domingo, 11 de maio de 2008

Redesenhando a vida humana


Informação recebida do Centro de Estudos Sociais de Coimbra:

Colóquio:

Redesenhando a vida humana: reprodução medicamente assistida, células estaminais e genética

13 de Maio, 15h30, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian

No âmbito do ciclo “Ciências da Vida e da Sociedade: Desafios da era pós-genómica”

Apresentação:

Com que traços se redesenha a vida humana na era pós-genómica? Esta é a questão central que será discutida na última sessão do ciclo “Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da era pós-genómica”. No fundo, analisar-se-á de que forma as novas tecnologias poderão afectar o modo como se define um ser humano e quais as intervenções que é lícito permitir em termos de património genético e medicina regenerativa.

O Projecto do Genoma Humano suscitou as expectativas de, num futuro próximo, se dispor de informação sobre a constituição genética de indivíduos que tornaria possível a identificação precoce de predisposições e vulnerabilidades. Dessa forma, seria possível actuar de maneira precoce sobre um conjunto de problemas de saúde. Paradoxalmente, essas expectativas surgiram ao mesmo tempo que se vão tornando claras as limitações de abordagens centradas na genética para a prevenção de doenças. Noutro plano, o desenvolvimento de tecnologias de procriação medicamente assistida (PMA), a doação de embriões e gâmetas e a criopreservação, transferência de material entre gâmetas ou a maternidade de substituição têm vindo a transformar as definições da paternidade e da maternidade. Um outro domínio em que está em causa a definição do que significa ser humano e de como se constitui a vida humana é o da investigação sobre células estaminais e o seu potencial para o desenvolvimento de terapias regenerativas, especialmente quando associada à questão da utilização de embriões humanos para esse tipo de investigação.

Oradores:
Peter Taylor (University of Massachusetts, Boston, USA)
Scott Gilbert (Swarthmore College, Pennsylvania, USA)
Lenny Moss (University of Exeter, UK)
Jane Calvert (University of Edinburgh, UK)
Guido Van Steendam (Katholieke Universiteit Leuven, Belgium)

Organização
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)
Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC)

Sem comentários:

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...