domingo, 11 de maio de 2008

Autor do tijolo criacionista condenado

Harun Yahya ou Adnan Oktar, o autor do tijolo criacionista enviado ao Paulo e a milhares de outros cientistas e professores um pouco por todo o mundo, para além das barbaridades que debita destaca-se pela virulência com que persegue todos os que se atrevem a denunciar os completos disparates da sua prosa (e pensamento).

Nomeadamente desde 1998 que Oktar e a sua seita atacam e ameaçam académicos turcos que ensinam evolucionismo nas suas aulas e conseguiu bloquear o Wordpress e o Google Groups na Turquia, para além de ter censurado uma série de sites de notícias deste país.

Talvez a situação melhore ligeiramente agora que Adnan Otkar foi condenado a três anos de prisão por «ter criado uma organização ilegal para benefício pessoal». A acusação resulta de um julgamento anterior (arquivado) no qual Oktar era acusado de «usar ameaças para benefício pessoal e criar uma organização com o intuito de cometer crimes».

A organização em causa é o Bilim Arastirma Vakfi, BAV, ou Fundação para a Investigação Científica, um grupo fundamentalista designado em 2001 pela Science como «um dos movimentos anti-evolução mais fortes do mundo fora da América do Norte». O grupo tem fortes ligações aos criacionistas norte-americanos de todos os flavours e um discípulo de Oktar, Oktar Babuna, percorre um circuito de conferências, apresentando o lixo criacionista e as mentiras descaradas do BAV para estudantes islâmicos em países como os Estados Unidos ou Inglaterra. A sua última conferência neste país, realizada há cerca de mês e meio no University College, London, e integrada pela Sociedade Islâmica desta universidade na «Islamic Awareness Week», deu origem a inúmeros protestos já que os organizadores pretendiam realizá-la no Darwin Lecture Theatre (provocação gratuita que foi gorada pelos protestos).

Um porta-voz do BAV já confirmou a sentença mas declarou que o juiz fora influenciado por grupos de pressão e que Oktar iria apelar da sentença. Estou certa que a máquina propagandista do BAV não será muito abalada pela prisão do seu mentor e que a tentará capitalizar apresentando Oktar como mais um mártir da conspiração «darwinista». Será no entanto interessante seguir a evolução dos acontecimentos e verificar se, com o mentor atrás das grades, será desta que a questão do financiamento milionário da organização merece uma investigação por parte das autoridades turcas.

1 comentário:

Armando Quintas disse...

este deveria ser o desfecho para este tipo de gente, atrás das grades onde pudessem apodrecer lentamente e nunca mais ninguem ouvisse falar deles nem das suas ideias da treta.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...