quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Viagem ao centro da Terra


Informação recebida da Fábrica Ciência Viva de Aveiro

“Histórias da Ciência e da Vida”
Data: 09 de Fevereiro 2008
Horário: 11h /12h

Viagem ao Centro da Terra… ficando pelo caminho?
Soares de Andrade – Geólogo

“A Terra em que vivemos é uma grande bola parecida, com um ovo cozido; também possui uma casca, uma clara e uma gema. Mas nela é quase tudo muito sólido, muito duro e cada vez mais quente, da superfície para o interior.
Por isso, não podemos fazer um grande poço e descer até ao centro da Terra. Podemos sim, fazer uma ideia do que por lá se passa. Como? Estudando os grandes tremores de terra; mas a tarefa, embora atraente, é trabalhosa e difícil.
Mais fácil, não menos atraente, o estudo dos vulcões. Estes são poros por onde a Terra transpira: dão-nos muita informação sobre a casca de ovo, alguma sobre a clara e nenhuma sobre a gema.
Na nossa viagem ao Centro da Terra, vale a pena ficar pelo caminho, na companhia dos vulcões.
Mas não fiquem tristes, porque estes e os terramotos andam muitas vezes ligados; Os Açores, por exemplo, para além da sua beleza natural, são excelentes laboratórios, para o estudo de uns e de outros…”
Que tal, … ficaram curiosos? Este vai ser o próximo tema das “Histórias da Ciência e da Vida”, que a Fábrica e o Hotel “As Américas” preparou para vocês. Quem vai contar esta história? Soares de Andrade. Queres saber o resto desta história, tão fascinante? Então, aceitem o desafio! Não precisam de trazer capacete, não deve acontecer nenhum terramoto, estão seguros! Já sabes, pega no telefone e marca 234 427 053 ou vai até ao computador e envia-nos um e-mail para fabrica.cienciaviva@fjjm.ua.pt.

Próximos encontros…
09 de Março - Madeira Luís (Coleccionista); 13 de Abril - Ferrer Correia (Químico); 11 de Maio - Galopim de Carvalho (Geólogo); 08 de Junho - Rogério Leitão (Médico); 13 de Julho - Jorge Rino (Biólogo).

Público-alvo: 6 aos 10 anos
Local: Hotel “As Américas”
Rua Eng. Von Hafe nº 20
3800-176 Aveiro
Horário: 11h – 12h00.
Custo: 5€ (inclui pequeno-almoço)

2 comentários:

Anónimo disse...

é terramoto ou terremoto

Anónimo disse...

que
legal

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...