segunda-feira, 23 de julho de 2007

Qual o segredo por trás de O Segredo?

Transcrevo um trecho (contendo um curto depoimento meu) do artigo de Isabel Coutinho, sobre o livro "O Segredo", publicado no "Público" da passada quinta-feira:

Entre os 24 professores há dois físicos quânticos, John Hagelin e Fred Alan Wolf. "Gostam de se apropriar das ideias da física para defender os seus disparates. Pensam que isso lhes dá credibilidade, mas só é enganado quem quer", diz Carlos Fiolhais, professor no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Tanto um como outro são representantes do movimento New Age, que já tem uns anos - "devia ser chamado Old Age".

Carlos Fiolhais lembra a citação que o físico Robert Park faz no livro Ciência Vudu (ed. Bizâncio) e que resume tudo: "Um doutoramento em Física não é uma vacina contra a insanidade." A física quântica pode parecer esotérica, mas como qualquer ciência experimental tem sido validada experimentalmente. A ideia da força da atracção descrita no livro é "um chorrilho de disparates": "Uma pessoa quer muito uma coisa e essa coisa vem ter com ela... Se não vier, é porque a pessoa não quis suficientemente essa coisa. Não funciona porque já tentei desejar intensamente a lotaria e nem por isso me saiu!"

12 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas outro artigo que não se percebe. É só para mostrar que o Fiolhais é tão importante que até há quem escreva artigos com base nas entrevistas do Fiolhais?

Anónimo disse...

é só, roberto. é o culto da personalidade.

Anónimo disse...

O bom julgador a si se julga.

Anónimo disse...

Há ironias (como o desejo, que não se realiza, de ser contemplado com a lotaria) que passam ao lado de pessoas sizudas, carrancudas, amargas e azedas. Até aqui tudo bem, bem lhes basta a chateza da vida diária que só é quebrada pela anedota que corre pelas mesas do café. Mas daí passar à crítica sem fundamento, tudo mal. Muito mal, mesmo!

Anónimo disse...

Confesso que não sou uma leitora assídua deste blog, embora o faça de vez em quando. Mas quando decidi aceder para ler o que o Carlos Fiolhais tinha escrito sobre o "famoso" Segredo (a conselho de uma amiga, leitora frequente do blog) esperava ver alguma coisa estruturada e justificada, com base em pressupostos científicos que contrariassem a tal pseudociência com que este post é classificado. Mas não, desiludi-me. Profundamente. Afinal dizer mal e ser do contra continua a ser muito fácil, sobretudo quando o fazemos e saímos de cena, como se nada se tivesse passado. O que é que este post acrescenta ao que sabemos?

Anónimo disse...

Mesmo em ciência (e eu sou da área) por vezes há regras que têm excepção. Então, e como este post não explica em que é que as ideias de John Hagelin e Fred Alan Wolf são um disparate (e note-se que eu não as defendo, apenas estou aberto a ouvir o que têm para dizer e a indagar, como mandam os bons princípios filosóficos), então podemos afirmar que Robert Park, apesar de ter desejado muito a lotaria e esta nunca lhe ter saído, foi uma das "excepções à regra" da ciência. Será?

Anónimo disse...

Essa de escrever "é só para mostrar que o Fiolhais é tão importante que até há quem escreva com base nas entrevistas do Fiolhais"(sic.), não lembra ao diabo! Mas lembrou ao Roberto, autor anónimo do 1.º destes comentários. Que interessa o seu longo e reconhecido "curriculum" no campo da Física, na cátedra universitária, de autor consagrado de inúmeros livros de divulgação científica e de crónicas? Que interesse tem ser colaborador convidado de um jornal de referência como o "Público"? Nada de nada. Roberto, "dixit" do alto do seu anonimato para concluir: "mais um artigo que não se percebe".

Anónimo disse...

Já deu para perceber que esta técnica não resulta com a lotaria, mas não é só com isso que não funciona. Continuamos a ter os problemas do costume (guerras, fome, doenças, terrorismo, aquecimento global, etc.). Estes problemas ainda não estão resolvidos porque o Universo não colabora, porque não interferem com a felicidade dos crentes ou porque, por lapso, ainda nenhum crente neste segredo desejou com força suficiente a sua resolução?

guida martins

Anónimo disse...

Reparem no seguinte: Carlos Fiolhais cita no seu texto: Uma pessoa quer muito uma coisa e essa coisa vem ter com ela... Se não vier, é porque a pessoa não quis suficientemente essa coisa. Não funciona porque já tentei desejar intensamente a lotaria e nem por isso me saiu!"
Daqui faço ressalva para a mafnífica noção de ciência do Carlos Fiolhais. Algo que não acontece, significa que não existe. Nada mais errado!!! Além disso: partindo do pressuposto que a lei da atração é verdadeira, o facto de ele não aconseguir provar a si mesmo, leva-o a nega-la. Viva a presunção.

Anónimo disse...

Não acho que pedir para ganhar na loteria vá comprovar a existencia da lei da atração, até porque todos pedem isso. Embora muitos queiram isso talvez não seja o que o seu subconciente necessita realmente. Dessa forma tentamos desejar isso mas o que acontece é que o nosso cérebro não envia as vibraçoes necessária pra que isso ocorra. O melhor mesmo é tentar primeiro com pequenas coisas para que não haja decepção. Assim dá pra ver que realmente funciona e nossa confiança se fortalece. Não dá pra negar que a Lei da atração explica muita coisa!

Eugénio Santos disse...

Eu já li o O SEGREDO e costumo dizer: não é nenhuma doutrina, não nenhuma bíblia, nenhum ritual, nenhuma congregação, nada disso.

O SEGREDO é tão simplesmente uma forma diferente de encarar a vida.
Está em cada um de nós tornar a sua vida mais feliz.
O livro O SEGREDO simplesmente veio dar aquela luzinha, o incentivo.
Agora ma verdade inabalável: tudo isto passa por uma questão de crença e fé.
Coisa que sempre existiu e sempre existirá ao longo da história.
Venham lá os físicos quanticos que vierem, isso é algo inegável.
O homem que tem fé nos seus objectivos, alcança sempre o que quer. Existem na nosa história, milhares de exemplos.

Não me venham por outro lado dizer que não devemos usar o que está no SEGREDO, porque isso contraria a ideia de "As ovelhas sociais devem segir ordeiramente em rebanho". Isso não!
Está na hora de usarmos os outros 80% do nosso cérebro

Anónimo disse...

Leio sempre livros de auto-ajuda, livros que me fazem crescer espiritualmente e socialmente.(Acredito que estou neste plano para um crescimento e que vou continuar no universo em constante crescimento e aprimoramento em outra dimensão. No que tange ao "Segredo", digo-lhes que percebi depois de assistir aos três dvd's que, comecei uma adolescência com muita rebeldia e coloquei em minha mente que tinha que mudar pois aquele não era o propósito de viver. Procurei ajuda, consegui e crente em Deus como Força Maior e de incondicional Amor, consegui o que almejei: Consciente ou inconcientemente, casar com a mulher que vivo a 25 anos, exatamente do jeito que a imaginei, morar na casa que sempre sonhei, ter as filhas que sempre quis ter. Não queria ter filhos homens e sim somente duas filhas. Mentalizei ou sonhei em ter os carros que quis ter e os tive. Se o segredo não é isso tudo, pelo menos um pouco de verdade ele tem. Acredito na palavras do Mestre Jesus" pedi e recebereis".
"Existem mais mistérios entre o céu e a terra que nossa vã filosofia possa imaginar", disse algum filósofo outrora.
Paulo/Brasil

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...