sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A evolução de Darwin


Em 12 de Fevereiro de 2009 comemoram-se os 200 anos do nascimento de Charles Darwin. Talvez nenhum homem tenha tido tão vasta influência em tantas facetas da vida social e intelectual da civilização ocidental como Darwin. A sua obra teve um impacto enorme não só na nossa forma de entender algumas das características mais importantes das Ciências Naturais, como a níveis muito mais profundos e transversais da natureza humana. As suas obras desafiaram tudo o que tinha sido previamente pensado acerca dos seres vivos e da natureza, tornando-se num factor crucial das transformações intelectuais, sociais e religiosas que tiveram lugar no Ocidente durante o século dezanove.
A Fundação Calouste Gulbenkian decidiu, mais uma vez, tomar a dianteira na promoção dos valores que nos devem distinguir como uma sociedade baseada e organizada na cultura e no conhecimento, e promover um conjunto de actividades em torno deste aniversário. A organização duma grande exposição de vocação internacional intitulada "A Evolução de Darwin", será o epicentro dum conjunto doutras iniciativas, incluindo ciclos de conferências, programas de extensão pedagógica às escolas, concursos, etc., que pretendem trazer o nome de Darwin e as suas ideias para um plano de destaque na nossa agenda cultural.
O primeiro passo nesta aventura já foi feito com o lançamento de um weblog.

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.