terça-feira, 3 de julho de 2007

Os Fósseis do Sr. Louro


Informação recebida da Casa-Museu João Soares, em Leiria:

A Casa-Museu João Soares convida-o a visitar uma exposição que se irá iniciar no dia 7 de Julho de 2007. A exposição é composta por uma colecção de fósseis de organismos marinhos e salobros da Era Mesozóica, com idades compreendidas entre 250 e 65 milhões de anos, representando uma selecção de um vasto espólio reunido por Rui Louro, residente na localidade de Brancas, Batalha, fruto de buscas efectuadas a várias jazidas do Concelho da Batalha e arredores, bem como de outros pontos do país.

Entre outros, estão representados exemplares de: Celenterados Coraliários (corais), Moluscos Gastrópodes (búzios), Moluscos Bivalves (grupo de invertebrados a que pertencem os actuais berbigões e as amêijoas, por exemplo), Equinodermes Equinóides (ouriços-do-mar). As peças são acompanhadas de painéis explicativos com noções de Paleontologia e dos processos de fossilização.

Esta exposição é itinerante. Como tal, foi acolhida pelo Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sedeado em Lisboa, em 2006. Considerando o interesse didáctico que a exposição representa e, tendo em conta a sua aplicação no âmbito dos programas pedagógicos a decorrer nas escolas, esta mostra esteve também exposta em alguns estabelecimentos de ensino do Concelho da Batalha.

Local: Salas 1 e 2 da Casa-Museu · Centro Cultural João Soares
Rua N. Sra. da Gaiola 2410-513 CORTES LEIRIA
Tel: 244 891 219 Fax: 244 892 365
E-mail: direccao.casa-museu@fmsoares.pt

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...