quinta-feira, 12 de julho de 2007

Cientologia: doenças mentais são fraude

Excerto de um episódio de «South Park» que explica as bases da crença da Igreja da Cientologia. «Trapped in the Closet» foi banido após Tom Cruise ter ameaçado processar a Paramount se o episódio fosse emitido outra vez.

A leste de Santa Fé fica situado um dos locais mais bizarros do planeta, perto da pacata comunidade de Trementina, onde vivem cerca de 200 pessoas. Uma vista aérea da zona revela uns géoglifos geométricos deveras estranhos, que poderiam passar por símbolos inscritos pelos índios Nasca (entre III aC e VIII) no planalto do mesmo nome no Peru. O geóglifo é o símbolo oficial de uma corporação da Igreja da Cientologia designada como Church of Spiritual Technology e, de acordo com um artigo do Washington Post de 2005, identifica a propriedade como um local apropriado para os portais de regresso das viagens no espaço-tempo dos cientologistas do futuro, que a Igreja prevê serem grandes navegantes das estrelas.

Perto destes símbolos existem mansões multimilionárias para retiros «espirituais» dos membros da Igreja da Cientologia, aqueles que seguem a religião (vídeo de vinte minutos) fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard.

Hubbard, um medíocre escritor de space operas (muito longe do mestre para mim, E.E. Doc Smith, um químico, claro) combinou o seu interesse em ficção científica com o «oculto», debitando em 1950 o livro base da religião que fundou, Dianetics: The Modern Science of Mental Health.

O livro afirma que todos os problemas, mentais e físicos, que afligem a humanidade são causados por traumas ou 'engrams' (memórias dolorosas) que devem ser erradicados da mente reactiva conjuntamente com os espíritos que a infectam - Body Thetans, que vagueiam aos magotes pela Terra após o controle de população efectivado pelo malvado ditador da Federação Galáctica, Xenu*.

Estes traumas só podem ser ultrapassados com o auxílio de um «auditor»- um conselheiro «espiritual» pago a peso de ouro que, com o auxílio de um «E-meter», mede a energia negativa na alma ou Thetan. Isto é, apenas a Cientologia é a «salvação» do 'Thetan' (espírito imortal), permitindo ao crente atingir o estado de OT (Operating Thetan), estado em que supostamente adoece raramente, é menos propenso a acidentes, tem memória total, QI superior a 135, imaginação criativa, vitalidade extraordinária, personalidade magnética, bom auto-controlo, etc. Alguns ex-adeptos da seita relatam que membros OT reclamam poder «voar» e «matar apenas com um pensamento».

Pelas razões acima expostas, os cientologistas não acreditam em psiquiatria, muito menos acreditam que existam distúrbios químicos e biológicos que podem (e devem) ser tratados quimicamente. Aliás, para a cientologia as doenças mentais são uma fraude e em praticamente todos os países em que estão instalados, os cientologistas empenham-se em combater a psiquiatria, a que chamam pseudo-ciência.

A questão acende a Austrália neste momento depois de uma mulher de 25 anos ter morto o pai e a irmã e ferido gravemente a mãe num episódio psicótico. A família pertencia à Igreja da Cientologia e negou-lhe a medicamentação anti-psicótica prescrita, por razões religiosas. Casos como este não são inéditos. Pode ouvir aqui (formato mp3) a reacção do psiquiatra - e professor na Universidade de Sydney - Chris Tennant à intervenção sobre o caso do dirigente local da Igreja da Cientologia, Cyrus Brooks, na rádio ABC (formato mp3). Para saber mais sobre esta religião recomendo este artigo da Rolling Stone.



*Era uma vez, há muito, muito tempo, (75 milhões de anos atrás, para ser mais precisa) um ditador extraterrestre chamado Xenu. Xenu dirigia todos os planetas nesta parte da galáxia, incluindo a Terra, à data dando pelo nome de «Teegeeack». Mas Xenu tinha um problema. Todos os 78 planetas que ele controlava estavam superpovoados. Cada planeta tinha em média 178 biliões de pessoas. Para resolver o problema da superpopulação, com ajuda de psiquiatras e sob o pretexto de uma inspecção fiscal, administrou a biliões de cidadãos injecções paralisantes de uma mistura de álcool e glicol.

