quinta-feira, 19 de julho de 2007

Tijolo criacionista nos Estados Unidos

Uma breve história do criacionismo (via Ciência ao Natural)

O New York Times de terça-feira no artigo «Islamic Creationist and a Book Sent Round the World» informa que o tijolo criacionista foi arremessado em massa aos professores catedráticos nas áreas de Biologia em todas as Universidades dos Estados Unidos. Tal como em Portugal, a reacção dos cientistas americanos que receberam a «prenda» não solicitada foi pasmo pelo monte de lixo debitado e pelo dinheiro investido na produção e distribuição deste lixo.

Os cientistas que falaram para o NYT comentaram o facto de, contrariamente aos seus congéneres europeus, nos US estarem habituados a ataques inanes de criacionistas: «No nosso país estamos habituados a nonsense como este» comentou Kevin Padian, um biólogo evolucionista de UCBerkeley, que, como os seus colegas, foi mimoseado com um exemplar. E que refere estarem «igualmente espantados com as dimensões e custo de produção e com o monte de disparates que o livro constitui».

Assim, se os americanos já não se impressionam com os ataques sortidos dos fundamentalistas cristãos, ficaram impressionados com os muitos milhões de dólares envolvidos nesta mailing list. E interrogam-se sobre quem financiará esta campanha do fundamentalista islâmico que no seu website afirma querer desmascar a «impostura dos evolucionistas» e a ligação entre a ciência e (todos) os males do mundo moderno como sejam o fascismo, comunismo e terrorismo, ao mesmo tempo que pretende encorajar os leitores a abrir as suas mentes [até que os miolos caiam] e corações e guiá-los para serem mais devotados servos de Deus».

Aparentemente, e de acordo com o seu livro de 1986, «Judaism and Freemasonry», Harun Yahya ou Adnan Oktar, líder do grupo Bilim Arastirma Vakfi, BAV, esta «impostura», «este ponto de vista materialista, a teoria da evolução e estilos de vida anti-religiosos e imorais foram doutrinados na sociedade como um todo» por judeus e maçons. Isto é, com a mesma lógica pervertida com que distorce factos científicos, Yahya distorce factos históricos - o seu livro Soykırım Yalanı (A mentira do Holocausto) diz que a morte de (apenas) alguns judeus na II Guerra Mundial se deveu à fome causada pela derrota nazi e a uma praga de tifo durante a guerra - distorcendo a realidade de forma a apresentar os judeus (e maçons) não como vítimas mas sim como culpados pelo nazismo. Teoria também veiculada (recentemente) por outro apocaliptico ...

O que é curioso nesta sanha criacionista anti-judaísmo é o facto de não se restringir ao fundamentalismo islâmico do BAV. Em Fevereiro último, Warren Chisum, o nº2 republicano do Texas à Câmara de Representantes, utilizou a logística do Congresso para distribuir um memo do representante da Geórgia Ben Bridges, que há anos tenta proibir o ensino da evolução no respectivo Estado (clique nas imagens para aumentar).


Na linha do pastor Ray Mummert que avisou «Nós [os cristãos] estamos sob ataque do segmento inteligente e instruído da sociedade», o memo alerta para as «evidências irrefutáveis» que indicam ter a «ciência da evolução uma agenda religiosa muito específica». O memo pretende assim que ensinar evolução nas escolas americanas é contra a «lei», sendo portanto mais que tempo de acabar com o «monopólio da evolução» nas salas de aulas, dando a ligação para um site que contém um formulário pedindo ser declarado inconstitucional o ensino da evolução nos Estados Unidos.

Mais concretamente, a nota indica que novas informações sobre o tema podem ser confirmadas no site para que referem os congressistas, informações que demonstram conclusivamente que há uma cabala (literalmente) judaica - envolvendo um monte de cientistas cabalistas como Copérnico, Einstein, Darwin, Carl Sagan, etc., - que pretende destruir o cristianismo atacando as suas bases, a verdade absoluta e literal da Bíblia sobre a origem da Terra, do Universo e do Homem!

Assim, o site Terra Fixa garante que como resultado desta conspiração judaica poucos hoje em dia acreditam nos ensinamentos da Bíblia de que a Terra é o centro imóvel do Universo em torno do qual giram todos os planetas, estrelas e restantes corpos celestes.

Voltando ao tijolo criacionista, Ken Miller, o católico na linha da frente contra o obscurantismo criacionista, afirmou que esta investida «É preocupante» porque as (completamente erradas) ideias de Mr. Yahya «apresentam a evolução como integrante da influência nefasta do Ocidente na cultura islâmica e promovem uma atitude anti-ciência».

