segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nova tradução de Raimundo Lúlio:

Informação recebida do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciencia Raimundo Lúlio:

"Félix
, O Livro das Maravilhas" (texto integral), Raimundo Lúlio (Ramon Llull)

FÉLIX ou O Livro das Maravilhas é uma das primeiras novelas de cunho filosófico-social escritas na Europa medieval. Novela, em catalão medieval, significa uma boa nova, uma novidade. Foi escrita por Raimundo Lúlio (1232-1316) em Paris em 1288-1289, durante a sua primera visita àquela cidade. Lúlio tinha, então, cerca de 56 anos: já era um homem velho para os padrões medievais. Sua visão sobre a sociedade cristã, sobre a monarquia e sobre os poderes contituídos já estava solidamente arraigada.

O Livro das Maravilhas é um grande espetáculo, onde o mundo medieval e especialmente os diálogos medievais são postos em cena. O protagonista - Félix - é, sobretudo, um anfitrião que recebe em seu caminho todo o espectro social do século Xlll. E o mais importante: essa enciclopédia do conhecimento em forma de literatura fantástica que é O Livro das Maravilhas tem como epicentro o homem - quase 60 por cento da sua obra é reservada à Humanidade, pois para Lúlio e para todos os homens do século XIII somos o ápice da criação divina.

Assunto: Deus, os anjos, o céu, os elementos, as plantas, os metais, as bestas.
Editora: Escala
Páginas: 235
Edição: 2009
ISBN: 978-85-389-0000-9
Preço R$ 9,90

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...