Os desgraçados considerados supérfluos foram enviados para a Terra em aviões em tudo análogos a DC8s com motores de foguetes em vez de hélices. Uma vez na Terra foram despejados dentro de vulcões e liquidados com bombas H.

Mas esta história não termina aqui. Já que todos têm uma alma (chamada «thetan» nesta história), Xenu capturou as almas «libertadas» com armadilhas electrónicas especiais - tipo as dos Ghostbusters. Depois de capturar todas as almas, Xenu empacotou-as em caixas e levou-as para enormes cinemas onde submeteu os ditos thetans a sessões contínuas de filmes 3D, que entre outras coisas, mostraram falsas figuras, intituladas Deus, Diabo, Cristo, Buda, etc.. Na historia cientologista o processo chama-se «implante». Quando o processamento terminou, as almas saíram do cinema e invadiram aos milhares os poucos vivos que sobreviveram à limpeza demográfica de Xenu.

Quanto a Xenu, finalmente foi derrotado por Oficiais Leais e desterrado para o interior de uma montanha num dos planetas, onde ainda hoje permanece vivo confinado por campos de força alimentados por uma bateria eterna.

20 comentários:

Anónimo disse...

Espero que não considerem ofensivo, mas falta um parafuso a quem acredita nestas histórias!

Isto é ficção científica do pior que já li, como é que alguém acredita nisto?

Como é que esta gente, que diz que não há doenças mentais e que quer banir os anti-psicóticos não é processada e posta na cadeia?

Juro que não consigo perceber como é que se aturam coisas como esta!

Anónimo disse...

Se houvesse um referendo em que se perguntasse às pessoas se preferiam que deus fosse o senhor, ou que deus fosse o cristiano ronaldo, estou convencido que ganhava o cristiano ronaldo.

Também estou convencido que as igrejas tinham mais gente.

Artur Figueiredo

Não fui eu disse...

Mas que grande algarviada...

Lembro-me de numa juventude ainda mais precoce num circulo de amigos usarmos o assunto da cientologia como desbloqueador de conversa.


O único poder que para além dos muitos milhões que arrecadou o senhor Hubbard tem é o de criar uma mitologia (muito atrás da mitologias criadas no século XX) e de levar as pessoas a pensar que "a culpa" nao lhes pertence mas sim a outra "entidade"...

Para quando o leccionamento da cientologia no secundário e básico?
Eu também tenho umas teorias giras, poderiam ser elas também ser introduzidas nos programas do básico e do secundário?

F.Condessa

Anónimo disse...

Nas discussões entre ciência e religião há dois temas recorrentes: a origem do universo e da vida. Alguém sobre isto tem certezas absolutas exceptuando as da fé? As que possam existir serão da ciência sobre alguns aspectos de ambas as temáticas. Serão explicações racionais de fenómenos que possam ter intervido naqueles processos. Racionais porque podem ser experimentadas e confirmadas repetidamente.

É comum os religiosos perguntarem como é que do nada nasceu o universo. Eu pergunto, como é que o criador foi originado? De que é que ele é feito?

As respostas consistentes dos religiosos a estas questões serão com toda a certeza em menor quantidade do que as da ciência para a origem do universo. Por isso, utilizar a temática da origem do universo como premissa para chegar a um criador só pode ser um erro e conduzir a um discurso falacioso.

Penso que quem se propuser justificar a existência de deus pela origem do universo passará a ter só discurso ideológico. E os crentes ao fazê-lo estão a colocar minas no caminho que querem trilhar.

Artur Figueiredo

Anónimo disse...