Kevin Padian, que conjuntamente com Kenneth Miller testemunhou no «Monkey Trial» de Dover, considera que apesar da multi-milionária distribuição - que, como indica o artigo da Science de Fevereiro «FAITH AND SCIENCE: In Europe's Mailbag: A Glossy Attack on Evolution», emula a que acontece na Europa -, prevê que o tijolo terá pouco impacto nos Estados Unidos. «Nós estamos habituados a livros que estão completamente errados acerca de ciência e que confundem ciência com religião» afirma Padian que conclui «Isto é política».

24 comentários:

Joana disse...

Tanbém gostava de saber onde este pessoal vai buscar o dinheiro...

Esta teoria da conspiração é mesmo o cúmulo do disparate! E não sei porquê os fundamentalistas têm a mania de escolher nomes que são a antítese do que na realidade pretendem. Ele é o Truth in Science, agora a Fundação que gere o site que pretende ser "The Fair Education Foundation, Inc."

E depois tem coisas como:

«Sir Isaac Newton was one of the inventors of calculus and the propsed [sic-whoops!] the theory of gravity (It should be noted that gravity, like evolution, is just a theory and has never been proven to be true)».


Continuando a lengalenga do costume:

Today’s cosmology fulfills an anti-Bible religious plan disguised as "science".

The whole scheme from Copernicanism to Big Bangism is a factless lie.

Those lies have planted the Truth-killing virus of evolutionism in every aspect of man’s "knowledge" about the Universe, the Earth, and Himself.

In addition to the ongoing irrefutable evidence which exposes the 15 billion year evolution model as a contra-scientific fraud, the most lethal fact about that model has only recently emerged.

That fact tells all with ears to hear that the "creation scenario" from a "holy book" of the Pharisee Religion has been foisted upon the world disguised as a secular science model with no religious agenda.

Joana disse...

o site é o da Terra Fixa, o tal que ulula:

In light of the magnitude and scope of this deception and its demonstrable control over all of modern man’s "knowledge" (HERE), the first thing for those who despise having their minds controlled by ANY cabal of religionists to understand fully, is that the time is past when evolutionism--and all teachings based on it--can be classified as secular science. Evolution is not secular; it is religious. Evolution is not science; it is contra-scientific hypothesizing bereft of the first piece of indisputable evidence, and it contradicts all observation-supported true science (HERE-HERE-HERE).

As was well known centuries before Jesus (Aristarchus’ heliocentricity: 3rd century B.C., Gnostic evolutionism, etc.), the single most effective way to destroy the Bible and the Biblical God’s credibility was to destroy the credibility of the literal six day creation account. In the 1st century A.D. Rabbi HaKanna inscribed his mystic formula which determined that the universe was 15.3 billion years old (HERE, p.6). This is the same age that has become textbook cosmology today! (Keep in mind: Without those billions of years evolutionary "science" and its control over all "knowledge" (HERE)-- would be impossible.)

In short, until some 10-15years ago, the whole world has been kept totally in the dark from Copernicus forward about the fact that the Big Bang Evolutionary Paradigm is the fulfillment, i.e., the manifestation of the "creation scenario" of the Talmud/ Kabbala-based Religion of Pharisaic Judaism. The world has been led to believe that each of the five components of the Big Bang Model (Heliocentricity, Relativism, 15 Billion Years, Big Bang, Expanding Universe - [superstrings & parallel universes are more recent additions]) is backed up by completely secular science evidence with no religious agenda whatsoever. One may judge how far this Model would have proceeded from Copernicus to today if the secret religious cabal behind it had not been secret...and how far it will proceed as that cat comes out of the bag!

Anónimo disse...

O criacionismo não vê o evolucionismo como uma cabala de ninguém, mas apenas como um erro científico que se instalou na comunidade académica, à semelhança do Marxismo-Leninismo.

O pensamento de grupo (group thinking), um fenómeno bem estudado pela sociologia do conhecimento, é certamente o principal responsável por iss.

A Bíblia foi em grande medida escrita por judeus. O Apóstolo Paulo dizia que a Palavra de Deus foi confiada aos judeus. Jesus Cristo era judeu. A Bíblia apresenta o povo de Israel como povo escolhido.

Do mesmo modo, Lee Spetner, autor do livro "Not BY Chance", uma das críticas mais devastadoras às mutações como hipotético sistema de criação de informação genética, é professor de biofísica em Israel e publica na Judaica Press.

