sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Colóquio do Regicídio

«O Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL e o Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra organizam um colóquio com o objectivo de reflectir e lançar o debate sobre um dos acontecimentos mais marcantes do início do século XX». O colóquio, com entrada livre, decorrerá nos próximos dias 8 e 9 de Fevereiro na Sala do Conselho da União de Associações do Comércio e Serviços (Rua Castilho, 14) entre as 9.30 h e as 19 h, na sexta-feira e entre as 9.30 h e as 17 h, no sábado.

O colóquio, coordenado por Vítor Neto e Maria Alice Samara, apresentará seis paineis, a saber:

I - Conjuntura política 1906-1908
II - Acontecimentos e protagonistas
III - Doutrinas e organizações
IV - Notícias sobre o atentado e comunidade internacional
V - Consequências políticas
VI - Análise comparativa

O Rui Tavares, co-autor com Alice Samara de um livro indispensável sobre o regicídio, abre a sessão de sábado com um painel sobre como foi o regicídio anunciado.


No último ponto, com início ao meio-dia de sábado, serão analisados «O Caso Italiano: Gaetano Bresci e o Assassinato de Humberto I» por Alberto di Bernardi, «O Caso Espanhol: Atentados Contra o Rei Alfonso XIII, 1905-1906» por Juan Avilés Farré, «O Atentado de Sarajevo e as Origens da Grande Guerra, 1914», por Vítor Neto, «Xeque-Mate: o Assassinato do Xá da Pérsia em 1896» por Carimo Mohomed e «Os Anarquistas e o Regicídio em Itália» por Steffano Salmi.

O programa completo do colóquio pode ser consultado aqui.

1 comentário:

António Gaito disse...

Só é lamentável a falta de rigor cientifico e o cunho ideológico imposto por alguns dos comunicadores... Apesar de tudo, algumas das comunicações foram interessantíssimas.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...