Há uns anos, no âmbito de discussões sobre cosmogonias, fui desafiada para ler uns livros de Mircea Eliade (conhecido historiador das religiões), na perspectiva de encontrar nos relatos das tribos africanas e sul americanas, sobre a origem da vida e do universo, vestígios que pudessem ter alguma relação com a ciência dos nossos dias. Confesso que fiquei surpreendida e partilho convosco a fantasia e imaginação daqueles povos. A saber e a não perder. Das centenas de páginas que li, retirei o que se segue: (excluo a minha análise e apreciação) e é preciso espírito para ler esta prosa:
1 – a criação da mulher a partir da mãe-terra (maori) - a luz solar fertilizou a mãe-terra para dar vida humana. Para produzir o HOMEM, o deus TANE, o FERTILIZADOR, teve de moldar, na FORMA HUMANA, um pedaço de terra e dar-lhe vida.
2 - deus e as 5 mulheres: origem da terra, fogo e água. (um mito dos índios thompson da costa norte do pacífico). O ANCIÃO (o CHEFE) desceu, do seu mundo superior, numa nuvem, até à superfície do grande LAGO. O ANCIÃO arrancou 5 cabelos da sua cabeça que se transformaram em 5 mulheres jovens perfeitas. Perguntou a cada uma delas o que gostariam de ser. A PRIMEIRA respondeu que gostaria de dar à luz crianças. Mas que seria má, louca e procuraria os seus próprios prazeres. E que os seus descendentes lutariam, roubariam, matariam e cometeriam adultério. O ANCIÃO respondeu que lamentava a sua escolha e por isso ao mundo chegaria a MORTE E PROBLEMAS.
A SEGUNDA respondeu que gostaria de dar à luz crianças. Mas que seria boa e virtuosa. Os seus descendentes seriam sábios, pacíficos, honestos, verdadeiros e castos. O ANCIÃO elogiou-a, dizendo-lhe que ela triunfaria no fim. A TERCEIRA respondeu que gostaria de ser TERRA. O ANCIÃO disse-lhe que a partir dela tudo nasceria e tudo a ela voltaria (morte). A QUARTA escolheu ser FOGO, nas ervas, nas árvores, e na madeira, para o bem dos homens. A QUINTA veio a ser ÁGUA, para “limpar e fazer sábias” as pessoas. E ajudaria todas as coisas na terra a conservarem a vida. O ANCIÃO transformou, então, as mulheres: Primeiro a Terra, a seguir a Água e o Fogo. Colocou as duas mulheres ( a boa e a má) na terra e fecundou-as. Disse-lhes que elas seriam os antepassados da humanidade. Inicialmente o mal teria mais força, mas o bem acabaria por se sobrepor. O fim chegaria, a morte e vida unir-se-iam e a TERRA, FOGO e ÁGUA recuperariam as suas formas originais, tudo seria transformado e feito de novo.
3 – mito da criação do homem (índios thompson) - antes do mundo ser formado, as estrelas, a lua, o sol e a terra viviam juntos como pessoas. a terra era uma mulher e o sol era o seu marido. ela estava sempre em conflito com ele, queixando-se que ele era porco, feio e demasiado quente. o sol cansou-se desta censura e abandonou-a. a lua e as estrelas acompanharam-no. a terra ficou muito triste. O ANCIÃO apareceu e transformou estas pessoas nas suas formas presentes. Atribuíu o SOL, a LUA e as ESTRELAS AO CÉU recomendando-lhes que não abandonassem nunca mais a TERRA. A TERRA tornou-se a terra sólida: os seus cabelos vieram a ser árvores e ervas, a sua carne veio a ser pó, os seus ossos rochas e o seu sangue fontes de água. «You will be as the mother of people, for from you their bodies will spring, and to you they will go back. People will live as in your bosom, and sleep on your lap. They will derive nourishment from you, and they will utilize all parts of your body». Depois, a TERRA deu à luz pessoas parecidas connosco; mas elas não sabiam nada e não precisavam de comida nem de bebida.
O ANCIÃO viajava pelo mundo e por entre as pessoas, dando-lhes apetites e desejos.