Por sua vez, Jonathan Sarfati, um conhecido criacionista e autor de muitos livros é judeu.

Alguns paranoicos poderão ver isso como uma evidência de que o criacionismo é uma cabala judaica.

Alguns vêm os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó como causa de todos os problemas do mundo.

Outros vêm o Deus de Abraão, Isaque e Jacó como a causa de todos os problemas do mundo.

Sucede que o mundo é bem mais complicado do que isso. O mesmo sucede com a relação entre a ciência e a religião. As coisas não são tão simples como se possa pensar.

O criacionismo não pretende ser contra a ciência. Apenas pretende dizer que não existe evidência científica conclusiva da evolução.

Isto, não para por em causa a ciência, mas precisamente para defender a ciência.

As teorias científicas sem fundamento devem ser descartadas, e não mantidas apenas por razões ideológicas.

A ciência baseia-se na informação e na inteligência. O criacionismo também. A ciência não acredita no acaso como meio para criar tecnologia e software complexos e especificados. O criacionismo também não.

Em todo o caso, a Palmira faz muito bem em suscitar a discussão em torno destas interessantes questões.

Joana disse...

Sobre o comentário do Jónatas este post do Pharyngula traduzido pelo Ludwig o primeiro ponto assenta como uma luva:

Crente fundamentalista: Tenho a certeza absoluta que 2+2=5 porque está Escrito.

Crente «moderado»: Normalmente considero que 2+2=4, mas admito que já tenha sido 5, possa vir a ser 5, e na minha dimensão espiritual e de realidade transcendente parece-me óbvio que 2+2=5.

Ateu «moderado»: Eu sei que 2+2=4, mas não ando por aí a dizê-lo porque pode ofender quem acredita que 2+2=5.

Ateu «militante»: Olhem lá. Tenho dois seixos. Junto mais dois seixos. Fico com quatro seixos. Mas qual é o vosso problema?

Anónimo disse...

Ai Jónatas, Jónatas...

Será que você não percebe que a sua lenga lenga idiota aqui não pega?

Ainda não se apercebeu que em certos meios o seu nome já é sinónimo de anedota?

Quer um conselho? Enxergue-se, porque é cada tiro cada melro! Ou seja, cada vez que vem para aqui (ou para outro sitio onde as pessoas têm um minimo de cultura científica)com essas afirmações sem o minimo fundamento é cada vez mais gozado e o seu nome cada vez mais enterrado na lama...

Cmpts

Anónimo disse...

Joana:

O ponto 1 está incompleto. Se um crente fundamentalista fosse só isso não vinha mal ao mundo. O problema é o resto:

Crente fundamentalista: Tenho a certeza absoluta que 2+2=5 porque está Escrito. Apenas uma cabala materialista e ateísta impede que todos saibam a verdade.

O pensamento de grupo (group thinking), um fenómeno bem estudado pela sociologia do conhecimento, é certamente o principal responsável por muitos estarem enganados e pensarem que 2+2=4.

Nós, que lutamos pela verdade científica, exigimos que nas escolas se ensine em paralelo que 2+2=4 e 2+2=5. É um ataque à liberdade de expressão e opinião, não apenas à verdade, que seja ensinada apenas a versão materialista, causadora de tantos males.

Todas as revistas científicas da especialidade reconhecem que há muitos casos em a impostura 2+2=4 não funciona. E há já muitos na comunidade científica que reconhecem que muitos factos científicos só são explicáveis com 2+2=5.

É falso que 2+2=5 seja um dogma de fé. Recusar admitir a verdade, que 2+2=5 é que é um dogma.

Dizer que 2+2=5 não pretende ser contra a ciência. Apenas pretende dizer que não existe evidência científica que comprove o dogma materialista que 2+2=4!

Joana disse...

joão paulo:

Tens montes de razão :) Assim ficou muito melhor.

Descobri um site que é um mimo :) para além de ter descoberto que todas as fantásticas ilustrações em papel couché do mailing multi-milionário foram roubadas e acrescentadas com uma marca de água...

Esta conversa soa-me familiar:

"Since Darwinism rejects the fact of creation, and therefore the existence of God, during the last 140 years it has caused many people to abandon their faith or fall into doubt. Therefore, showing that this theory is a deception is a very important duty, which is strongly related to the religion."

ou

"The Real Roots of Terrorism: Darwinism and Materialism" exposes the true culprit behind events like September 11: evolution. Apparently, "the way to stop acts of terrorism is to put an end to Darwinist-materialist education, to educate young people in accord with a curricula [sic] based on true scientific findings and to instil in them the fear of God and the desire to act wisely and scrupulously."

