje era muito claro e que para aparecer o astronauta tiveram que reduzir o tempo de exposição do filme.Ora que tem tecnologia para viajar a lua devia saber resolver estas coisitas.

Saulus from Inner Space disse...

Myrogarcia, tire uma fotografia ao céu estrelado e diga-me o que vê... Depois experimente comprar um tripé e regule a exposição do filme por forma a conseguir qualquer coisita. Lembro-me que para conseguir fotografias do cometa Hale Bopp tive que colocar fita cola no disparador da máquina fotográfica e esperar... Não me recordo do tempo que foi necessário, mas garanto-te que foi algum. Não me lembro de ver o Buzz Aldrin, ou o Armstrong com estes requintes.. Foi disparar em milésimas de segundo....

Anónimo disse...

uau! muito bons seus argumentos! falou, falou e não disse nada.
se suas conclusões sobre o assunto são tão obvias assim, por que não trazer argumentos inteligentes? ao contrário disso, apenas ataca aqueles que questionam um pouco sobre o que realmente pode ser verdade. típico de quem não tem argumentos para apresentar. pura falta de conteúdo.
já que pensa tão mal dos que conseguem perceber motivações menos óbvias para acontecimentos como a suposta ida do homem à lua e o ataque de 11 de setembro, te indico o filme wag the dog.
ele mostra o máximo da ignorância gerada pela crença cega na mídia por parte do grande público, afinal "é claro que é verdade! eu vi na televisão!"

Anónimo disse...

como é fácil acreditar em mentiras . é só se deixar levar pelos desejos , nesse caso , propriamente , o de superação ( O poder fazer mais , ir além ).
O homem pisar na lua . Não que não seja possível.
( Creio que o é) E até , confesso , cheguei a acreditar que havia sido feito . Mas analizando os fatos que envolvem o caso pude ver que estava enganado , asim como todos que hoje crêem nessa deslavada mentira . Pra quem duvida disso basta pensar um pouco mais sobre o assunto , usando a razão e ,(deixando a emoção ).

Unknown disse...

o pai da mentira é o diabo,mas não ha nada encoberto q não seja revelado.as veses homens maldósos estão no poder por isso que nos sofremos em geral.como a farsa da proteção da natureza. um grande empresario desmata quanto quizer na amazonia ,porque o dinheiro compra quase tudo,até a inocencia do culpado.e todos sofreremos as consequencias.claudivinoqueiroz@bol.com.br

Anónimo disse...

larga mao de serem idiotas... HIPOCRITAS!!!!!
uma pergunta: Porque toda vez que toca no assunto A FARSA DO HOMEN A LUA todos que tentam argumentar alguma coisa toca no assunto do FALSO ATTACK TERRORISTA A WTC??????

Anónimo disse...

o "astronauta" "nao teve tempo" de tirar varias fotos ", mas teve tempo de tampar a clatera debaixo do foguete

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...