quarta-feira, 22 de julho de 2009
MUSEU CONVIDA AVÓS E NETOS A DESCOBRIREM OS GIGANTES DO PASSADO
Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:
Eram gigantes e, aos nossos olhos, podem até parecer muito estranhas. Mas não eram, de todo, extraterrestres. Nadas e criadas no nosso planeta, criaturas como as preguiças gigantes deixaram-nos as marcas da sua presença na Terra. No dia 26 de Julho (domingo), o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) desafia avós e netos a conhecerem os seres invulgares que já habitaram o nosso planeta.
Para comemorar o Dia dos Avós, o primeiro laboratório de química construído em Portugal, abre as portas, das 10 às 18 horas, para um dia recheado de aventuras científicas. Numa visita à exposição "Darwin 150, 200", avós e netos poderão ainda reviver a viagem de Charles Darwin a bordo do navio Beagle, na qual o naturalista inglês fez descobertas sobre o mundo natural que mudariam para sempre a nossa forma de ver o mundo. Pequenos e graúdos poderão assim conhecer, com base em espécimes do acervo da Universidade de Coimbra e de alguns dos maiores museus europeus, as raízes da famosa teoria da evolução, que catapultaria Darwin para os anais da história.
Com a ajuda dos avós, o mais pequenos poderão ainda descobrir os segredos dos fósseis e até saber como podem começar uma colecção bem diferente daquelas a que estão habituados.
Entre as 16 e as 17 horas, o Museu vai também acolher contadores de histórias. Avós e netos poderão assim ouvir alguns dos mais fascinantes contos tradicionais relacionadas com o céu. Estas histórias, narradas por Helena Faria e José Geraldo (da Camaleão - Associação Cultural) foram recolhidas por todo o mundo no âmbito do projecto "O Céu dos Nossos Avós", promovido pelo Ano Internacional da Astronomia (AIA2009).
A participação nas actividades do Dia dos Avós custa apenas 3 euros por pessoa (1,50 euros para estudantes e para adultos maiores de 66 anos). Para mais informações, os interessados poderão aceder à página do Museu da Ciência da UC (www.museudaciencia.org) ou ligar para o número de telefone 239 85 43 50.
O Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PELITOS
Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
1 comentário:
Olá!
Sou Nathália, não era oque eu queria, pois queria o resumo do "LIVRO" não histórias de avos e netos na vida real.
Mas tá ótimo!
Enviar um comentário