Para morrer a rir só ler a autobiografia do senhor

Joana disse...

Mais esta do calhau criacionista:

Ficámos a saber que não há terrorismo religioso: os terroristas islâmicos, os chanfrados cristãos que põem bombas em clínicas de aborto ou assassinam médicos e enfermeiras não são religiosos. São... ateus darwinistas!

Under a colour picture of the World Trade Centre in flames it states "No matter what ideology they may espouse, those who perpetrate terror all over the world are, in reality, Darwinists. Darwinism is the only philosophy that places a value on - and thus encourages - conflict

"...For this reason, if some people commit terrorism using the concepts and symbols of Islam, Christianity or Judaism in the name of those religions, you can be sure that those people are not Muslims, Christians or Jews.

Anónimo disse...

"One of the best ways of a person becoming aware of his tacit metaphysical assumptions is to be confronted by several other kinds.

The first reaction is one of violent disturbance.

Nevertheless if he will stay with it rather than escape into anger or unjustified rejection of contrary ideas … he becomes aware of the assumptive character of a great many previously unquestioned features of his own thinking.’

Bohm, Dr. David in ‘Towards a Theoretical Biology’ Ed. C.H. Waddington, Aldine Publishing Co. 1968

Anónimo disse...

"Ainda não se apercebeu que em certos meios o seu nome já é sinónimo de anedota?

Quer um conselho? Enxergue-se, porque é cada tiro cada melro! Ou seja, cada vez que vem para aqui (ou para outro sitio onde as pessoas têm um minimo de cultura científica)com essas afirmações sem o minimo fundamento é cada vez mais gozado e o seu nome cada vez mais enterrado na lama..."

Isto é que se chama uma defesa bem fundamentada do evolucionismo!!

Anónimo disse...

Se querem ter uma ideia da grandeza de Deus, é muito simples:

comparem o que conseguem fazer numa semana de trabalho com o que Deus consegue fazer numa semana de trabalho!

Anónimo disse...

Realmente, estes evolucionistas ainda não perceberam que o debate entre criação e evolução não é nada pessoal, antes é um debate de argumentos e contra-argumentos.

A sua tentativa de fulanizar o debate só revela uma triste realidade. Os evolucionistas não conseguem mobilizar argumentos.

Paula T.

Anónimo disse...

Não está escrito na Bíbia que 2+2=5.

Mas os evolucionistas escrevem que a vida surgiu por acaso, sem que isso alguma vez tenha sido observado.

Os evolucionistas escreverem muita coisa sobre o Junk DNA, mas afinal não há junk DNA.

Anónimo disse...

Só para ver se percebi. Então, um adepto do 2+2=5 cujo vencimento seja de 2000 euros, no mês em que recebe o subsídio de férias, em vez dos 4000, acredita que recebeu 5000!
Isto, não só torna os próprios muito mais felizes, como deve dar um jeitão aos patrões.

guida martins

PS: Peço desculpa se o meu comentário exigir muitos conhecimentos de matemática.

Anónimo disse...

Caro Jónatas,

Percebeu mal!
Eu não estava a tentar defender o evolucionismo (ele não precisa de defesa de críticas dogmáticas e criacionistas, porque é a melhor teoria cientifica para a evolução da vida que há!). Estava sim a tentar dar-lhe 1 conselho!

Enfim... continue a cair nas bocas do mundo como anedota, você é que sabe!

JSA disse...

«Se querem ter uma ideia da grandeza de Deus, é muito simples:

comparem o que conseguem fazer numa semana de trabalho com o que Deus consegue fazer numa semana de trabalho!»

Simples: eu consigo fazer trabalho. Seja ele qual for. No meu caso, alguma ciência, escrever alguma coisa sobre a mesma, efectuar cálculos, lavar a loiça, a roupa, cozinhar, ler uns livros, escrever uns posts, comentar outros posts, talvez fazer um pouco de manutenção à bicicleta, etc. Não muito diferente do que o jónatas fará. Já o tal "Deus" não faz nada, uma vez que não existe. Ainda se fosse o Monstro de Esparguette Voador...

Anónimo disse...

"Enfim... continue a cair nas bocas do mundo como anedota, você é que sabe!"

Mais um expoente da objectividade e racionalidade evolucionista!

