segunda-feira, 17 de agosto de 2009

E unicórnios cor-de-rosa invisíveis??

Enquanto o seu chefe continua embrulhado em questões judiciais, os membros do turco Bilim Arastirma Vakfi, BAV, fazem jus ao artigo da Science que os indicava como «um dos movimentos anti-evolução mais fortes do mundo fora da América do Norte». Mas a intervenção mais recente dos seguidores do autor do tijolo criacionista parece indicar que a força bruta não é o seu único apanágio, a estupidez, também bruta é, quiçá, um melhor adjectivante do movimento.

De facto, ontem, num programa na televisão turca, dois dos seus membros, os mesmos Oktar Babuna e Cihat Gündoğdu que há escassos meses me fizeram aplaudir uma medida do Vaticano, lançaram as questões, totalmente imbecis, que para eles arrumam o debate sobre evolução.

Segundo os criacionistas turcos, seres mitológicos são a prova provadinha que o evolucionismo é uma torpe «impostura» que promove «estilos de vida anti-religiosos e imorais». Mais concretamente, para eles a teoria da evolução é uma invenção porque falha totalmente na explicação da evolução (ou sexo, já agora) de anjos e demónios - protagonistas da única teoria (?) IDiota - ou da serpente causadora na fatídica dentadinha no fruto da árvore do conhecimento (que já sabemos, via o site humorístico «Respostas no Genésis», não ser a Najash rionegrina).

Para o mundo da ciência é de facto um mistério, da fé certamente, que haja quem pense que invocar serpentes palradoras ou outros animais fabulosos é prova do que quer que seja. A não ser, claro, do grau avançado de dissonância cognitiva de quem debita semelhantes barbaridades...

3 comentários:

José C disse...

Palmira, eu não sou criacionista, na verdade defendo com unhas e dentes a teoria de evolução, que me parece lógica, racional e susceptível de acomodar explicações para o que se conhece e o que se espera vir a conhecer.

Mas há no criacionismo, nomeadamente naquela versão do inteligent design, expurgado da caricatura bíblica, uma resposta a algo que nenhuma outra teoria até agora respondeu:

-A origem da vida. E você, que é química, sabe bem que não houve até agora, pesem embora as muitas tentativas, nenhuma criação de vida em condições laboratoriais.
Não lhe parece haver aqui lugar para uma faísca qualquer?


Um dia que tenha tempo, leia um fantástico conto de Isaac Azimov, intitulado "The last question".

Deixa-nos perdido...sem certezas.

João disse...

Ola

Caro José, a origem da vida e o seu estudo são um tema interessante que merecia mais divulgação, pois é claro que a abiogenese não é ainda totalmente integrada no modelo evolutivo.

Digo não é ainda, porque durante o ano passado houve descobertas extraordinárias que quase confirmam os maiores pesadelos dos criacionistas. A vida apareceu evolutivamente. A plausibilidade da afirmação anterior recebeu um boom o ano passado:

1 - modelos matematicos mostraram que a evolução ao nivel molecular poderia ser antecamara da origem da vida e moleculas auto-replicantes
2 - experiencias quimicas num ambiente de Terra primitiva simulado originram RNA
3 - Moleculas de RNA foram capazes de iniciar o processo evolutivo por si só - apenas precisando de 2 nucleotideos.

Quero também dizer-lhe que incorreria num argumento tipo Deus-das-lacunas, mas como reza a história, a lacuna esta sendo preenchida com ciencia e não com magia.

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...