terça-feira, 25 de agosto de 2009

PORTUGAL E O MUNDO 2

A segunda peça é o "Mapa-múndi", segundo a Geografia de Cláudio Ptolomeu, por Henricus Martellus Germanus, feito em Florença no início da década de 1490 (pode ter sido visto por Galileu...) e que provém da Biblioteca Nazionale Centrale de Florença, essa grande biblioteca na margem do rio Arno e não longe da Ponte Vecchia, que tão atingida foi pelas cheias de 1966. Portugal, como parte da Hispania, está no canto superior esquerdo, mesmo a apontar para o Oceanus Occidentalis. O Sul do continente africano não aparece.

Escreve no Catálogo o Prof. Angelo Cattaneo da Universidade Nova de Lisboa:
"Este grande e magnífico códice representa a realização consumada de um longo processo de recuperação do conhecimento geográfico dos antigos que remonta à cultura humanista da segunda metade do século XIV, especialmente em Florença, e aos seus mais importantes protagonistas, Francesco Petrarca e Giovanni Bocaccio (...). Em particular, é o resultado de mais de um século de investigação com o intuito de reconstruir o mais fielmente possível o Geographiké Uphégesis (Guia de Cartografia) do cientista alexandrino Cláudio Ptolomeu (século II d.C.), traduzido para lati, no início do século XV sob o título Cosmographia e posteriormente Geographia. "

1 comentário:

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.