quarta-feira, 11 de julho de 2007

Matemática selvagem


Informação recebida da Sociedade Portuguesa de Matemática:

"Matemática Selvagem - O que os bichos nos ensinam" no Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Que a matemática contribui para percebermos melhor o mundo já sabemos. Mas será que também nos pode ajudar a estudar o comportamento dos animais e, dentre estes, o dos seres humanos?

É isto o que descobriremos na palestra "Matemática Selvagem - O que os bichos nos ensinam", Fabio Chalub (FCT/UNL) mostrará como a matemática ajuda a descrever dois comportamentos básicos no reino animal: o da cooperação e o da competição. A palestra terá lugar neste sábado, dia 14 de Julho, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Este seminário é parte do ciclo "No Quadro com…", promovido pelo Clube de Matemática da SPM nos sábados de Junho e Julho nos Museus da Politécnica. Até 29 de Julho, o clube organiza também sessões de jogos matemáticos, maratonas de origami e exposições, enivtre outras actividades.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...