segunda-feira, 24 de agosto de 2009

GRANDES ERROS: ENERGIA GRÁTIS?

Desde meados do século XIX que se sabe da impossibilidade do movimento perpétuo de primeira espécie, isto é, de ter energia a partir do nada, não tendo de pagar nenhum preço. Mas há quem ainda não se tenha habituado à ideia. As repartições não aceitam pedidos de patentes de máquinas desse tipo, mas a Internet aceita tudo. Pela coluna de Bob Park, já aqui referida várias vezes, eis aqui um sítio de uma nova máquina, que obviamente não funciona como os autores divulgam. As leis da Termodinâmica são, provavelmente, das leis mais inamovíveis da Física. Não porque haja leis físicas inamovíveis. Mas porque já muita gente as tentou mover sem conseguir... Acresce o facto de terem uma boa sustentação teórica: a primeira lei da termodinâmica ou lei de conservação da energia deriva, em última análise, da homogeneidade do tempo, isto é, da equivalência de todos os instantes do tempo do ponto de vista de física fundamental.

7 comentários:

António Conceição disse...

Outro dia também comprei um livro já meio antigo intitulado "A história do Pi" (em inglês. O Pi de que falo é o número 3,14159... cuja letra grega não sei fazer na caixa de comentários), onde o autor, numa digressão pela História da Matemática, nso dá conta de uma série de livros de autores americanos que, em pleno século XX, publicaram livros onde alegavam (e pretendiam ter demonstrado) haver procedido à quadratura do círculo.
Mesmo na ciência, a ilusão e a cegueira são persistentes.

Anónimo disse...

Aqui pode-se ler sobre esta fraude:
http://blog.mapawatt.com/2009/07/21/magniwork_perpetual_motion_scam/

Anónimo disse...

«a primeira lei da termodinâmica ou lei de conservação da energia deriva, em última análise, que o tempo é homogéneo»

E que existe um Lagrangeano que supostamente descreve o universo. Sem formalismo Lagrangeano, simetrias não implicam conservações. Um "pormenor" usualmente ignorado em Física Teórica.

Em mecânica clássica é verdade. Em MQ ou mesmo na relatividade geral a situação é muito mais complicada.

Uma excelente referência sem grandes exigências tecnivas é: Conservação da energia em Relatividade Geral.

Jose Simoes disse...

Mas uma máquina que provoque a fusão a frio do H da humidade do ar não viola nenhuma lei fundamental.

(não, não tenho os planos, lamento)

José Simões

Sérgio O. Marques disse...

Se tivesse o projecto e estivesse ao meu alcance logístico, experimentava fazer uma máquina dessas como passatempo. Mas comprar algo do género está completamente fora de questão. Confesso que há pessoal com muita criatividade para montar esquemas fraudulentos.
Nesta sociedade interessa ganhar dinheiro e não produzir riqueza. Nisso eles são exímios.

Abirama disse...

I think the discussion about alternative energy sources has been completed, now we just implement the technology, so that the earth is getting hotter. Are we not concerned with the disastrous heat in most American today?
kissy kissy baby clothes | baby headbands

Cláudia S. Tomazi disse...

Melhores alunos de Phísica na escola aplicado aprendizado.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...