Provocou o aparecimento de aves e peixes, a quem atribuiu nomes e distribuiu funções. Ensinou as mulheres a fazerem cestos, tapetes, alojamenos e cavar caminhos, colher grãos e tratá-los. Ensinou os homens a fazer fogo, a caçar peixe, etc. Ensinou os casais como ter relações sexuais e como dar à luz crianças. Depois de ter instruido as pessoas, despediu-se e disse: «I now leave you; but if you... require my aid, I will come again to you. The Sun is your father, the Earth is your mother´s body. You will be covered with her flesh as a blanket, under which your bones will rest in peace».
4 – o mito dos índios pawnee: mother corn (mãe cereal) conduz as primeiras pessoas à supefície da terra ; antes do mundo estávamos todos dentro da terra. a mãe cereal provocou o movimento. deu vida. dada a vida deslocámo-nos para a superfície: tomaremos a posição erecta como homens! o ser transforma-se em humano! é uma pessoa.à forma humana é dada força: forma e inteligência unidas, estamos preparados para prosseguir. a mãe-cereal avisa: a terra ainda está inundada (dilúvio)
a mãe-cereal proclama que o dilúvio desapareceu e a terra é habitável
a mãe-cereal ordena às pessoas que ascendam à superfície e condu-los todo o percurso. (por etapas). percurso (por etapas): emergem de dentro da terra e expõem-se à luz até à sua cintura. (aparece luz pela 1ª vez); prossegem a caminhada até à superfície. depois de estarem todos fora do interior da terra a mãe-cereal levou-os de este para oeste. a mãe-cereal para as suas habitações: está tudo completo.
tudo é perfeito.
5 – uma história africana sobre a criação do homem (os shilluk – um povo nilótico)

ELE (Divindade) pegou num pedaço de terra e disse para si (pensou): «Eu farei o homem que será capaz de andar e correr e ir para os campos pelo que lhe darei longas pernas como o flamingo». Tendo levado a cabo esta tarefa, pensou outra vez: «o homem deve ser capaz de cultivar os seus campos pelo que lhe darei 2 braços, um para segurar a enxada e outro para arrancar as ervas daninhas. Então deu-lhe 2 braços. Pensou de novo: «o homem deve estar apto a ver as suas colheitas, por isso deu-lhe 2 olhos. A seguir pensou:«o homem deve comer as suas colheitas, por isso dar-lhe-ei uma boca». E deu-lhe a boca. Pensou de novo que «o homem dee estar apto a dançar, falar, cantar, gritar e por isso deve ter uma língua«. E deu-lhe a língua. Por fim a DIVINDADE pensou: «o homem deve ser capaz de ouvir o barulho da dança e o discurso do grande homem e por isso necessita de 2 ouvidos». Deu-lhe 2 ouvidos.
6.1 – o mito dos índios zuñi do novo méxico sobre a criação e emergência do homem antes do começo do new-making, awonawilona (the maker and container of all, the all-father father) concebeu-se a si próprio e projectou-se pelo espaço, sob a forma de nuvens fecundas que proliferaram, multiplicando a sua descendência. O “tudo” (all-container) transformou-se em pessoa, adquiriu a foma de sol que mantemos como nosso pai e que veio para ficar e aparecer, trazendo luz que iluminou os espaços, engrossando as nuvens que caíram e daí foi desenvolvida água em água, formando-se então os mares. Com a sua própria carne, o pai-sol criou uma semente de 2 mundos (mundos gémeos), fecundando assim as grandes águas e com o calor da sua luz estas águas tornaram-se verdes emergindo espuma à sua tona até se tornarem em awitelin tsita (the four-fold containing mother-earth) e apoyan tä´chu (the all-covering father-sky).
6.2 – a génese dos homens e das criaturas do contacto destes 2 mundos sobre as águas foi concebida a vida terrestre, donde tiveram origem todos os seres terrestres (homens e animais) nos 4 cantos do mundo. A mãe-terra separou-se do pai-céu, crescendo e afundando-se nos braços das águas por baixo. O pai-céu vai para as águas acima. A mãe-terra prevendo o mal, retardou o nascimento do seu filho, aconselhando-se com o pai-céu.
A mãe-terra e o pai-céu eram mutáveis “hlimna”, como o fumo ou o vento ou o pensamento, manifestando-se em qualquer forma, de acordo com os seus desejos, como dançarinos num baile de máscaras.
6.3 – o nascimento e a distribuição dos homens e criaturas - agora nasciam coisas nas profundezas, como ervas e trepadeiras. os gémeos amados respiravam sob os caules destas ervas provocando-lhes o seu crescimento até alcançarem a luz. Os gémeos formavam (com os rebentos dos caules) uma escada sobre a qual os homens e as criaturas podiam subir até à 2ª caverna, sem serem projectados violentamente devido às dores de parto da mãe-terra. dessa formam não ficavam demoníacos e não vinham deformados. Subindo esta escada até à 2ª caverna, os homens amontoavam-se, seguindo de perto os dois pequeninos mas poderosos (os gémeos). porém, muitos caíam e perdiam-se na escuridão, povoando o sub-mundo e, assim, estes eram distribuídos por entre os abalos de terra tornando-se monstros (criaturas medonhas). Esta 2ª caverna (útero) era mais escura, mais larga e mais alta porque estava mais próxima do umbigo da mãe-terra e daí a designação k´olintebuli (útero-umbilical) ou local de gestação). aqui, de novo, homens e seres aumentam os seus protestos e pedidos. de novo, os gémeos, aumentaram a escada e conduziram-nos para cima desta, não só de uma vez, mas faseadamente, de forma a tornarem-se nos pais das 6 espécies de homens, raças: amarelos, vermelhos, brancos, misturas, negros. e com eles os seus deuses e criaturas. (tal como anteriormente ficaram alguns para trás). A 3ª caverna era mais larga e mais alta e tinha luz, coo uma noite estrelada e chamava-se “awisho tehuli – o útero vagina ou o local de gestação ou de geração de sexo. a partir daqui as várias pessoas e criaturas começaram a multiplicar-se tornando-se tão numerosas como anteriormente, tornando aquela caverna sobrelotada. como anteriormente as gerações de povos saíam faseadamente para as cavernas seguinte e última (tepahaian – derradeiro-descoberto ou útero do parto (parturição). aqui havia luz matinal e os homens começaram a perceber e a aprender de acordo com as suas naturezas, tendo os gémeos ensinado a irem em primeiro lugar ao encontro do pai-sol que lhes revelaria sensatez e conhecimento dos caminhos da vida, tal como fazemos às crianças. A história repetiu-se e a caverna ficou de novo sobrelotada com as várias descendências (proles). Por fim e por fases, os gémeos voltaram a conduzir os homens (nações) e seres para o mundo acima (superior), chamado tek´ohaian ulahnane, ou o mundo da luz e conhecimento disseminados ou visão.

