terça-feira, 14 de julho de 2009

O PASSEIO DO BÊBADO


Informação recebida da Bizâncio sobre um livro acabado de publicar:

Título: O Passeio do Bêbado
Subtítulo: Como o Acaso Rege as Nossas Vidas
Autor: Leonard Mlodinow
Colecção: Máquina do Mundo, 27
ISBN: 978-972-53-0432-7
Págs.: 228
Preço: Euros 17,5
______________________________________________________

«Um guia extremamente interessante, e agradável de ler, que mostra como as leis da aleatoriedade afectam as nossas vidas.» (Stephen Hawking)

Pode ser chocante saber que a probabilidade de morrermos num acidente de automóvel, quando vamos comprar um bilhete de lotaria, é duas vezes maior do que a de ganhar a própria lotaria. Neste livro irreverente e instrutivo, o autor mostra-nos que a aleatoriedade, o acaso e as probabilidades são muitíssimo importantes no nosso dia-a-dia. Mlodinow demonstra de modo expressivo que, por exemplo, as classificações escolares, as sondagens políticas ou a ascensão e a queda de uma estrela de cinema, entre tantas outras coisas do nosso quotidiano, são menos fiáveis do que pensamos. Esta viagem original e inesperada pelo acaso e pela aleatoriedade faz-nos recordar que muito do que acontece nas nossas vidas é tão previsível quanto os passos de um homem cambaleante que sai do bar ao fim de uma noite de copos.

2 comentários:

Carlos Medina Ribeiro disse...

O tema do «passeio do bêbado» foi abordado pelo Nuno Crato no 'Expresso' do passado sábado.
A crónica pode ser lida e comentada no blogue onde ele publica - [aqui].

Alexandre Wragg Freitas disse...

Se tantas coisas na vida das pessoas dependem do acaso, como parece ser o caso, não seria de apostar mais fortemente nos mecanismos sociais de atenuação desse acaso?

Ou será que preferimos sociedades ao estilo do "sonho americano", onde todos têm a possibilidade de serem o máximo, embora as estatísticas indiquem que 9 em cada 10 acabam por se tornar o mínimo?

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...