quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Viagem ao centro da Terra


Informação recebida da Fábrica Ciência Viva de Aveiro

“Histórias da Ciência e da Vida”
Data: 09 de Fevereiro 2008
Horário: 11h /12h

Viagem ao Centro da Terra… ficando pelo caminho?
Soares de Andrade – Geólogo

“A Terra em que vivemos é uma grande bola parecida, com um ovo cozido; também possui uma casca, uma clara e uma gema. Mas nela é quase tudo muito sólido, muito duro e cada vez mais quente, da superfície para o interior.
Por isso, não podemos fazer um grande poço e descer até ao centro da Terra. Podemos sim, fazer uma ideia do que por lá se passa. Como? Estudando os grandes tremores de terra; mas a tarefa, embora atraente, é trabalhosa e difícil.
Mais fácil, não menos atraente, o estudo dos vulcões. Estes são poros por onde a Terra transpira: dão-nos muita informação sobre a casca de ovo, alguma sobre a clara e nenhuma sobre a gema.
Na nossa viagem ao Centro da Terra, vale a pena ficar pelo caminho, na companhia dos vulcões.
Mas não fiquem tristes, porque estes e os terramotos andam muitas vezes ligados; Os Açores, por exemplo, para além da sua beleza natural, são excelentes laboratórios, para o estudo de uns e de outros…”
Que tal, … ficaram curiosos? Este vai ser o próximo tema das “Histórias da Ciência e da Vida”, que a Fábrica e o Hotel “As Américas” preparou para vocês. Quem vai contar esta história? Soares de Andrade. Queres saber o resto desta história, tão fascinante? Então, aceitem o desafio! Não precisam de trazer capacete, não deve acontecer nenhum terramoto, estão seguros! Já sabes, pega no telefone e marca 234 427 053 ou vai até ao computador e envia-nos um e-mail para fabrica.cienciaviva@fjjm.ua.pt.

Próximos encontros…
09 de Março - Madeira Luís (Coleccionista); 13 de Abril - Ferrer Correia (Químico); 11 de Maio - Galopim de Carvalho (Geólogo); 08 de Junho - Rogério Leitão (Médico); 13 de Julho - Jorge Rino (Biólogo).

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Local: Hotel “As Américas”
Rua Eng. Von Hafe nº 20
3800-176 Aveiro
Horário: 11h – 12h00.
Custo: 5€ (inclui pequeno-almoço)

2 comentários:

Anónimo disse...

é terramoto ou terremoto

Anónimo disse...

que
legal

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...