Maria Elvira Callapez

Anónimo disse...

Começa a ser patológico. É motivo para ficar preocupado. Talvez seja só influência do tempo quente.

A.G.M. disse...

Ainda nos admiramos por haver gente que acredita no criacionismo.

A.G.M. disse...

Depois de ler esta trapalhada mental,ainda nos admiramos por haver gente que acredita no criacionismo...

Rui M disse...

Há coisa de poucos meses vi na BBC uma reportagem da série Panorama em que o jornalista decidiu investigar a cientologia e visitar as suas sedes, templos e até um museu.
O jornalista e a sua equipa foram constantemente seguidos e vigiados (até no hotel onde estavam hospedados) e controlados por membros desta seita. No fim do programa visitam um museu Cientologista onde eles s apropriam do holocausto e das técnicas de tortura Nazis para mostrar algo como "se fossem cientologistas isto não tinha sido assim". Aí o jornalista passa-se e desata aos berros com o Operating Tethan que lhe servia de guia.
Não foi bonito de se ver mas sinceramente, acho que o senhor aguentou demais, nunca vi tamanha tentativa de lavagem cerebral.

Anónimo disse...

"se fossem cientologistas isto não tinha sido assim"
!?!
Já agora, se fosse eu a mandar, haveria de saber que tratamento usar no caso destes senhores... e ainda bem que não tenho essa possibilidade. Não seria um espectáculo para todos os gostos e sensibilidades.

Mas será que este caudal de estupidez e ignorância não pára de engrossar?

