segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Livros de Agosto

Informação recebida da Editora Gradiva

Livros de Agosto de 2009, disponíveis a partir de 19 de Agosto.

Saber e Ensinar Matemática Elementar de Liping Ma

«É um livro que se recomenda a todos quantos se preocupam com o ensino da matemática e com os seus resultados reais. [...] Assim ele seja lido com olhos de ler pelos responsáveis do governo, instituições de ensino superior e escolas, por professores e por todos os interessados nos problemas da educação.» Arsélio Martins
«Temas de Matemática», nº 8, 280 pp., € 16,00


Cristianismo e Evolucionismo em 101 Perguntas e Respostas de John F. Haught

A evolução anula a crença numa criação de origem divina? O «criacionismo científico» constitui uma alternativa razoável à evolução? O livro de John F. Haught responde a estas e outras perguntas de modo fundamentado, sob a forma de um diálogo – ainda e sempre em curso – entre crença religiosa e ciência empírica.
«Fora de Colecção», nº 318, 244 pp., € 14,00


O Cérebro que Aprende - Lições para a Educação de Sarah-Jayne Blakemore e Uta Frith

Os desenvolvimentos recentes das neurociências permitem-nos conhecer com maior exactidão os mecanismos de aprendizagem. Ficámos a saber, por exemplo, que a plasticidade do cérebro permite que um adulto aprenda tão bem como uma criança, e que a difícil fase da adolescência se reflecte na aquisição de novos conhecimentos. Um livro que transpõe os conhecimentos teóricos para as suas implicações práticas.
«Fora de Colecção», nº 317, 308 pp., €19,00

O Professor de Darwin de Hélder Costa

Texto da peça que foi representada por A Barraca paralelamente à exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian, A Evolução de Darwin. Da autoria do dramaturgo e encenador Helder Costa, realça a figura de Henslow, mestre de Darwin, figura que, apesar de ofuscada posteriormente pelo brilhantismo do discípulo, foi fundamental para a sua formação de cientista.
«Fora de Colecção», nº 319, 80 pp., € 5,00

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog!

Visite o nosso ....minervapop@blogspot.com

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...