sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Gelo Polar e as Alterações Climáticas


O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove mensalmente a "Astronomia em Crescente". Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.

A sessão de Fevereiro decorrerá no dia 16, por Gonçalo Vieira ( Comité Nacional para o Ano Polar Internacional / Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa)

“O Gelo Polar e as Alterações Climáticas”

O aquecimento global é um tema que tem estado na ordem do dia e no passado Verão, várias notícias versaram a questão da acentuada fusão do gelo marinho do Árctico. Este gelo resulta essencialmente da congelação da água do mar e da neve que sobre esta vai caindo. A sua fusão não tem implicações na subida do nível médio da água do mar, ao contrário da fusão das massas de gelo continentais. A palestra centrar-se-á na diversidade dos gelos polares, na sua importância no equilíbrio do sistema Terra, bem como na sua sensibilidade às alterações climáticas.

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Mais informações: http://www.nuclio.pt/projectos/crescente.html

Rosa Doran
www.nuclio.pt
www.globalhou.net
www.portaldoastronomo.org

Sem comentários:

NÃO HÁ PROFESSORES, ENTÃO, ACABE-SE COM OS PROFESSORES

Com frequência, tomo conhecimento de iniciativas, de projectos, de empreendimentos declarados disruptivos e inovadores destinados a apoiar, ...