Fernando Dias disse...

Um bipolar classificando os huamos numa fase de bom humor, servindo-se da nomina maniqueísta: os de seitas e os de não-seitas.

Os de seitas, por sua vez subdivididos em gatos e ratos. Os gatos – ladrões e amantes clandestinos – deslocam-se por ruas altas descontínuas, saltam de um telhado para outro, atiram-se de um miradouro para uma varanda, contornam goteiras com passo de funâmbulos. Os ratos –por baixo – correm na escuridão das cloacas juntamente com conjurados e contrabandistas. Espreitam furtivamente por alçapões e canos de esgoto, escapam por sargetas e becos esconços, arrastam de um esconderijo para outro barris de pólvora através dos subterrâneos.

Os de não-seitas – seguem as vias das andorinhas, que cortam os ares por cima dos telhados, descem de asas quietas ao longo de parábolas invisíveis, desviam-se para engolir um mosquito, tornam a subir em espiral rasando um pináculo, dominam de cada ponto dos seus caminhos de ar todos os pontos da cidade.

© adaptado de Italo Calvino – As cidades invisíveis.

Fernando Dias disse...

O bipolar, agora sem humor:

Um ser religioso é definido como um humano que tem tendência para crer num ente supremo (divindade). Normalmente isto implica a adesão a uma seita (sentido lato) e o seguimento de uma forma variavelmente escrupolosa da sua doutrina. Mas pode, eventualmente, um humano ter sentimentos de religiosidade sem que isso implique tal protótipo esteriotipado, não seguindo portanto nenhuma seita. Para este caso alguns teóricos dão como exemplo Rousseau.

Seita (sentido restrito) às centenas – significa dissidência ou facção, sobretudo para aqueles que se consideram detentores do “canon”, ou seja da verdade, às dezenas, como exemplo os católicos.

Algumas correntes psicanalíticas arrumam a religião ou o sentido religioso no grupo das pulsões de grande calibre como a pulsão sexual, ao lado de outras pulsões de calibre mais pequeno.

Joana disse...

Eu baralhava e voltava a dar o título do post, acrescentava uns pós e ficava:

Cientologia: só doenças mentais justificam a crença nesta fraude!

Anónimo disse...

Devo dizer que os criacionistas bíblicosse distanciam tanto da cientologia como da teoria da evolução. Isto, evidentemente, salvo o devido respeito pelos adeptos de ambas as crenças.

O criacionismo bíblico nada tem que ver com os movimentos da Ciência Cristã ou da Cientologia.

Galileu, Kepler, Linneaus, Newton,
Maxwell, Faraday, Pasteur, os irmãos Wright, Werner von Braum, etc., etc. eram criacionistas.

E não o eram porque não tinham alternativas, na medida em que existiam muitos cientistas seus contemporâneos ateus.

O criacionismo bíblico aceita a Bíblia como Palavra de Deus inspirada. Daí que aceite que o Universo não é o resultado de um acidente cósmico, não devendo portanto ser interepretado e estudade como se o fosse.

Para o criacionismo bíblico, o Universo foi criado intencional, racional e sistematicamente por Deus, sendo caracterizado por uma ordem inicial.

Daí que o Universo só possa ser correctamente compreendido partindo do princípio de que é um todo sistemático e racional, que está estruturado de acordo com leis naturais, dadas por um legislador sobrenatural.

De resto, a ciência tem que estudar o Universo partindo do princípio de que o estudo racional por seres humanos racionais permite permite um conhecimento racional (logia) de um Universo racional. Essas premissas científicas são totalmente consistentes com o ensino Bíblico.

Assim, de nada adienta tentar especular sobre a origem acidental do Universo e da vida, pelo simples facto de que essa origem não foi acidental.

De nada adianta supor que a Lua é o resultado de uma colisão acidental com a Terra, ou com outra coisa qualquer, porque o seu surgimento e a sua localização precisa foram intencionais.

De nada adianta supõr a origem casual das estrelas, das galáxias ou do sistema solar, pela simples razão de que essa origem não foi acidental, mas intencional e precisamente sintonizada para a vida.

