
Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:
PALESTRA COM JANE MEMMOTT, UNIVERSIDADE DE BRISTOL
"Problemas no paraíso: espécies invasoras, sistemas complexos e Biologia da conservação"
7 de Fevereiro de 2008 (15h00)
Entrada gratuita
A conservação da natureza necessita de dados acerca dos padrões e processos ecológicos, sobretudo quando é fundamental manter a biodiversidade. A necessidade de colocar os processos ecológicos em pé de igualdade com os padrões ecológicos em estratégias de conservação é amplamente reconhecida mas raramente implementada.
Esta conferência aborda a Ecologia e conservação das interacções entre espécies. Serão abordados vários exemplos, desde a dispersão de sementes à herbivoria e das interacções parasita-hospedeiro à polinização. Os estudos referidos, ao utilizarem as interacções ecológicas, estão efectivamente a considerar a moeda dos serviços ecológicos. O restauro, gestão e exploração destes serviços é o fim último de conservação da biodiversidade.
Jane Memmott é professora de Ecologia na Universidade de Bristol. As suas principais áreas de investigação são as interacções ecológicas, sistemas complexos, Ecologia de espécies invasoras, Biologia da polinização e Agro-ecologia. Lidera um grupo de investigação em Ecologia das comunidades, que inclui projectos como:
- a comparação da estrutura e função de agro-ecossistemas com agricultura biológica e agricultura clássica;
- de que forma a dispersão de sementes é afectada por plantas invasoras nos Açores;
- redes de polinização em florestas antigas e restauradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário