domingo, 9 de agosto de 2009

IDEIAS OPTIMISTAS 1

A ideia optimista do filósofo Daniel Dennett, no livro recentemente publicado pela Tinta da China "Ideias Optimistas. Os grandes cientistas acreditam num mundo melhor" (coordenação de John Brockman):

O Desaparecimento da Poderosa Mística da Religião

"Sinto-me tão optimista que espero viver para assistir ao desaparecimento da poderosa mística da religião. No prazo de 25 anos, quase todas as religiões ter-se-ão transformado em fenómenos muito diferentes do que são hoje, de tal maneira que na maior parte do globo as religiões já não terão o poder que têm hoje. É claro que muitas pessoas - talvez a maioria das pessoas do mundo - continuarão a agarrar-se à sua religião com uma espécie de paixão que pode alimentar a violência e outros comportamentos intolerantes e repreensíveis Mas o resto do mundo verá este comportamento com o ele é verdadeiramente e aprenderá a lidar com ele até que desapareça, como certamente acontecerá."

Daniel C. Dennett

Sem comentários:

VENERAR O QUE NÃO EXISTE

Sumptuosas catedrais e mesquitas, erguidas com fortunas e suor, votadas a um deus que não exista, servirão o fervor ou o terror? Tanta ...