sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Bibliotecas da Universidade de Coimbra



Transcrevemos despacho da Lusa sobre as bibliotecas da Universidade de Coimbra:

Coimbra, 22 Fev (Lusa) - Consultar na Internet um original de "Os Lusíadas", guardado num cofre da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, é possível no sítio da instituição, que está a usar as novas tecnologias para digitalizar alguns dos seus tesouros. Datada do século XVI, a edição original do poema épico de Luís de Camões encontra-se guardada, devido ao seu valor, num cofre da Biblioteca Geral, mas uma cópia digital desse exemplar da obra central da literatura portuguesa está disponível no sítio da instituição.

Navegar neste original de "Os Lusíadas" é possível porque, tirando partido das novas tecnologias, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) tem em curso um projecto de digitalização dos seus títulos mais valiosos e antigos, incluindo documentos originais, impressos e manuscritos, que, pela sua natureza, impõem um acesso restrito e consulta reservada.

Carlos Fiolhais, director da BGUC, revelou à agência Lusa que, até ao final de 2008, deverão estar digitalizadas e acessíveis na Internet mais de quatro mil publicações, dos fundos da BGUC e de outras bibliotecas da Universidade, algumas das quais são marcos da "memória colectiva de Portugal".

Entre as 200 obras já digitalizadas por "scanners" de grandes dimensões a funcionar na Biblioteca figuram alguns dos tesouros da BGUC, como a referida edição original de "Os Lusíadas", e um manuscrito em pergaminho atribuído à escola de calígrafos de Lisboa, uma Bíblia de Abranavel, de que se conhecem apenas duas dezenas de exemplares em todo o mundo. Segundo Maia do Amaral, director-adjunto da BGUC, trata-se de "um exemplar raríssimo" dado que, na Península Ibérica, a maioria destas bíblias foram confiscadas e queimadas pela Inquisição.

Além de várias bíblias latinas do século XIII, manuscritas e com iluminuras, foi também digitalizada uma Bíblia de 48 linhas, que remonta aos primórdios da imprensa, tendo sido feita pela escola de Gutenberg, e vários outros manuscritos e livros relacionados com os Descobrimentos Portugueses (por exemplo, a "Paesi novamente retrovati", colectânea de viagens datada de 1507).

Entre as primeiras edições que os leitores podem visualizar na Internet no sítio da BGUC ( http://www.uc.pt/bguc ) figuram, nomeadamente, a "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "", de António Nobre.

"Queremos mostrar algumas riquezas da Biblioteca Geral, digitalizando as obras mais emblemáticas e representativas dos vários domínios do saber e da cultura", disse Carlos Fiolhais à agência Lusa, adiantando que nesta, como noutras áreas, a BGUC trabalha em conjunto com todas as bibliotecas da Universidade de Coimbra (UC). Outra preocupação do projecto Biblioteca Digital da UC - apoiado, numa primeira fase, pelo Programa Operacional da Cultura - é a de conservar as obras, muitas delas raridades ou exemplares únicos, facultando a consulta das cópias digitais em substituição dos originais.

A UC tem cerca de um milhão de títulos no catálogo gerido pelo Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC) e mais de um milhão e meio por incluir, o que a torna "na segunda maior biblioteca do país" - afirmou o docente universitário. O objectivo com o "projecto ambicioso" já iniciado é digitalizar "tudo o que não tem direitos de autor" e que representa cerca de 30 por cento do espólio da BGUC - adiantou.

O director da BGUC frisa que, actualmente, as teses científicas produzidas na UC já são apresentadas em formato digital, o que configura "uma biblioteca imaterial, sem livros", em que "o saber chega rapidamente a todo o mundo à velocidade da luz". Esse repositório digital de produção científica está também a ser organizado pelo SIBUC.

Ocupando um edifício na Alta universitária que completou meio século no ano passado, a BGUC "esgotou a sua capacidade de armazenamento" mas, através deste e de outros projectos e acções, está a modernizar-se e a disponibilizar o seu património a um número cada vez maior de utentes. Nos seus oito pisos, estantes compactas de livros, incluindo alguns importantes fundos doados à instituição, e inúmeras pilhas de periódicos estão armazenadas. Uma parte está ainda por colocar por falta de espaço, o que leva a que não possam ser usufruídos.

Ao sublinhar que o património guardado na BGUC constitui "uma riqueza nacional", o catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Coimbra apela ao Governo, ao município e aos mecenas no sentido de mobilizarem esforços para evitar a degradação de "uma riqueza que é de todos e que deve estar à disposição de todos".

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...