Anónimo disse...

"Simples: eu consigo fazer trabalho. Seja ele qual for. No meu caso, alguma ciência, escrever alguma coisa sobre a mesma, efectuar cálculos, lavar a loiça, a roupa, cozinhar, ler uns livros, escrever uns posts, comentar outros posts, talvez fazer um pouco de manutenção à bicicleta, etc. Não muito diferente do que o jónatas fará. Já o tal "Deus" não faz nada, uma vez que não existe. Ainda se fosse o Monstro de Esparguette Voador..."

Mais uma demonstração baseada em observãções científicas rigorosas e em inferências despidas de idseologia e subjectividade! Impressionante!

Anónimo disse...

"Só para ver se percebi. Então, um adepto do 2+2=5 cujo vencimento seja de 2000 euros, no mês em que recebe o subsídio de férias, em vez dos 4000, acredita que recebeu 5000!
Isto, não só torna os próprios muito mais felizes, como deve dar um jeitão aos patrões."

Mais uma discussão absolutamente central para o tema das origens. A sua pertinência é incontornável. Charles Darwin não faria melhor!

Anónimo disse...

A serenidade, competência, racionalidade, científicidade, frieza, isenção e objectividade demonstrados pelos evolucionistas nestes debates não deixarão certamente de impressionar os leitores.

Continuem que estão no bom caminho!

Anónimo disse...

"2+2=5" ...
E vai um, não é?

Alguns discursos desta caixa associam-se com o discurso político. Do género "decida você mesmo!". E muitos de nós ficamos muito felizes, mais que não seja só por nos parecer sublime existir o direito de voto institucionalizado. Sei lá, parece que nos dão importância, que a nossa opinião conta.

Dá-me a ideia que em ciência pouco conta a política. Mas posso estar enganado.

Apliquem a ideia do "2+2=5" na tecnologia. Confesso que não deixei de ficar curioso com os resultados que se podiam conseguir.

Não é para levar à letra essa ideia do "2+2=5", pois não? É só para desenferrujarmos o teclado, não é?

Artur Figueiredo

JSA disse...

«Mais uma demonstração baseada em observãções científicas rigorosas e em inferências despidas de idseologia e subjectividade! Impressionante!»

Sem dúvida que o é. As minhas observações científicas nunca me mostraram Deus. Nem sequer o Monstro de Esparguete Voador. Por outro lado são, sem dúvida alguma, despidas de ideologia e subjectividade. Ainda estou para ver a observação científica que prove a existência de um ser sobrenatural. Toda e qualquer experiência dos criacionistas é feita para o "provar", seja lá qual for o resultado.

Anónimo disse...

O meu materialismo é de facto chocante e reflecte a minha actividade principal, a de mãe, que como toda a gente sabe é muito bem paga e adequada a pessoas ambiciosas e materialistas.
Pois é na qualidade de mãe que comento nos posts que referem o criacionismo. As histórias dos criacionistas, não sei se por haver adultos a acreditar nelas, divertem os meus fihos como poucas.
Por favor continuem.

guida martins

Anónimo disse...

Confesso que para crianças e jovens, à falta de melhor, hesito entre os criacionistas e o Harry Potter.

Alguns dos títulos de conferências e debates do Lumos 2006 - Simpósio sobre Harry Potter, realizado em Las Vegas com a presença de 1200 congressistas, até me faz crescer água na boca:

«Desafiar o proibido: a ficção transgressiva»
«Mentiras, desinformação e "Jornal do Feiticeiro": jornalismo e ética em Harry Potter»
«Moldus e a saúde mental - ritos de transformação e a perspectiva psicanalítica do mundo interior de Harry Potter»
«A tentação de Derrida da Disney: Joanne Rowling, uma autora do nosso tempo»
«Paralelismos da tirania: Voldemort, o ministério da magia e a perseguição dos judeus»
«O camarada Potter: uma leitura marxista de "Harry Potter"»

Que mimos!

Será que ainda alguém duvida que o Harry Potter existe? (Onze milhões de exemplares vendidos no primeiro dia! Não é sublime?)
Ou melhor dizendo: alguém põe em causa a realidade que uma obra literária como a dos Livros pode incorporar? Mas essa realidade não será sempre muito limitada?

Hesito sempre entre a magia de um bom livro ou a excitação de uma boa crença, salvo seja.
Fico curioso para saber o que perdurará e terá mais impacto no futuro, se o mito de Fátima se o mito dos Rolling Stones.

Artur Figueiredo

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...