quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Problemas no paraíso


Informação recebida do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra:

PALESTRA COM JANE MEMMOTT, UNIVERSIDADE DE BRISTOL

"Problemas no paraíso: espécies invasoras, sistemas complexos e Biologia da conservação"

7 de Fevereiro de 2008 (15h00)

Entrada gratuita

A conservação da natureza necessita de dados acerca dos padrões e processos ecológicos, sobretudo quando é fundamental manter a biodiversidade. A necessidade de colocar os processos ecológicos em pé de igualdade com os padrões ecológicos em estratégias de conservação é amplamente reconhecida mas raramente implementada.

Esta conferência aborda a Ecologia e conservação das interacções entre espécies. Serão abordados vários exemplos, desde a dispersão de sementes à herbivoria e das interacções parasita-hospedeiro à polinização. Os estudos referidos, ao utilizarem as interacções ecológicas, estão efectivamente a considerar a moeda dos serviços ecológicos. O restauro, gestão e exploração destes serviços é o fim último de conservação da biodiversidade.

Jane Memmott é professora de Ecologia na Universidade de Bristol. As suas principais áreas de investigação são as interacções ecológicas, sistemas complexos, Ecologia de espécies invasoras, Biologia da polinização e Agro-ecologia. Lidera um grupo de investigação em Ecologia das comunidades, que inclui projectos como:
- a comparação da estrutura e função de agro-ecossistemas com agricultura biológica e agricultura clássica;
- de que forma a dispersão de sementes é afectada por plantas invasoras nos Açores;
- redes de polinização em florestas antigas e restauradas.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...