sexta-feira, 17 de julho de 2009

A GRIPE ARGENTINA


Minha crónica publlicada hoje no semanário "Sol":

Em Portugal soa atchim e responde-se santinho. Mas, nos países de língua castelhana, soa atchís e responde-se salud. Se a resposta em português invoca os santos para a cura, a resposta em castelhano deseja simplesmente as melhoras.

A gripe A (H1N1) chamava-se “mexicana”. Mas “argentina” pode vir a ser um nome mais adequado. Na Argentina, agora em pleno Inverno, tem-se ouvido ultimamente muitas vezes atchís e salud. Esse país, que tinha cerca de 1500 casos de gripe A antes das eleições de 28 de Junho último, passou a ter, segundo cálculos do novo ministro da saúde, cerca de 100 000 após as eleições. Embora se trate de um cálculo e não de um número de casos comprovados (a Organização Mundial da Saúde, OMS, a 6 de Julho, só indicava 2485 casos argentinos, dos quais 60 mortais), tudo leva a crer que o governo de Cristina Kirchner ocultou informação sobre o alastramento da gripe. Certo é que, depois dos Estados Unidos o país do tango é hoje aquele com mais casos mortais, tendo ultrapassado o México. E foi por isso que se fecharam teatros, se decretou um “feriado sanitário” e se anteciparam as férias escolares.

O caso da Argentina é importante para nós, pois nos permite saber o efeito do vírus quando vier o frio, numa altura em que ainda não existirão vacinas. Em Portugal, há actualmente cerca de uma centena de casos de gripe A, estando o governo a ter uma acção prudente e sensata. Mas a nova gripe é imparável, sendo previsível um grande aumento da incidência: o virologista João Vasconcelos e Costa estima que, no final de Julho, os infectados cheguem a 2000. Que fazer para enfrentar a doença? Como mais vale prevenir que remediar, o melhor para reduzir os riscos de infecção é seguir as recomendações da directora-geral da OMS:

"São medidas simples que cada um pode tomar para se proteger: descanse, não fume, tenha uma dieta equilibrada para assegurar um alto grau de imunidade e lave as mãos frequentemente com água e sabão.”

Se, apesar disso, surgirem os sintomas da gripe, deve-se recorrer aos serviços de saúde. O vírus pode ser combatido!

3 comentários:

Armando Quintas disse...

a fase de fechar teatros, depois virá a fase de fechar escolas, serviços públicos e eventualmente em caso extremos de impor a lei marcial.
é uma pandemia de histeria, eu sei quando a pandemia vai desaparecer, quando os governos comprarem as vacinas, a gripe A, desaparece, tal como a das aves, depois é só esperar que passe a validade das vacinas, (no caso português, 3 milhões por 45 milhões de euros, segundo se soube ontem) para as deitar para o lixo.
Se eu fosse dono de uma multinacional farmacêutica estaria contente, reforçando o alarmismo e pagando às estações de televisão para inventarem noticias e criarem pânico.
primeiro a das aves, agora porcos, o que virá a seguir? das ovelhas? dos gatos?
no meio de tanta histeria caminhamos a passos largos para um cenário orweliano, para quê tanto drama, se se tomar as medidas recomendadas, que aliás são banais, reduz-se imenso as hipóteses de contagio, senão é ir em tempo útil aos serviços médicos, isto não é uma doença incurável que se apanha hoje e significa morte certa, mas parece ser essa a ideia que se está a fazer passar, abram os olhos e acordem para o que está a construir por detrás da cortina.

Ana Delgado disse...

Eu concordo com o Armando. Infelizmente, pesa mais o dinheiro que o bom senso...
Gostaria ainda de fazer uma peuqena correção: isso de dizer 'santinho' não está generalizado em todo o país. Eu sou do norte (embora viva agora em Lx)e lá dizemos 'viva', termo de que eu gosto muito mais! Quando falo do norte refiro-me ao Minho, Trás-dos-Montes, Douro e por aí. Note-se que ainda é uma grande área de Portugal e é preciso que se saiba que há muitas diferenças no país e, embora a força política esteja centrada em Lx ( ao contrário do que acontece noutros paíse cujas capitais nem sempre albergam o Governo, e por aí), não se pode esquecer do resto do país. Convm também fazere uma rebuscagem à origem e evolucão da língua portuguesa e perceber porque se diz 'viva', 'santinho', etc. Obrigada.

Anónimo disse...

A GRIPE


Desde o princípio desta "Pandemia de Quase Histeria" em que todas as manhãs as primeiras notícias que oiço são "há mais 4 infectados e 7 suspeitos e o total é já de 58 casos". Mas que é isto? Quantas pessoas foram atingidas por esta gripe e quantas morreram? Qual a percentagem de mortalidade e qual a de morbilidade face à população, em Portugal e no mundo?
Sempre me pareceu que haveria por aí uns interessezitos escondidos com várias coisas de fora. Não sei se são estes que aqui se apontam (mas não me espantaria!) ou outros mas tudo isto me cheira um bocado mal. Leiam o que se segue.

PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.
Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centimos. Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves…
…os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…

Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos…25 mortos por ano.
A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.
Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.
Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas
farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos

-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso… -Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo…

-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos…

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… ¿ atrás dos
porcos… não haverá um “grande porco”?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O
principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque…
Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação. Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria
a melhor solução.

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA “PANDEMIA”.





--

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...