As centenas de coincidências antrópicas identificadas pelos cientistas nada mais são do que a confirmação disso mesmo.

Daí que as datações do Universo, ou da Terra com base em modelos naturalistas sejam todas elas especulativas e insusceptiveis de confirmação independente. As mesmas baseiam-se em premissas naturalistas indemonstráveis e assumidas a priori.

Todo esse esforço pode fazer muito sentido para quem parta das premissas erradas de que tudo foi um acidente cósmico.

No entanto, se as premissas estão erradas, todas as conclusões que nelas se baseiam também estão erradas, por mais lógicas que sejam.

Deus é LOGOS. O Universo é racional e o ser humano participa do LOGOS, porque criado à imagem e semelhança de Deus.

Essas premissas não só são compatíveis com a ciência, como são elas mesmas as responsáveis pelo surgimento da ciência moderna nos países mais influenciados pela Bíblia.

Posteriormente, com a Queda, o pecado do homem afectou toda a criação. Daí toda a evidência de decaimento e degenerescência com que todos os dias temos que viver. As nossas despesas em medicamentos ou em sistemas de protecção civil testemunham essa realidade.

Muitos não compreendem como isso é possível. Porque é que todo o Universo foi afectado pelo pecado?

Tanto a Bíblia como a ciência demonstram que o Universo pode e deve ser entendido como um sistema irredutivelmente complexo, pensado para servir de habitação ao ser humano, criado à imagem de Deus, e para glorificar o Criador.

Nesse sistema, as dimensões macro e micro, materiais e espirituais, físicas e morais estão todas relacionadas umas com as outras.

Daí que a entrada do pecado na Criação (entendido como rebelião contra Deus e a sua Palavra)afecte toda a Criação. Como, exactamente, não sabemos.

Mas a Bíblia ensina consistentemente isso desde o Génesis até ao Apocalipse.

Qualquer pessoa pode ler, estudar e concluir isso mesmo, se ler a Bíblia sem tentar reinterpretá-la de acordo com premissas naturalistas.

Fernando Martins disse...

"Galileu, Kepler, Linneaus, Newton,
Maxwell, Faraday, Pasteur, os irmãos Wright, Werner von Braum, etc., etc. eram criacionistas.

E não o eram porque não tinham alternativas, na medida em que existiam muitos cientistas seus contemporâneos ateus."

MUITOS CIENTISTAS SEUS CONTEMPORÂNEOS (eram) ATEUS...?

Cada um acredita no que quer - agora chamar burros aos outros parece-me demasiado até para um Jónatas qualquer...

Anónimo disse...

Eu quero a mesma droga que estes gajos andam a fumar. De certeza que é boa... muito boa!

Anónimo disse...

Galileu e os irmãos Wright?

Tipo, contemporâneos?! Epá, estamos a falar dos primeiros gajos que voaram no século XVII ou dos primeiros gajos que voaram no século XX?!

Pois pá, o Galileu e o N-man podiam ser evolucionistas ou uniformitaristas...

Anónimo disse...

Acho que percebi a ideia. Em todos os tempos existiram e existem cientistas crentes e ateus.

Carla Trindade

Lua disse...

Quote:

"Galileu, Kepler, Linneaus, Newton,
Maxwell, Faraday, Pasteur, os irmãos Wright, Werner von Braum, etc., etc. eram criacionistas."

Duvido e duvido bastante! Isto é somente a leitura de alguém que quer acreditar e nada mais.

Unknown disse...

O artigo está bastante bom e cobre uma grande parte daquilo que a cientologia tem vindo a fazer, a defender e a provocar.

Muito mais recentemente tentaram censurar um video de propaganda interna que escapou para o Youtube. Má ideia, um grupo de utilizadores da internet revoltou-se e iniciou uma campanha que visa expor esta organização por aquilo que ela é, já conseguiram organizar três protesto e vão agora a caminho do quarto(dia 10 de Maio), no qual será focado o facto dos criticos da cientologia serem perseguidos e considerados caça.
para mais informações: www.enturbulation.org

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...